Buscar

prova de deficiencia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Segundo a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) a educação especial deixa de ser paralela ao ensino comum e passa a transversalizar todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, disponibilizando recursos e serviços e realizando o AEE, complementar e/ou suplementar à formação escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino (BRASIL, 2008). Mediante o que consta na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), analise as afirmativas a seguir: I- Apesar dos esforços, o Brasil ainda não conseguiu construir uma política de inclusão. II- A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) apresenta como objetivo oferecer às pessoas com deficiência e/ou transtornos oportunidades de acesso, participação e aprendizagem nas escolas regulares. III- A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) apresenta como principal foco o atendimento a pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em instituições especializadas que possam atender adequadamente às suas necessidades. IV- A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) reafirma o proposto pela LDBEN nº 9.394/96, ou seja, a educação especial, deverá deixar de ser paralela ao ensino comum e passa a transversalizar todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, disponibilizando recursos e serviços e realizando o AEE, complementar e/ou suplementar à formação escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n. 555, 2008.
A
As afirmativas II e IV estão corretas.
B
As afirmativas II e III estão corretas.
C
As afirmativas I e III estão corretas.
D
As afirmativas III e IV estão corretas.
2Ao longo do tempo, foram usados diferentes termos para nomear a pessoa com deficiência intelectual, como, por exemplo, idiotia, débil mental, imbecil e retardado mental (com seus níveis leve, moderado, severo e profundo), entre outros. No entanto, com o advento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o termo mais usado na legislação brasileira tem sido:
A
Incapacidade mental.
B
Deficiência mental.
C
Retardo mental.
D
Deficiência intelectual.
3Os fatores de risco, os quais envolvem a deficiência, tornam-se uma constante no desenvolvimento do ser humano, pois podem ocorrer já na concepção. Assim, cabe destacar que são vários os fatores que podem levar à deficiência intelectual. Considerando os fatores etiológicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Pré-natais; perinatais e pós-natais. ( ) Um conjunto de sintomas clínicos, incluindo a deficiência intelectual. ( ) De ordem neurológica, de caráter progressivo, a qual acomete crianças de ambos os sexos, principalmente crianças do sexo feminino. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F.
B
F - F - V.
C
V - F - V.
D
F - V - F.
4Mateus tem 4 anos e ganhou um quebra-cabeça de seu pai e, juntos, montaram todo o jogo. O menino montou praticamente todas as peças, mas o pai o auxiliou em alguns momentos, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a que a criança necessitava. Caso o pai não tivesse ajudado, dificilmente Mateus conseguiria montar o quebra-cabeça sozinho. Com base no exposto, assinale a opção CORRETA que, segundo Vygotsky, define a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda.
A
Assimilação.
B
Equilibração.
C
Funções Psicológicas Superiores.
D
Zona de Desenvolvimento Proximal.
5A síndrome de Down é uma condição genética que foi reconhecida em 1866 pelo médico inglês John Langdon Down. O referido médico apresentou, na época, cuidadosa descrição clínica da síndrome, entretanto, erroneamente, estabeleceu associações com caracteres étnicos, seguindo a tendência da época, nomeando a condição inadequadamente de idiotia mongoloide (MOREIRA; EL-HANI, 2000). Sobre a síndrome de Down, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os indivíduos com síndrome de Down não apresentam 46 cromossomos, mas sim 47. ( ) A síndrome se constitui como uma das causas mais frequentes de deficiência intelectual. ( ) A ausência de um diagnóstico precoce e de tratamento adequado impedem o crescimento e o desenvolvimento do organismo do bebê, o que propicia vários graus de deficiências neurológicas, incluindo a deficiência intelectual. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: MOREIRA, L. M; EL-HANI, C. A síndrome de Down e sua patogênese: considerações sobre o determinismo genético. Rev. Bras. Psiquiatr. [on-line]. 2000, v. 22, n. 2, 2000.
A
F - F - F.
B
V - F - V.
C
F - F - V.
D
V - V - F.
