Buscar

Exercícios 3. Técnica Orçamentária 23-05-2022 - Contabilidade Pública-1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público
10º período de Ciências Contábeis
Professora: Kátia Vieira Santos Oliveira (katiaoliveira@ufu.br)
Aluno (a): 
Exercícios – 3. Técnica Orçamentária 
1. O Orçamento Público, refere-se à, exceto:
a) O orçamento público, portanto, não é o ato administrativo revestido de força legal que estabelece um conjunto de ações a serem realizadas, durante um período de tempo, estimando o montante das fontes de recursos a serem arrecadados pelos órgãos e pelas entidades públicas e fixando o montante dos recursos a serem aplicados por eles na consecução dos seus programas de trabalho, a fim de manter ou de ampliar os serviços públicos, bem como de realizar obras que atendam às necessidades da população.
b) A Lei n. 4.320, de 17 de março de 1964, em seu artigo 2º, tratou da lei orçamentária estabelecendo que: A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, os princípios de unidade, universalidade e 	anualidade. (BRASIL, 1964, art. 2°) 
c) O orçamento deve estar vinculado às atividades de planejamento. Na realidade, o orçamento é um modo de materializar um planejamento, ou seja, de estabelecer de forma discriminada todas as fontes e aplicações de dinheiro. 
d) No Brasil, é utilizada, desde a edição da Lei n. 4.320/64, a técnica do orçamento-programa, que é um sistema de planejamento, programação e orçamentação, modelo inicialmente introduzido nos Estados Unidos, na década de 1950. 
2. Como instrumentos de planejamento na Administração Pública Federal, temos, assinale a alternativa incorreta:
a) O Plano Plurianual (PPA).
b) A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 
c) A Lei Orçamentária Anual (LOA). 
d) Orçamento Público 
3. A respeito da PPA, assinale a alternativa incorreta:
a) Esse é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da Administração Pública. 
b) Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. 
c) Ele tem vigência de seis anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar. 
d) Expressa a visão estratégica da gestão pública. 
4. O que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, exceto?
a) A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal.
b) As despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. 
c) Orientará a elaboração do PPA. 
d) Disporá sobre as alterações na legislação tributária.
5. A lei orçamentária da União estima receitas e fixa as despesas para um exercício financeiro. De um lado, permite avaliar as fontes de recursos públicos no universo dos contribuintes e, de outro, quem são os beneficiários desses recursos. Reza o § 5º do artigo 165 da Constituição de 1988, no artigo § 5º - A lei orçamentária anual (LOA) compreenderá, assinale a alternativa incorreta:
a) I - O orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; 
b) II - O orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; 
c) III - O orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público. 
d) Estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. 
6. Os Orçamentos Fiscal e da Seguridade, evidenciam, assinale a alternativa correta:
a) O Orçamento Fiscal abrange os três poderes, seus fundos, órgãos, autarquias, inclusive as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. 
b) Compreende também as empresas públicas, sociedades de economia mista e demais controladas que recebam quaisquer recursos do Tesouro Nacional, exceto as que percebam unicamente sob a forma de participação acionária, pagamento de serviços prestados, ou fornecimento de bens, pagamento de empréstimo e financiamento concedidos e transferências para aplicação em programa de financiamento. 
c) Este último, refere-se aos 3% do IR e do IPI destinados aos FNO, FCO, FNE, e 40% das contribuições do PIS/PASEP, destinados ao BNDES. 
d) Todas as alternativas estão corretas.
7. Sobre o Orçamento da Seguridade Social, podemos citar:
a) Particularmente, constitui o detalhamento dos montantes de receitas vinculados aos gastos da seguridade social - especialmente as contribuições sociais nominadas no art. 195 da Constituição.
b) Compreende também outras contribuições que lhe sejam asseguradas ou transferidas pelo orçamento fiscal, bem como do detalhamento das programações relativas à saúde, à previdência e à assistência social que serão financiadas por tais receitas. 
c) Esse orçamento abrange todas as entidades e órgãos vinculados à seguridade social, da administração direta e indireta, bem como fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
d) Todas as alternativas estão corretas.
8. Orçamento de Investimento das Estatais, corresponde a, exceto:
a) As Estatais, operando nas condições e segundo as exigências do mercado, não teriam obrigatoriedade de ter suas despesas e receitas operacionais destas empresas integrem o orçamento público. 
b) As despesas de custeio das empresas estatais vinculadas ao Executivo (entendidas como empresas públicas e as sociedades de economia mista, subsidiárias, controladas) terão seus orçamentos organizados e acompanhados com a participação do MPO, mas não são apreciadas pelo Legislativo. 
c) Não por uma questão de racionalidade, transparência e não evitar a dupla contagem não se incluem neste orçamento as programações de estatais cujos trabalhos integrem os orçamentos fiscal e da seguridade social (CBTU, CODEVASF, CONAB, CPRM, EMBRAPA, RADIOBRÁS, SERPRO).
d) A inclusão de seus investimentos é justificada na medida em que tais aplicações constam com o apoio do orçamento fiscal e até mesmo da seguridade que fornecem os recursos ou com o apoio do Tesouro que concede aval para as operações de financiamento, ou com "lucros e excedentes" de aplicações de recursos públicos. 
9. O PPA introduziu aperfeiçoamentos que objetivam, dentre outros fins, marque a alternativa incorreta:
a) Organizar os programas para melhor equilíbrio entre custo, qualidade e prazo.
b) Não assegurar compatibilidade com a orientação estratégica e com os recursos disponíveis.
c) Proporcionar alocação de recursos nos orçamentos compatibilizados com planos. 
d) Melhorar o desempenho gerencial da Administração Pública (custo/resultado).
10. Com relação ao conteúdo, assinale a alternativa incorreta:
a) O PPA, com vigência de quatro anos, tem como função estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. 
b) Cabe à LDO, anualmente, enunciar as políticas públicas e respectivas prioridades para o exercício seguinte. 
c) a LOA tem como principais objetivos estimar a receita e fixar a programação das despesas para o exercício financeiro. 
d) Pode-se dizer que a LDO não serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA.

Continue navegando