Buscar

AP3 - Contexto socio antropologico - ARTHUR RODRIGUES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
APLICAÇÃO PRÁTICA 
REFERENTE AS UNIDADES 1 a 4
Turma: Contextos sócio antropológicos / teoria sociológica 
Professor: Érica Aragão Monteiro 
Semestre:1º 
Aluno(a): Arthur Rodrigues da Silva / Matrícula: 5107789
“As ciências sociais definem cultura como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais. Estes conhecimentos são perpassados de geração em geração através da vida em sociedade. São variantes das heranças deixadas pelos antepassados. Enquanto para a biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados e sua principal característica é o mecanismo acumulativo e adaptativo. O termo cultura tem suas variações, veja: (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis e especificidades. Suas variações na prática social seguem um padrão determinado no espaço e no tempo. Ela se refere a hábitos, a crenças, a normas, a comportamentos, a regras de um modo geral, a instituições, na qual preenche as necessidades de cada grupo em tempo. Em plena contemporaneidade o termo “Cultura” ainda continua sendo objeto de estudo, pois ainda existe uma preocupação de se chegar a um entendimento a respeito dos muitos caminhos que conduziram os seres humanos” (SILVA,  José Severino. Apostila 4 Cultura. UNIGRANRIO, 2018, p. 10)
Diante da afirmação acima e das suas reflexões sobre o conceito de cultura, elabore um texto de base argumentativa, a respeito da polêmica: Funk é cultura? 
Leia a matéria abaixo, que relata os motivos pelos quais o funk foi determinado patrimônio imaterial cultural do Rio de Janeiro. Após a leitura elabore um texto de no máximo 28 linhas e no mínimo 20 sobre a questão apresentada. Tenha como base os conhecimentos adquiridos na apostila e em pesquisas realizadas sobre o tema. Para ampliar seus conhecimentos, leia a matéria disponível no site abaixo:
http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/funk
Orientações
O seu trabalho deve ter uma introdução apresentando o tema.
O seu texto de introdução deve ser um parágrafo de no máximo 8 linhas e as considerações finais também no máximo 8 linhas.
Você pode usar citações curtas, diretas ou indiretas para dar embasamento ao seu texto
Siga as Regras básicas da ABNT para citações e referências
O trabalho deve ser feito em formato doc. Ou docx. 
Tema: Funk é cultura?
No início da década de 1970, um ritmo musical que se originou nos Estados Unidos, invadiu o Brasil e começou a se popularizar nas periferias por meio dos bailes, principalmente no Rio de Janeiro, estamos falando do Funk. Com ritmo contagiante e alegre, as músicas cumpriam o principal objetivo: fazer o povo dançar, inclusive com coreografias marcantes. Porém, o Funk, assim como qualquer gênero musical, possui elementos polêmicos. Um deles é a discussão sobre ser ou não considerado um elemento cultural.
Conforme a popularidade do Funk aumentou significativamente com o passar do tempo, e, em contraste ao seu sucesso, críticas da elite brasileira e de alguns estudiosos ao ritmo são altas e apoiam um discurso de aculturação do Funk. Os principais pontos de debates são as letras, que em sua maioria, objetificam o corpo, apelam à venda de drogas e muitas vezes são repetitivas. As danças e vestuários também geram bastante discussão. Porém, dizer que o Funk não é cultura, é ir na contramão da sua história no Brasil.
O Funk se tornou uma expressão de massa que cumpre uma missão muito importante: dar visibilidade a uma parte da população rotulada e marginalizada que foi removida dos extintos cortiços e levada para as periferias durante o processo de urbanização no Rio de Janeiro. O ritmo é a voz dos moradores das comunidades que tentam colocar em pauta as violências e opressões sofridas diariamente, a pobreza e a ascensão social
Assim, o Funk, com essa característica de denunciar problemas sociais diários, mostra que merece ser considerado como manifestação cultural e, inclusive, é reconhecido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro como “movimento cultural e musical de caráter popular do Rio de Janeiro”. Reconhecimento popular e legislativo que expressam a importância do Funk como expressão cultural na sociedade.

Continue navegando