Buscar

CAMILLE - LOE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PUNIÇÃO OU REINTEGRAÇÃO?
Nome: Camille Rose Valente Quaresma
Matrícula: 04110623
Curso: Letras – Português
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) encara a criança e o adolescente como um cidadão em formação. Portanto as medidas que ele determina, serão priorizadas com a função de reintegrar a criança e o adolescente para conviver em sociedade. Sempre que eles cometerem um crime, serão acolhidos pelo ECA, com a função de proteger integralmente esta criança e adolescente, a fim de que tenham a oportunidade de melhorarem como pessoas, resolvendo o problema a longo prazo.
A partir do momento que uma lei é infringida, se este infrator for menor de idade, será acobertado pela Lei N⁰ 8.069. Ao caso específico, de quando um aluno menor de idade venha a deteriorar um bem da escola, será encaixado como um crime, de acordo com o Código Penal Brasileiro, artigo 163. Entretanto, em vez de puni-lo com referência ao Código Penal Brasileiro, ele será abordado com as disposições do ECA; desse modo, serão tomadas medidas socioeducativas.
Infelizmente, a sociedade ainda não entende a função das medidas socioeducativas. Elas visam diminuir a punição do menor infrator, priorizando resolver o problema a longo prazo, fazer com que ele seja um cidadão digno, que respeite as leis e normas da sociedade. Aprender a respeitar leva em consideração as reflexões que ele fará, dependendo do acompanhamento familiar, do Estado, de professores, psicólogos e assistentes sociais para uma melhor compreensão e resolução do problema; como indica a semiliberdade (Art. 128 e 129, ECA) e a liberdade assistida (Art. 120, ECA). Apenas interná-lo, como disposto em somente casos mais graves nos artigos 121 a 125, sem um devido acompanhamento, será mais prejudicial de que vantajoso.
Destarte, o aluno que deteriorar um bem da escola e sua respectiva família, deverão ser acompanhados, orientados e analisados pelos professores, psicólogos, assistentes sociais para, com o objetivo de reintegrá-lo na sociedade, possa ser gerada uma conclusão para qual medida socioeducativa será mais efetiva para o melhorar deste aluno.
REFERÊNCIAS:
Coordenador especial de políticas públicas do gabinete do governador do Ceará, Demitri Cruz. Visitado em 29 de maio de 2022. Disponível em < https://livredetrabalhoinfantil.org.br/noticias/reportagens/as-medidas-socioeducativas/> 
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei N⁰ 8.069, 13 de julho de 1990.
Medidas socioeducativas. Visitado em 29 de maio de 2022. Disponível em <https://canalcienciascriminais.com.br/medidas-socioeducativas-eca/>
Código Penal, Lei N⁰ 2.848, de 7 de setembro de 1940.

Outros materiais