Buscar

Adg1,Adg2,Adg3,Adg4 - Bioética e Biossegurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg1 - Bioética e Biossegurança
1)Texto base: Qual é a diferença entre moral e ética? Alternativas:
a)Moral é um conjunto de princípios, valores e normas que regulamentam a conduta humana em todas as suas relações sociais, enquanto que a ética está relacionada com uma opção individual, uma escolha ativa que requer a adesão de cada pessoa aos valores, princípios e normas morais. Alternativa assinalada
b)A moral está relacionada com os valores espirituais de um povo, enquanto a ética está relacionada a todos os valores pessoais, familiares e espirituais de uma cidade, estado ou país.
c)Moral está relacionada com uma opção individual, uma escolha ativa que requer a adesão de cada pessoa aos valores, princípios e normas morais, enquanto que a ética é um conjunto de princípios, valores e normas que regulamentam a conduta humana em todas as suas relações sociais.
d)Moral significa um conjunto de princípios e de ética que representam os valores e as normas que regulamentam a conduta humana em um determinado período da sociedade.
e)Não existe diferença entre os conceitos de moral e ética.
2)Texto base: O que significa Bioética e o Princípio da Não-Maleficência? Alternativas:
a)A Bioética está relacionada especificamente à abordagem de conflitos morais e éticos na saúde. Já o Princípio da Não-Maleficência é o pressuposto dever de não fazer qualquer mal a outra pessoa, não causando danos ou colocando-o em risco. Alternativa assinalada
b)A Bioética está relacionada com a abordagem de conflitos éticos apenas na saúde. Já o Princípio da Não-Maleficência está relacionado com o dever de ajudar o próximo, de fazer o bem de acordo com os interesses da pessoa.
c)A Bioética está relacionada com a abordagem de conflitos morais na saúde. Já o Princípio da Não-Maleficência está relacionado com a distribuição de deveres e benefícios sociais de forma coerente e adequada para todos os indivíduos pertencentes a uma determinada sociedade.
d)A Bioética está relacionada com os conflitos éticos que podem surgir de qualquer área independente se é ou não da área da saúde. Já o Princípio da Não-Maleficência está relacionado com o dever de ajudar o próximo e não fazer mal a ninguém.
e)A Bioética está relacionada especificamente à abordagem de conflitos morais e éticos na saúde. Já o Princípio da Não-Maleficência está relacionado com o poder de decisão que o indivíduo tem de si mesmo e que cada ser humano deve ter a sua liberdade resguardada e garantida.
3)Texto base: Qual a definição de Bioética, quantos princípios existem e o que significa o princípio de autonomia? Alternativas:
a)Bioética é a abordagem de conflitos morais e éticos na saúde. Existem quatro princípios, sendo que o princípio de autonomia está relacionado com o poder de decisão que o indivíduo tem de si mesmo e que cada ser humano deve ter a sua liberdade resguardada e garantida. Alternativa assinalada
b)A Bioética é um conjunto de princípios, valores e normas que regulamentam a conduta humana e divina em suas relações sociais. Existem dois princípios, sendo que o princípio de autonomia é o pressuposto dever de não fazer qualquer mal a outra pessoa, não causando danos ou colocando-o em risco.
c)A Bioética está relacionada com os conflitos éticos que estão ligados à área de exatas. Existem cinco princípios, sendo que o princípio de autonomia é o dever de ajudar o próximo, de fazer o bem de acordo com os interesses da pessoa.
d)Bioética é a abordagem de conflitos morais e éticos na área de ciências agrárias. Existem três princípios, sendo que o princípio de autonomia está relacionado com o poder de decisão de um indivíduo frente a coletividade.
e)Bioética é a abordagem de conflitos morais e éticos na saúde. Existem seis princípios, sendo que o princípio de autonomia é o dever de ajudar a todos.
4)Texto base: O que é o Código de Nuremberg? Alternativas:
a)É um código que contém um conjunto de dez princípios éticos que regem a pesquisa com os seres humanos. Alternativa assinalada
b)É o código que estabeleceu a criação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.
c)É o código que estabeleceu a criação dos Comitês de Ética em Pesquisa.
d)É um código que contém um conjunto de doze princípios éticos que regem a pesquisa com animais.
e)É um código que proibiu todo o tipo de pesquisa em seres humanos e animais.
Adg2 - Bioética e Biossegurança
1)Texto base: Por que a Biossegurança é fundamental para todos os profissionais da saúde? Alternativas:
a)Porque esses profissionais estarão expostos, nos ambientes de trabalho, a riscos que estão relacionados com agentes de diferentes patogenias. Alternativa assinalada
b)Para que haja um conhecimento geral sobre assunto uma vez que essa exposição acontece em outras profissões, fora da área da saúde.
c)Porque esses profissionais estarão expostos, nos ambientes familiares, a riscos que estão relacionados com agentes de diferentes patogenias.
d)Para que eles saibam da importância do estudo desses conteúdos que estão relacionados aos ambientes familiares de convívio.
e)Porque esses profissionais podem estar expostos, nos ambientes de trabalho, a riscos que estão relacionados com um patógeno.
