Buscar

Corpo^J Movimento e Psicomotricidade AIV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	O desenvolvimento motor é classificado em fases (movimento reflexo, fase do movimento rudimentar, fase do movimento fundamental e fase do movimento especializado). Cada uma dessas fases possui caracteristicas proprias, sendo que a fase dos movimentos rudimentares tem como característica o aparecimento dos movimentos voluntários e ocorre do nascimento aos dois anos aproximadamente.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.
Com base nas informações acima, analise as assertivas abaixo:
I. Entre os movimentos da fase rudimentar estão os estabilizadores, que incluem controle de cabeça, pescoço e tronco, sentar-se e ficar em pé.
II. Entre os movimentos da fase rudimentar estão os manipuladores, que incluem controle de cabeça, pescoço e tronco, sentar-se e ficar em pé.
III. Entre os movimentos da fase rudimentar estão os locomotores, que incluem arrastar-se, engatinhar e ficar em pé.
IV. Entre os movimentos da fase rudimentar estão os articuladores, que incluem alcançar, segurar e soltar.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I e III apenas
	
	
	
· Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Os aspectos afetivos têm influência significativa sobre o desenvolvimento humano. Assim, a interação se faz fundamental no desenvolvimento motor, bem como os estímulos apresentados à criança. De acordo com o esquema geral de desenvolvimento motor que apresenta a interação entre os principais fatores, analise as assertivas abaixo:
I. A interação dos fatores indivíduo, ambiente e atividades é fundamental no desenvolvimento de todo o ser.
II. As características genéticas, os conceitos familiares e a forma como a criança percebe, refletem diretamente seus aspectos psicológicos.
III. O ambiente oferecido às crianças deve ser seguro, contemplando características que não coloquem em risco sua saúde. Neste sentido, nos referimos, por exemplo, à alimentação/nutrição, sono e patologias.
IV. Tanto a família quanto a escola devem se atentar quanto ao excesso de segurança, para que não privem a criança de se desenvolver integralmente.
Estão corretas as assertivas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, II, III e IV
	
	
	
· Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Dada a importância dos movimentos reflexos primitivos para o desenvolvimento da criança, analise os reflexos de busca e de sucção que estão presentes em todos os recém nascidos normais, indicando a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Estão presentes do nascimeto até o 4º mês de vida. Estão associados diretamente com a busca pelo alimento e devem ser estimulados principalmente na amamentação.
	
	
	
· Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Durante a infância é fundamental que a criança esteja, constantemente, envolvida em brincadeiras diversas a fim de se desenvolver integralmente. A brincadeira tem grande relevância no desenvolvimento motor da criança, visto que:
I. Propicia autonomia e o estímulo às iniciativas que estão envolvidos na capacidade de desenvolvimento socioafetivo.
II. Propicia o desenvolvimento dos movimentos reflexos primitivos que servirão de base para o desenvolvimento dos movimentos voluntários posteriores.
III. Fomenta a independência, bem como as habilidades para a manipulação de fatores ambientais de acordo com o anseio da criança para explorar novas vivências.
IV. É uma atividade social que auxilia a criança a conhecer-se, conhecer o outro, construir sua personalidade e compreender o mundo em que está inserida.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, III e IV

Continue navegando