Buscar

ESCHERICHIA COLI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Escherichia coli são microrganismos gram-negativos, anaeróbios facultativos e possuem a forma de bacilo. Pertencem à família das Enterobacteriaceae, conhecidos como coliformes. Assinale a alternativa correta sobre E. coli.
a) E. coli são capazes de fermentar a lactose com produção de gás e habitam o trato intestinal do homem e de outros animais, normalmente, sem causar doença;
b) Por habitar o trato gastrointestinal do homem e de animais de sangue quente, Escherichia coli sempre está presente em alimentos em grande quantidade;
c) O Ministério da Saúde, através da Resolução n° 12, de 2 de janeiro de 2001, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adotou a denominação coliformes a 45ºC, como equivalentes a coliformes a 45°C ou Escheria coli.
2) As cepas patogênicas de E. coli tem sido agrupada em seis categorias, baseando-se nas suas características de virulência, diferenças quanto a epidemiologia e composição antigênica. Sobre as cepas patogênicas assinale a alternativa correta.
a) As cepas patogênicas da E. coli não são capazes de causar doenças em animais, somente em humanos;
b) Existem categorias patogênicas de E. coli que causam infecção intestinal em homens e animais;
c) Todas as cepas habitam o trato respiratório de animais de sangue quente.
3) Microrganismos indicadores são grupos ou espécies de microrganismos que, quando presentes em um alimento, podem fornecer informações sobre a ocorrência de contaminação fecal, sobre a presença de patógenos ou sobre a deterioração do alimento. Os microrganismos indicadores ainda podem indicar as condições sanitárias inadequadas durante o processamento, produção ou armazenamento dos alimentos.
Assinale a alternativa que indica a utilização de Escherichia coli como microrganismo indicador.
a) Não existe a recomendação do uso de Escherichia coli como microrganismo indicador de contaminação de origem fecal, porque esse microrganismo não pode facilmente ser distinguido de outros membros do grupo coliforme termotolerante;
b) Apesar de atender às recomendações apresentadas acima (no enunciado da questão) para microrganismos indicadores, E. coli não tem como único habitat exclusivo o trato intestinal do homem e de animais de sangue quente;
c) Bactérias pertencentes a este grupo correspondem aos coliformes totais que não apresentam a capacidade de continuar fermentando lactose com produção de gás, quando incubadas a temperaturas de 44 - 45°C.
4) Entre os alimentos que mais causam doenças estão frutas e legumes. Quando consumidos crus e mal higienizados, eles podem transmitir bactérias, como Salmonellas, Shigellas e Escherichia coli, que provocam diarreias em diferentes intensidades. Uma grande epidemia de E. coli com muitos casos de falência renal foi reportada também recentemente na Alemanha e relacionada a uma plantação de comida natural de brotos de feijão. Cerca de 3 mil casos ocorreram, com mais de 30 óbitos.
Após leitura do texto acima e de acordo com os seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre caracterização do microrganismo Escherichia coli.
a) Diferente de outros microrganismos do grupo coliformes a E. coli não é capaz de fermentar a lactose;
b) E. coli pertence à família das Enterobacteriaceae, são capazes de fermentar a lactose com produção de gás e habitam o trato intestinal do homem e de outros animais, normalmente, sem causar doença;
c) Cepas de Escherichia coli habitam o trato intestinal de animais e não causam doenças se ingeridas associadas aos alimentos.
5) Um laboratório de microbiologia foi contratado para analisar suco de abacaxi fornecido por um restaurante da região. Das análises realizados estavam a pesquisa de Escherichia coli. Para isso foram utilizadas as placas de ágar MacConkey e a placa de ágar Ágar eosina azul metileno (EMB). Os resultados estão apresentados na Tabela abaixo.
Após analisar os resultados apresentados e de acordo com os seus conhecimentos sobre determinação de Escherichia coli em alimentos, assinale a alternativa correta.
a) Pelas análises realizadas não foi possível determinar se as cepas eram patogênicas, portanto, o produto poderá ser consumido normalmente;
b) Pelas análises realizadas e pelos resultados obtidos não podemos fazer nenhuma inferência sobre a presença de E. coli em sucos de frutas;
c) O crescimento de colônias na placa de EMB indica a presença de E. coli na amostra, o que indica que o alimento está impróprio para o consumo.
RESPOSTA CORRETA
A presença de E. coli em suco de frutas é um indicativo que esse produto não deverá ser consumido.
Escherichia coli

Continue navegando

Outros materiais