2)Texto base: Quais são os principais riscos ocupacionais e quais são os tipos de riscos físicos? Alternativas:
a)Ergonômicos, biológicos, físicos e de sobrecarga de eletricidade. Neblinas, névoas, ruídos, vibrações e radiações ionizantes.
b)Físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, temperaturas extremas e umidade. Alternativa assinalada
c)Biológicos, ergonômicos, de acidentes e de ritmo de trabalho excessivos. Vírus, bactérias, protozoários, temperaturas extremas e umidade.
d)Físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e fumo. Ruídos, vibrações, organismos geneticamente modificados e temperaturas extremas.
e)Químicos, biológicos, ergonômicos, de acidentes e bacterianos. Ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, temperaturas extremas, vapores, explosivos, inflamáveis e corrosivos.
3)Texto base: Em que ano surgiu a Biossegurança no Brasil, o que foi criado com a aprovação da Lei n.11.105 de 25 de março de 2005 e com que finalidade? Alternativas:
a)2005 – Conselho Estadual de Saúde – Fornecer um apoio técnico-consultivo e assessoramento ao Governo Estadual para a formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a organismos geneticamente modificados.
b)1984 – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – Fornecer um apoio técnico-consultivo e assessoramento ao Governo Federal para a formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a organismos geneticamente modificados. Alternativa assinalada
c)1986 – Conselho Federal de Saúde – Fornecer um apoio técnico-consultivo e assessoramento à comunidade em geral para a implementação da Política Nacional, Estadual e Municipal relativa aos organismos geneticamente modificados.
d)1989 – Ministério da Saúde – Fornecer um apoio técnico-consultivo e assessoramento ao Governo Federal, Estadual e Municipal para a formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a organismos geneticamente modificados.
e)1999 – Conselho Municipal de Saúde – Fornecer um apoio técnico-consultivo e assessoramento ao Governo Municipal para a formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a organismos geneticamente modificados.
4)Texto base: Qual é o papel da Biossegurança no Brasil? Alternativas:
a)Regulamentar e fornecer todas as orientações com relação aos procedimentos obrigatórios relacionados com segurança e medicina do trabalho, assim como a legislação específica para o trabalho com todos os tipos de organismos.
b)Garantir a segurança em saúde em todos os estabelecimentos públicos, como hospitais, centros de saúde, unidades básicas de atendimentos.
c)Regulamentar e fornecer todas as orientações com relação aos procedimentos obrigatórios relacionados com segurança e medicina do trabalho, assimcomo a legislação específica para o trabalho com organismos geneticamente modificados. Alternativa assinalada
d)Garantir a segurança em saúde, evitando todos os tipos de doença que possam acometer a saúde da população brasileira.
e)Regulamentar e fornecer algumas orientações com relação aos procedimentos facultativos relacionados com segurança e medicina do trabalho, assim como a legislação específica para o trabalho com todos os tipos de organismos.
Adg3 - Bioética e Biossegurança
1)O transporte interno dos resíduos de serviços de saúde está relacionado com as transferências destes resíduos dos locais em que foram gerados até um local específico para o seu armazenamento temporário ou armazenamento externo tendo como função ficarem disponíveis para a coleta e o transporte externo.
Com base em todas estas informações, assinale V para verdadeiro ou F para falso para cada item a seguir com relação ao transporte interno dos resíduos de serviços de saúde:
(   ) Todos os resíduos devem ser transportados através de um equipamento adequado, de acordo com os normas existentes, devendo estar adequado estado de conservação para que não ocorra vazamento ou derramamento de resíduo durante o transporte.
(   ) Todos os equipamentos de transporte devem sempre descontaminados, sendo de inteira responsabilidade do gerador do resíduo, podendo ser realizado em qualquer local.
(   ) Todo o transporte interno dos recipientes deve ser realizado sempre sem nenhum esforço excessivo ou risco de acidente para os funcionários.
(   ) O transporte não precisa ser realizado por um roteiro previamente definido inclusive pode ser feito em qualquer horário.
(   ) Todos os funcionários devem sempre lavar as mãos ainda com as luvas, posteriormente retirar as luvas e logo em seguida deve descartá-las. Alternativas:
a) V – F – V – F – F.
b)F – F – V – F – V.
c)V – F – V – F – V.
d)V – F – V – V – V.
e)V – V – V – F – V. Alternativa assinalada
2)Texto base: O problema quanto a destinação de locais para a disposição final dos resíduos sólidos é bastante atual ainda devido: Alternativas:
a)Ao aumento da produção dos resíduos orgânicos com decomposição natural.
b)Ao aumento da produção dos resíduos orgânicos e não orgânicos.
c)Ao aumento da produção dos resíduos não orgânicos sem decomposição natural. Alternativa assinalada
d)Ao aumento da produção de qualquer resíduo com decomposição natural.
e)À diminuição da produção dos resíduos orgânicos e não orgânicos.