6Aprendemos que a trajetória histórica da deficiência intelectual foi marcada por segregações e pelo olhar indiferente perante as pessoas com deficiência. Mediante essa compreensão, podemos destacar Aranha (2001), a qual denota que o conhecimento sobre a forma pela qual as pessoas com deficiência eram tratadas advém de passagens descobertas na literatura grega e romana. No entanto, para compreendermos os diferentes momentos que envolveram essa história, torna-se necessário direcionarmos o nosso olhar para o contexto da organização sociopolítico-econômica da sociedade naquele período. Ao buscarmos na história acontecimentos que envolveram a trajetória histórica da deficiência, podemos destacar que "o entendimento do sujeito com deficiência era de condição sub-humana, sem direito à vida, sendo este eliminado da sociedade". Após a leitura e análise desse trecho, assinale a alternativa CORRETA que indica o período a que ele corresponde: FONTE: ARANHA. Maria Salete Fábio. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com eficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, Marília, ano XI, n. 21, mar. 200.
A
Idade Média.
B
Século XX.
C
Idade Antiga.
D
Idade Moderna.
7Maria tem 6 anos, mas ainda não consegue amarrar o tênis sozinha. Mas com a ajuda de um adulto dando dicas, Maria rapidamente o amarra. Compreendemos que Maria, após as mediações do adulto na tarefa de amarrar o tênis, provavelmente logo o amarrará sozinha. Diante da situação apresentada, podemos destacar Vygotsky (2008), o qual evidencia que devemos atentar não só para o que a criança realiza sozinha, mas também para o que ela faz com a ajuda do outro mais experiente naquela tarefa. Segundo Vygotsky a aprendizagem ocorre justamente na distância entre o que a criança já sabe e o que ela é capaz de fazer com ajuda. Assim, onde a aprendizagem acontece? FONTE: VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
A
Nas Funções Psicológicas Superiores.
B
Na Defectologia.
C
Na Zona de Desenvolvimento Proximal.
D
Na Sociogênese.
8Na década de 1990 ocorreram movimentos internacionais que fortaleceram no Brasil o discurso em prol das políticas de educação inclusiva, as quais priorizam a inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino. Dentre as principais referências internacionais que vêm influenciando a elaboração de políticas nessa direção, assinale a alternativa CORRETA:
A
Declaração de Salamanca (1994) e Constituição Federal (1988).
B
Declaração de Educação Para Todos (1990), Declaração de Salamanca (1994) e Declaração de Montreal (2004).
C
Declaração de Salamanca (1994) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/96).
D
Declaração de Educação Para Todos (1990) e Declaração de Cochabamba (2001).
9A síndrome de Rett (SR) é considerada uma doença de ordem neurológica de caráter progressivo, que acomete crianças de ambos os sexos, mas principalmente crianças do sexofeminino. A síndrome apresenta-se associada a mutações no gene localizado no cromossomo X (QUEIROZ; BARROS, 2014). Sobre a síndrome de Rett, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os bebês com a síndrome desenvolvem-se normalmente nos primeiros meses de vida, no entanto, após o 6º mês, surgem os primeiros sintomas. Com o passar do tempo, as crianças passam a desenvolver problemas relacionados ao movimento, à coordenação e à comunicação. ( ) Além da deficiência intelectual, a síndrome apresenta outros sinais, sendo eles: epilepsia; regressão das habilidades sociais, cognitivas; estereotipias, caracterizadas pela perda de uso funcional das mãos, passando a realizar movimentos de torcer com entrelaçamento de dedos e mão na boca, tornando-se incapaz de utilizar voluntariamente as mãos. ( ) Além da deficiência intelectual, a criança com a síndrome podem apresentar: cardiopatia congênita; hipotonia; problemas de audição; de visão; alterações na coluna cervical; distúrbios da tireoide; problemas neurológicos; obesidade e envelhecimento precoce. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: QUEIROZ, B. M. C; BARROS, L. S. E. J. As características da síndrome de Rett: uma revisão de literatura. Ciências Biológicas e da Saúde. Maceió, v. 2, 2014.
A
V - V - F.
B
V - F - V.
C
F - F - V.
D
F - F - F.
10No Brasil, o atendimento a pessoas com deficiência teve início no século XX. Assim, em 1949, havia cerca de 40 estabelecimentos de ensino para pessoas com deficiência mental no país. Desses serviços, 27 estavam nas escolas públicas e os demais eram instituições particulares ou beneficentes. Em 1959, o número de instituições para pessoas com deficiência era de 190 e, destas, 77% eram públicas. Mediante o exposto, considerando as instituições criadas entre 1954 e 1973 que podem ser destacadas, analise as opções a seguir: I- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). II- Instituto Pestalozzi. III- Centro Nacional de Educação Especial (CENESP) Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções I e II estão corretas.
B
As opções I e III estão corretas.
C
As opções II e III estão corretas.
D
Somente a opção I está correta.

Continue navegando