Buscar

ARQUITETURA E URBANISMO - INTEGRADO- unip

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARQUITETURA E URBANISMO - INTEGRADO
LOCALIZAÇÃO:
O terreno proposto para o projeto foi analisado e se enquadra nos princípios básicos estudados para a inserção de um Pocket Park, o mesmo está localizado no distrito Tatuapé, situado na zona sudeste do município de São Paulo, o terreno se encontra de esquina entra às ruas Alm. Calheiros e R. Martins Soares. No terreno atualmente está implantado um estacionamento, com tamanho 29x21m, equivalente á 609m². O mesmo se encontra cercado por uma grande variedade de comércios e serviços, contando também com uma vasta área de residências, sendo bem servida no quesito institucional, o metro Tatuapé e estação de ônibus estão localizados a 5 minutos a pé.
PORQUE ESCOLHEMOS O TERRENO ?
A fim de melhorar as condições de vida e moradia da população residente na área, propomos aumentar a oferta de áreas verdes levando em conta que os parques da região estão localizados a uma relevante distancia do local onde o Poket Park será inserido, ajudando assim a qualificar as praças e parques próximos, promovendo novos equipamentos de esporte e lazer, principalmente nesta região que não é bem servida no aspecto ambiental, buscando melhorar e qualificar a arborização local. Sendo assim o Poket Park inserido nessa malha urbana será como um “oásis urbano” como um refúgio da vida corrida da população, servindo para descanso e até mesmo pra tomar um café. Dando um novo uso a este pequeno espaço, lembrando que o Pocket Park também é uma das soluções encontradas para amenizar a densidade urbana. Podemos concluir então que o projeto para o Poket Park neste bairro pode trazer inúmeros benefício para população, principalmente para a vida corrida proporcionando pontos de refúgio e distração.
Zona de Comércios/Serviços 
Zona Residencial
Zona Institucional
Pav. De 5 - 30
Pav. 2 - 4
Térreo
QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL – PA6
QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL – PA1
ZEU – Zona de Estruturação Urbana
ZEU – Zona de Estruturação Urbana
TERRENO
Via Local
Via Coletora
Via Arterial
Estação Metro-Tatuapé
Pontos de ônibus
Terminal de ônibus-Tatuapé
 Cruzamentos Semaforizados
 Fluxo de pessoas alto
 Fluxo de pessoas médio
Pontos de iluminação Pública
Cultura – Teatro/Cinema/Shows
Educação – Educação Infantil
Educação – Rede Privada
Serviços – Shopping Center
Abastecimento – Feira Livre
Tacoma Stans Thunbergia Erecta Fraxinus Excelsior Juglans Nigra L.
Ficus Benjamina Phoenix Reclinata Jacq Cordyla Africana Lour Schinus Molle
Handroanthus Albus H. Impetiginosus
Arborização viária
A grama Bermudas tolera bem ao calor intenso, falta de água e pisoteio intensos. Dessa forma, ela é amplamente usada em gramados de climas temperados, especialmente em campos esportivos.
Elas podem ser fixadas na parede com o uso de paletes, cordas ou apenas com buchas e parafusos, e dentro delas pode ser colocada uma terra preparada (que é vendida em floriculturas) e plantinhas que mais se adaptem ao clima aí da sua região.
Elas podem ser fixadas na parede com o uso de paletes, cordas ou apenas com buchas e parafusos, e dentro delas pode ser colocada uma terra preparada (que é vendida em floriculturas) e plantinhas que mais se adaptem ao clima aí da sua região.
Ela apresenta caule ramificado, ereto ou pendente, com folhas coriáceas, pubescentes, lanceoladas a obovadas, suculentas e de margens denteadas. As flores têm a forma de uma mão, com cinco pétalas, todas arranjadas de um mesmo lado.
As madeiras de reflorestamento são obtidas de florestas plantadas já com uma finalidade definida: serem extraídas e, assim, dar espaço para que novas árvores sejam plantadas no mesmo local de onde elas foram tiradas
É muito ramificada, com ramos delicados, arroxeados e com nós articulados. De cada nó podem sair novas raízes se em contato com a terra. As folhas são ovais a lanceoladas, acuminadas, de cor verde-escura, com a página inferior arroxeada. As flores são pequenas, solitárias, brancas, com três pétalas, axilares ou terminais, e se formam durante o ano todo
Nome Científico: Hedera helix
Nomes Populares: Hera, Aradeira, Hedra, Hera-dos-muros, Hera-inglesa, Hera-trepadeira.
Nome Científico: Scaevola aemula
Nomes Populares: Flor-canhota,
Nome Científico: Scaevola aemula
Nomes Populares: Flor-canhota,
A Liríope é uma planta herbácea, perene, rizomatosa e florífera, com aspecto de grama e popularmente utilizada como forração. Sua folhagem surge em tufos compostos por folhas estreitas, arqueadas, brilhantes e de cor verde escura
Nome Científico: Liriope spicata
Nomes Populares: Liríope.
à base de água, o que diminui muito o uso de solventes orgânicos no produto, trazendo ganhos ambientais por reduzir a emissão de VOCs (compostos orgânicos voláteis). Além disso, ainda segundo fontes da associação, há uma busca de soluções mais sustentáveis, em termos de matérias-primas, formulação, processo de produção, logística, aplicação das tintas, disposição de resíduos etc.
PROBLEMATICA x 
Poucas áreas verdes
Parques existentes estão distantes do local
Falta de áreas públicas
 POTENCIALIDADES
Criação de novas áreas verdes
Inserção de novos equipamentos urbanos
Proporcionar novos pontos de encontro, trazendo movimento ao local,obtendo a interação das pessoas do shopping, faculdade e escola que estão próximas.
https://realgramas.com.br/pt/grama/grama
https://www.temsustentavel.com.br/fabricantes-dao-mais-atencao-ao-mercado-de-tintas-sustentaveis
https://www.jardineiro.net/plantas/liriope-liriope-spicata.html
https://www.jardineiro.net/plantas/hera-hedera-helix.html
https://www.dicasmiudas.com.br/jardim-suspenso-com-garrafa-pet/
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 ALUNAS:
Amanda Monteiro N1100H1
Jéssica Amanda T4237B0
Stella Lopes C99EEI5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais