Buscar

PORTFOLIO AULA 4 JHAIME DANIEL MULLER DIEHL

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Comunicação e Expressão – Aula 4 Portfolio
Jhaime Daniel Muller Diehl
Portfolio teve como base o seguinte questionamento: :“A campanha de comemoração dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) com o texto transcrito a seguir. 
Leia-o: 
“Redação do Comercial Vírgula pode ser uma pausa ou não. Não, espere. Não espere. Ela pode sumir com seu dinheiro. 23,4 2,34. Pode criar heróis... Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve. Ela pode ser a solução. Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. A vírgula muda uma opinião. Não queremos saber. Não, queremos saber. A vírgula pode condenar ou salvar. Não tenha clemência! Não, tenha clemência! Uma vírgula muda tudo. ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação. “
Sendo reconhecida como um dos sinais de pontuação mais utilizados em nossa língua, a vírgula, de acordo com a gramática normativa, apresenta como principais funções separar elementos de mesma função sintática no enunciado, isolar o aposto e o vocativo do restante da frase, isolar o adjunto adverbial antecipado, separar o nome do lugar nas datas, separar orações coordenadas assindéticas e separar as orações subordinadas adjetivas explicativas. Mas é preciso lembrar que a vírgula é apenas uma tentativa de reprodução das pausas, entonações e intenções que ocorrem no momento da fala, pois na interação face a face contamos com os recursos prosódicos próprios da língua falada que não são possíveis de serem reproduzidos a partir da escrita.
A vírgula pode ainda interferir significativamente na construção de sentidos dos enunciados. Se observamos a campanha publicitária da ABI, notaremos como uma vírgula possui o poder de modificar a intenção comunicativa daquilo que escrevemos. Vamos analisar o sentido conferido pela vírgula ao segundo e ao terceiro verso da campanha:
I) Não, espere.
II) Não espere.
Percebemos que em (I) a utilização da vírgula sugere que o locutor, referindo-se a um interlocutor implícito no contexto, pede que se faça um momento de pausa, ou seja, que espere um pouco. 
Já em (II) a ausência da vírgula marca um outro valor semântico ao enunciado, que corrobora para a construção do sentido de que o locutor pede a seu interlocutor que não espere, ou seja, não dê nenhum tempo, não realize uma pausa.

Continue navegando