Buscar

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Segundo a concepção de língua e de texto vistos como um conjunto de práticas sociais e não como um mero sistema, não é possível observar características satisfatórias para a dicotomia estrita entre a modalidade escrita e falada da língua, ou seja, não existe traço distintivo para delimitar características exclusivas da fala ou da escrita. Sobre essa perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A fala geralmente é associada à informalidade, enquanto a escrita é formal, porém existem falas que se aproximam da formalidade e escritas mais informais. ( ) A fala é comumente considerada como transitória enquanto a escrita recebe a característica de permanente, porém com o uso dos novos recursos eletrônicos a escrita como algo definitivo é questionável. É só pensar nos programas em que o texto pode ser editado várias vezes. ( ) A fala será sempre considerada espontânea e informal, pois não segue normas de comunicação nem respeita a gramática normativa. ( ) A fala costuma ser considerada como espontânea e sem planejamento em comparação com a escrita, mas existem falas formais e rigorosamente planejadas, pensemos em palestras e discursos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - F.
B) F - F - V - V.
C) F - V - F - F.
D)  V - V - F - V.
2. A disciplina de Língua Portuguesa teve sua inclusão tardia no currículo escolar brasileiro, o que de fato ocorreu nas últimas décadas do século XIX. Desde então, ela continua sofrendo mudanças. Sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil no século XX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A partir dos anos de 1960, as contribuições da linguística chegam ao currículo dos professores, contribuindo para uma visão da linguagem como processo de interação social. 
( ) Mesmo com os avanços das novas ciências linguísticas, como a Sociolinguística, os anos de 1990 ainda são marcados por uma visão tradicionalista do ensino de Língua Portuguesa. 
( ) A década de 1990 marcou uma evolução com as reformas educacionais, como o Exame Nacional de Cursos (Provão) criado com a finalidade de avaliar os alunos formados pelas universidades brasileiras. 
( ) Na década de 1990, governo Fernando Henrique Cardoso, são criados os PCNs visando avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - V.
B) V - F - F - V.
C) V - V - V - F.
D) F - F - F - V.
3. Os fatores ou critérios de textualidade são utilizados para dar sentido ao texto. Nessa categoria, encontram-se os conceitos de coesão e de coerência e os fatores pragmáticos dos textos, a intencionalidade, a informatividade, a aceitabilidade, a situacionalidade e a intertextualidade. Esses elementos têm a função de garantir que as ideias do emissor possam ser compreendidas pelo receptor. Sobre a intencionalidade, assinale a alternativa CORRETA:
A) Refere-se à adequação do texto a uma situação de comunicação (social, cultural etc.), assim orienta o sentido do discurso para que seja pertinente a determinado contexto.
B) Refere-se à ligação de um texto com outros textos, assim, inclui fatores relativos a conteúdo, fatores formais e fatores ligados a tipos textuais.  
C) Refere-se à disposição do interlocutor do texto e se o texto é compatível com a expectativa do receptor.
D) Refere-se à intenção do autor do texto, de modo que sua intenção comunicativa fique clara para o receptor, e às intenções do interlocutor em ler ou ouvir aquele texto.
4. Ao discutirmos sobre a distinção entre “redação” e “produção de textos”, temos que ter em mente que construir um texto é se preocupar também com sua constituição, sua estrutura e critérios textuais. A prática até recentemente era de escrever a famosa redação apenas, o que já vem mudando, inclusive nos livros didáticos, porém a diferença entre as duas abordagens só será de conhecimento de todos quando os vestibulares e grandes exames optarem pela nomenclatura “produção de texto”. Sobre a redação e a produção de texto, associe os itens, utilizando os códigos a seguir: I - Redação. II - Produção de textos. 
( ) Não existe atividade prévia para a produção escrita, o professor simplesmente dá um tema para os alunos escreverem. 
( ) Prevê uma atividade prévia de qualquer produção escrita, preparando os alunos para escreverem os textos. 
( ) O texto é elaborado dentro de um gênero textual estudado, dando a oportunidade de revisão e reescrita e o texto terá destinatários reais, podendo ser publicado. ( ) O destinatário do texto é o professor, ele será o único leitor e quem avaliará atribuindo uma nota. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - II - I – I.
B) II - I - I – II.
C) I - II - I – II.
D) I - II - II – I.
5. Até a década de 1980, os estudos sobre a relação entre língua falada e língua escrita foram poucos, se estudava uma ou outra e mesmo os que se dedicavam à modalidade falada adotavam a perspectiva das normas da escrita. Esse cenário tem mudado nos últimos anos e os novos estudos linguísticos tem contribuído para legitimar a importância da fala. Sobre o ensino da modalidade falada da língua, analise as sentenças a seguir: 
I - A escola deve mostrar aos alunos a variedade de usos da fala, tornando os alunos poliglotas dentro da própria língua. 
II - Mesmo os alunos já tendo certo domínio da língua, a escola deve trabalhar a oralidade, afinal ninguém domina completamente a própria língua em toda sua extensão de uso. 
III - A escola deve despertar a consciência de que a língua não é homogênea e, assim, proporcionar aos alunos a reflexão de que registros e variedades são pertinentes para cada situação comunicativa. 
IV - Quando o aluno chega na escola, ele domina a fala que funciona apenas em sua comunidade, por isso, a escola deve substituir essa variedade pela língua culta que terá um uso mais amplo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Continue navegando