AV Economia
13 pág.

AV Economia


DisciplinaEducação e Economia Política753 materiais4.926 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Parte superior do formulário
		
		
	
	  EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	
	 1a Questão (Ref.: 201301140594)
	
	
	O animal se confunde com sua atividade vital. De modo diferente, o homem não se confunde com sua atividade vital.  O homem age de forma teleológica, ele elabora mentalmente seu trabalho, realizando uma ação antecipatória. Assim, é possível dizer que, para o homem, a atividade vital é:
		
	 
	consciência
	
	 2a Questão (Ref.: 201301140518)
	
	
	Leia o fragmento sobre o modo de produção e responda:  o que desta questão relata a passagem de um modo de produção para outro?
(...) O Mestre sapateiro curtia o couro dos animais, cortava,tingia,construía as fôrmas de madeira para a fabricação dos sapatos, costurava-os, pregava os solados, fazia o acabamento e, ainda, os vendia em seu estabelecimento. É claro que este era um processo lento, e um número reduzido de pares de sapatos era produzido. Com o desenvolvimento do comércio, no entanto, uma nascente classe de comerciantes começou a ter pressa. Quanto mais sapatos vendidos, mais lucro. Os comerciantes passaram então a contratar fabricantes de sapatos e reuni-los em galpões onde pudessem fiscalizar a produção e cobrar a agilidade necessária. Ao fazerem isso, começaram a entender o processo de fabricação do sapato e perceberam que seria possível agilizar a produção se as tarefas fossem divididas entre os trabalhadores. Cada um faria apenas uma etapa, pois seria bem mais ágil apenas cortar o couro, ou apenas costurar, repetidas vezes, em vez todos realizarem todas as etapas e passarem de uma tarefa para outra. E seria bem mais simples, também, que os novos trabalhadores que iam sendo contratados tivessem que aprender o processo todo. (...) (RODRIGUES, p.38, 2011)
Marque a opção que descreve esta passagem, respectivamente:
		
	 
	Feudal para o capitalista
	
	 3a Questão (Ref.: 201301591943)
	
	Marque abaixo a opção que você considera certa, de forma a caracterizar a formação econômica antiga das Economias pré-capitalistas.
		
	 
	a concentração de propriedade territorial, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pela escravidão.
	
	 4a Questão (Ref.: 201301262677)
	
	
	Qual das alternativas abaixo mostra os fatores que propiciaram uma nova perspectiva de trabalho e de vida para os servos, que aos poucos se desvincularam da servidão e caminharam para as cidades, contribuindo para aumentar a categoria de trabalhador urbano e livre?
		
	 
	O surgimento das cidades e o fortalecimento do comércio.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301591974)
	
	
	Por que o sistema germânico é considerado a etapa final e que sua organização social lançou as bases do capitalismo? Marque a alternativa correta entre as listadas abaixo:
		
	 
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301244827)
	
	
	Assinale a opção que apresenta uma característica da formação econômica asiática:
		
	 
	os déspotas centralizam o poder decisório sobre a sua comunidade
	
	
	
	
Parte inferior do formulário
 Parte superior do formulário
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301646809)
	
	
	A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade ........ ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. De acordo com o trecho citado acima,o capitalismo surge do esfacelamento de que modo de produção:
		
	 
	feudal
	
	 2a Questão (Ref.: 201301646795)
	
	De acordo com o modo de produção capitalista: é correto afirmar que: I - Com o esfacelamento da sociedade antiga, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. II - Com o esfacelamento da sociedade moderna, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. III - Com o esfacelamento da sociedade escravista, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico.
		
	 
	todas as afirmativas são falsas.
	
	 3a Questão (Ref.: 201301646810)
	
	De acordo com as teorias de Adam Smith: são funções básicas do estado na sociedade capitalista: é correto afirmar que: I ¿ proteger os trabalhadores dos patrões. II ¿ proteger todo indivíduo, na medida do possível, da injustiça. III - proteger a sociedade da violência e invasão de outras cidades.
		
	 
	somente a afirmativa I é falsa;
	
	 4a Questão (Ref.: 201301646793)
	
	
	De acordo com o modo de produção capitalistas: é correto afirmar que: I - produção de mercadorias, orientada pelo mercado, identificam o modo de produção capitalista. II - propriedade privada dos meios de produção identificam o modo de produção capitalista. III - Um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado, identifica o modo de produção capitalista. IV consumo comunitário, identificam o modo de produção capitalista.
		
	 
	somente a afirmativa IV é falsa.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301136013)
	
	
	Adam Smith, foi um dos principais economistas do liberalismo econômico. Para os liberalistas, o Estado não poderia interferir na economia, pois isto seria uma privação à liberdade de ação e principalmente um grande risco à prosperidade material da nação. Segundo os liberais, a própria economia desenvolveria meios para equilibrar-se. Na medida em que o Estado impedisse ou limitasse algum meio de produção da riqueza, a prosperidade estaria ameaçada ou destinada a setores restritos da sociedade. Marque a opção que contém os princípios básicos do liberalismo:
		
	 
	Defesa da propriedade privada e livre mercado.
	
	 6a Questão (Ref.: 201301591992)
	
	
	Apesar de muitas vezes o liberalismo ser confundido com a democracia, não podemos deixar de entender que, na época em que essa doutrina liberal foi posta em prática, a democracia não era uma realidade. Nesse sentido, podemos destacar que entre as características dessa Teoria Política e Econômica, qual dentre as opções abaixo relacionadas apresenta-se correta?
		
	 
	a autorregulamentação do mercado, sem a intervenção estatal e a defesa da propriedade privada.
	
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301244838)
	
	
	A crise de 1929 pôs em xeque o liberalismo clássico, a livre iniciativa e a não intervenção estatal. Vários autores se debruçam sobre a crise tentando encontrar soluções para o reaquecimento da economia. Entre eles é possível destacar John Maynard Keynes, economista inglês. As idéias deste autor serviram como fundamento para justificar o novo formato que o Estado capitalista assume para regular esta nova etapa monopolista e garantir a continuidade do processo de acumulação: o Estado de Bem Estar Social. A intervenção estatal levada a cabo após a crise de 1929 tinha como objetivo:
		
	 
	diminuir o desemprego, incentivar a poupança e aumentar o nível de renda da população
	
	 2a Questão (Ref.: 201301646812)
	
	De acordo com o pensamento político e econômico sob a ótica do capital: as medidas adotadas pelo governo Roosevelt: é correto afirmar que: I - A política denominada New Deal, implantada pelo presidente Roosevelt no período de 1933 e 1937, é um modelo de intervenção estatal. II - A política denominada New Deal, implantada pelo presidente Roosevelt no período de 1933 e 1937, é um modelo de sociedade antiga. III - A política denominada New Deal, implantada pelo presidente Roosevelt no período de 1933 e 1937, é um modelo de governança feudal.
		
	 
	somente a afirmativa I é verdadeira;
Valdineia
Valdineia fez um comentário
vou fazer a prova psicologia da Educação segunda feira online alguém mim ajuda por favor.
0 aprovações
elda
elda fez um comentário
Muito bom! Ajudou bastante.
2 aprovações
Carregar mais