3)Texto base: Qual documento é de obrigatória elaboração para todas as empresas geradoras de resíduos do serviço de saúde e no que deve estar baseado? Alternativas:
a)Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – nas características dos resíduos gerados e na classificação desses resíduos. Alternativa assinalada
b)Plano abrangendo qualquer tipo de resíduo além dos que estão relacionados com a saúde – nas características da classificação desses resíduos.
c)Projeto de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – nas características dos resíduos gerados.
d)Plano Piloto e Projeto de Saúde – nas características dos resíduos gera
e)Plano Piloto de Saúde – nas características dos resíduos gerados e na classificação desses resíduos.
4)Texto base: Qual o principal objetivo que pode ser atingido pelos estabelecimentos de saúde, como esta ação pode ser realizada e qual é a sua finalidade? Alternativas:
a)Prevenção da contaminação ambiental - processos ecologicamente não indicados - autuação no combate ao ciclo infectante dos resíduos de serviços da saúde ao meio ambiente.
b)Prevenção da contaminação ambiental - processos ecologicamente corretos - autuação no combate dos resíduos de serviços da saúde.
c)Prevenção da contaminação física - processos ecologicamente corretos e incorretos - autuação no combate ao ciclo infectante dos resíduos de serviços da saúde ao meio ambiente.
d)Prevenção da contaminação ambiental - processos ecologicamente corretos - autuação no combate ao ciclo infectante dos resíduos de serviços da saúde ao meio ambiente. Alternativa assinalada
e)Prevenção da contaminação psicológica - processos ecologicamente não indicados - autuação no combate ao ciclo infectante dos resíduos de serviços da saúde ao meio ambiente.
Adg4 - Bioética e Biossegurança
1)Texto base: O que pode acontecer com a exposição prolongada ao ruído? Alternativas:
a)Surdez permanente. Alternativa assinalada
b)Fadiga recuperável.
c)Surdez moderada.
d)Surdez temporária.
e)Fadiga irrecuperável.
2)Texto base: Quais são os asfixiantes simples e os asfixiantes químicos? Alternativas:
a)Monóxido de carbono e dióxido de carbono / cianeto de potássio ou de sódio.
b)Dióxido de carbono, hélio, metano e nitrogênio / monóxido de carbono, cianeto de potássio ou de sódio.Alternativa assinalada
c)Potássio, cloro e magnésio / potássio e sódio.
d)Cianeto de potássio ou de sódio / dióxido de carbono e monóxido de carbono.
e)Cloro, flúor e potássio / potássio, sódio e monóxido de carbono.
3)Texto base: Qual é o nome do documento que deve ser preenchido após um acidente de trabalho, para quem deve ser encaminhado e qual é a principal fonte de dados? Alternativas:
a)Aviso de acidente de trabalho / sindicato da categoria correspondente, sistema único de saúde, previdência social e Ministério do Trabalho / Ministério da Saúde.
b)Acidente de trabalho / acidentado, hospital, sindicato da categoria correspondente e sistema único de saúde / Organização Pan-americana da Saúde.
c)Solicitação de aviso de acidente / sistema único de saúde, previdência social e Ministério do Trabalho / Secretaria Municipal da Saúde.
d)Comunicação de acidente de trabalho / acidentado, hospital, sindicato da categoria correspondente, sistema único de saúde, previdência social e Ministério do Trabalho / Instituto Nacional de Seguridade Social. Alternativa assinalada
e)Acidente de trabalho / acidentado, hospital, previdência social e Ministério do Trabalho / Secretaria Estadual da Saúde.
4)Texto base: Quais são os tipos de resíduos comuns? Alternativas:
a)Materiais provenientes da área administrativa, produtos farmacêuticos, resíduos biológicos e materiais em contato com o paciente.
b)Materiais em contato com os pacientes e seus familiares, resíduos biológicos, resíduos químicos, materiais radioativos e ambientes que estão abertos ao público dentro do hospital, ambulatório e clínicas.
c)Resíduos biológicos, materiais em contato com o paciente, provenientes da área administrativa, ambientes que estão abertos ao público dentro do hospital, ambulatório e clínicas. Alternativa assinalada
d)Materiais radioativos, produtos farmacêuticos, resíduos químicos e materiais provenientes da área administrativa.
e)Resíduos biológicos, materiais provenientes da área administrativa e produtos farmacêuticos.

Continue navegando

Outros materiais