Buscar

N1 MERCADO DE CAPITAIS E VALUATION

Prévia do material em texto

Todas as grandes operações financeiras que empresas podem executar tem algo em comum, que é a análise de dados. No caso dos projetos de fusão e aquisição, essa rotina ganha o nome de Due Diligence. Ela garante que as empresas envolvidas terão os dados corretos para tomar decisões robustas e bem estruturadas. 
Desse modo, os líderes conseguirão reduzir riscos e maximizar as receitas obtidas a médio e longo prazo. Em geral, os processos são constituídos por três etapas (a definição da estratégia, a execução da transação e a integração e desinvestimento). A Due Diligence é uma rotina executada na fase de execução da transação e é voltada para levantar todos os fatores que possam contribuir positivamente ou negativamente para o sucesso do projeto. 
Além disso, ela auxilia o time a avaliar pontos que sejam importantes, dessa maneira, a operação terá mais confiabilidade e capacidade de alcançar os objetivos esperados pela equipe. Além de projetos de fusões e aquisições, ela também pode ser feita para a venda de negócios e participações, assim como para atrair investidores, pois, dará ao gestor a habilidade de avaliar todos os riscos envolvidos no projeto e ter uma visão precisa sobre a situação fiscal e estrutural dos envolvidos. Uma auditoria tem como foco avaliar se existem erros nas demonstrações financeiras da empresa ou mesmo em processos internos.
Sinergia é um termo de origem grega que significa cooperação, se referindo ao esforço para realizar algo muito complexo e ter êxito no final, ou seja, é quando o trabalho conjunto acaba sendo maior que a soma dos trabalhos individuais. 
As pessoas ou empresas de um conglomerado lançam mão de estratégias de sinergias para unirem forças e cooperarem entre si mirando o desenvolvimento de um determinado projeto. 
Principais áreas para o processo de Due Diligence Satisfação do cliente: ter uma infraestrutura para satisfação do cliente deve ser parte integrante do negócio e não funcionar apenas como uma fachada. Produção/Serviços: a área de produção/serviços define os métodos que serão utilizados para a entrega de todos os produtos e serviços. 
Gestão da Informação: o gerenciamento de informações diz respeito aos métodos que a organização possui para proteger os dados empresariais, material impresso e todas as mídias que são usadas para suportar o negócio. 
Pessoal: análise da relação de trabalho entre o negócio e seus funcionários, incluindo os papéis e autoridade da equipe de gerenciamento. Define a estratégia de benefícios e o plano de compensação, além dos procedimentos de contratação, demissão e outros. 
Operações financeiras: análise dos controles financeiros (resultados econômicos x resultados financeiros), relatórios gerenciais, orçamento empresarial e projeções. 
Operações jurídicas: define todas as autoridades legais, licenciamento e controles necessários para apoiar o negócio de forma contínua.
Por abranger uma análise ampla da empresa, a Due Diligence deve ser executada por uma equipe multidisciplinar bem capacitada, afinal, são analisadas questões envolvendo todo o negócio, um processo de Due Diligence pode ser conduzido sempre que houver a possibilidade de qualquer transação que envolva investimentos ou gastos financeiros. Além disso, é também utilizada por empresários que querem avaliar a empresa internamente. Para isso, um processo de Due Diligence envolve a avaliação de riscos e oportunidades.

Continue navegando