Buscar

JHAIME DANIEL MULLER DIEHL - PORTFOLIO AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Introdução ao Serviço Social – Aula 4 Portfolio
Jhaime Daniel Muller Diehl
Portfolio teve como base o seguinte enunciado:
“Você é assistente social do CRAS de Minas Gerais e recebeu uma denúncia de uma escola: uma aluna chamada Gabriela, de 10 anos, teria abandonado a escola para trabalhar em uma casa de família. Para iniciar, você realiza uma visita domiciliar para conhecer melhor a família de Gabriela. Rosa, mãe de Gabriela, relata que o marido foi embora e não faz ideia de onde ele reside, está desemprega e tem mais três filhos menores para cuidar. Ao ser questionada sobre Gabriela estar trabalhando em casa de família, a mãe confirma a história e refere que, quando era pequena, também foi trabalhar em casa de família e isso é normal para a sobrevivência. Rosa explicou que não tinha família na cidade, veio embora muito cedo com uma senhora que cuidava dela e, em troca, ela cuidava da casa. Descreva a melhor abordagem a ser realizada elencando as expressões da questão social que são objeto de intervenção nesta situação.
A primeira postura da Assistente Social é chamar a mãe no CRAS para conversar sobre a situação da criança e da família, investigando assim a situação da mesma. Explicar a importância dos estudos e dos direitos da criança e do adolescente, (ECA) direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. Ou seja, os direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização e à proteção ao trabalho, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar (seja família natural ou substituta) e comunitária.
Tais informações deverão ser obtidas através da própria criança. Feito de forma reservada e amigável.
Sendo assim o assistente deverá preparar um relatório do caso e com base nas informações obtidas , deverá visitar o responsável pela criança a fim de que se tenha um diálogo baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente. Advertindo que a criança tem direitos fundamentais colocando o mesmo a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração e opressão.
O responsável deverá ser monitorando por um período a médio prazo até que se tenha certeza do bem estar da criança.

Continue navegando