Buscar

Sistema reprodutor feminino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema reprodutor feminino
Cinthia Viegas Pessoa da Silva
Maiara Emanuele de Oliveira Silva
Marília Oliveira da Silva Roque
Rafaela Maria Fernandes Resende
Sistema genital feminino
Conjunto de órgãos encarregados da reprodução
Desempenham as funções de produzir os gametas, fornecer um local apropriado para a ocorrência da fecundação e permitir a implantação do embrião, além de dar a ele condições para seu desenvolvimento e executar atividade motora suficiente para expelir o novo ser quando ele completa sua formação. 
Aparelho reprodutor feminino
 Constituído por:
Dois Ovários
Duas Tubas Uterinas
O Útero
A Vagina 
Genitália Externa 
E as Mamas
Aparelho reprodutor feminino
Aparelho reprodutor feminino
ovários
 Possuem uma forma oval e aplanada, semelhante à de uma amêndoa. 
 Responsáveis pela produção de óvulos e dos hormônios sexuais femininos: estrógeno e progesterona
Tubas uterinas
 Tubos contráteis, com 10 cm de comprimento, que se localizam na região súpero-lateral do útero;
 Responsáveis por promoverem o encontro dos gametas feminino e masculino (fecundação).
Tubas uterinas
* Fímbrias da tuba uterina
Porções das tubas uterinas
Infundíbulo: Porção mais lateral da tuba uterina. Possui forma semelhante a parte mais alargada de um funil. É dotado por “franjas” irregulares chamadas Fimbrias da tuba uterina;
 Ampola: É a parte mais longa com aproximadamente 7 cm. É ligeiramente tortuosa e possui paredes delgadas. Considerada a parte mais importante por ser o local onde ocorre a fecundação.
Istmo: Parte medial da tuba. É a continuação da ampola para o trajeto até o corpo do útero.
Porções das tubas uterinas
Útero 
 O útero possui a forma de uma pêra invertida, é musculoso e oco.
 Na sua região superior/lateral está ligado com as tubas uterinas e na região inferior está ligado com a vagina. 
Divisões do útero
CORPO
COLO
ISTMO
FUNDO
ÓSTIO
Camadas do útero
 O interior do útero é revestido por um tecido muito vascularizado e sua parede é formada por três camadas: perimétrio, miométrio e endométrio.
Camadas do útero
Perimétrio: camada mais externa do útero, constituída principalmente por uma membrana úmida e delgada de células epiteliais associada à uma fina camada de tecido conjuntivo;
Miométrio: encontra-se abaixo do perimétrio e é responsável por boa parte da espessura da parede uterina; é formado por feixes de fibras musculares lisas separadas por tecido conjuntivo;
Endométrio: camada interna de células que reveste a cavidade uterina. Todo mês ele se torna mais espesso para receber o óvulo fertilizado; caso não ocorra a fertilização, será eliminada através da menstruação.
Vagina
É o órgão feminino da cópula. Recebe o sêmen, serve para o escoamento do sangue menstrual e às secreções uterinas e, no parto, dá passagem ao feto. O termo vagina vem do latim e significa bainha, nome dado a esta estrutura por analogia funcional, pois a vagina vai atuar como uma bainha ao ser penetrada pelo pênis durante a cópula.
Comunica-se superiormente com a cavidade uterina através do óstio do útero e inferiormente abre-se no vestíbulo da vagina através do óstio da vagina. 
Órgãos genitais externos
	Os órgãos genitais externos femininos são denominados, em conjunto, como vulva ou pudendo feminino. Deste fazem parte o monte do púbis, lábios maior e menor, vestíbulo da vagina, óstio vaginal, glândulas vestibulares maiores, glândulas vestibulares menores, clitóris e uretra. 
Mamas
As mamas são anexos da pele, pois é formada por glândulas cutâneas que se especializam na produção do leite pós-gestação. Possui relações funcionais com os órgãos da reprodução e seus hormônios.
Hormônios sexuais femininos
Os dois hormônios ovarianos, o estrogênio e a progesterona, são responsáveis pelo desenvolvimento sexual da mulher e pelo ciclo menstrual. Esses hormônios, como os hormônios adrenocorticais e o hormônio masculino testosterona, são ambos compostos esteróides, formados, principalmente, de um lipídio, o colesterol.
Ciclo menstrual
O ciclo menstrual na mulher é causado pela secreção alternada dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante, pela pituitária (hipófise) anterior (adenohipófise), e dos estrogênios e progesterona, pelos ovários. 
Obrigada!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais