Buscar

Microbiologia do solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METABOLISMO E PROCESSOS MICROBIANOS: UMA DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA
Ana Carolina Pantoja da Silva; Anderson da Silva Brito; Olivaldo de Souza Miranda; Yasmim Rodrigues Furtado.[1: Discentes do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins-Cametá.]
RESUMO: Metabolismo microbiano é toda a atividade química realizada por um organismo e seu maquinário. Há dois tipos de atividades, aquelas que envolvem a liberação de energia, chamada de catabolismo e aquelas envolvidas na utilização da energia, o anabolismo. Para fim de aprofundamento do conhecimento sobre o assunto, foram selecionados cinco artigos já publicados para fim de ser estudados, analisados e comparados dados já levantados por diferentes autores e áreas do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Microbiologia, , 
INTRODUÇÃO
 A agricultura no Brasil é a maior geradora de lucros no país, e sempre está em busca de aumentar a sua produção através de mecanismos como, utilização de máquinas, aplicação de pesticidas e demais produtos químicos, além de melhoramento genético de sementes. Esses avanços tecnológicos alcançaram grandes resultados na agricultura, chegando a tornar terras improdutivas em terras agricultáveis como, por exemplo, Cerrado. Na medida em que se alcançam bons resultados como este, se percebe que grandes reflexos nas safras agrícolas atuais.
Embora esse cenário seja promissor, no que diz respeito à aplicação de novas tecnologias na agricultura, os impactos ambientais causados por ela acabam sendo deixados de lado. O esgotamento de recursos não renováveis, além de impactos tanto no solo, como da microbiologia presente no solo, não estão sendo observados. A má utilização do solo acaba sendo o maior fator preponderante para o quadro de degradação ambiental presente hoje no Brasil. 
Metabolismo microbiano é toda a atividade química realizada por um organismo e seu maquinário. Há dois tipos de atividades, aquelas que envolvem a liberação de energia, chamada de catabolismo e aquelas envolvidas na utilização da energia, o anabolismo. Os microrganismos possuem relevante importância nas características do solo, atuando direta e indiretamente nos aspectos químicos e físicos, além de influenciarem no desenvolvimento de certas plantas, através das associações de fungos micorrízicos, da FBN e da produção de substâncias promotoras de crescimento. O solo é um sistema aberto e concentra resíduos orgânicos de origem vegetal, animal e os produtos das transformações destes resíduos, sendo a vegetação a principal responsável pela deposição de materiais orgânicos no solo.
Considerando as atividades exercidas pelos microrganismos no solo e suas interações, esse trabalho tem como objetivo avaliar diversos artigos acerca dos processos e metabolismo microbiano em diversos tipos de ambientes.
METODOLOGIA
Para fim de aprofundamento do conhecimento sobre o assunto, foram selecionados cinco artigos já publicados para fim de serem estudados, analisados e comparados dados já levantados por diferentes autores e áreas do conhecimento.
DISCUSSÃO
Com a finalidade de entender como se dá a atividade microbiana em um solo submetido a uma determinada utilidade, foram analisados diferentes autores. Alves et al (2011) avalia a influência de diferentes sistemas de manejos, a população microbiana e sua atividade utilizando amostra de solos na profundidade de 0-10 cm, com quatro repetições em cinco áreas com diferentes sistemas de manejos: integração lavoura-pecuária, lavoura de milho/soja, pastagens, vegetação nativa e vegetação nativa em recuperação. Com isso, avaliaram o carbono da biomassa microbiana (CBM) e a respiração microbiana (RM) através do método do Clorofórmio Fumigação-Incubação (CFI). Já o qCO2 foi obtido pela relação entre a RM e o CBM. As médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5%.
No decorrer das análises, pôde-se observar que as diferentes práticas agrícolas afetam fortemente o solo causando distúrbios na comunidade microbiana que podem, por sua vez, influenciar os processos biogeoquímicos que nele ocorrem. Os dados obtidos por tais autores permitem, ainda, concluir que: nos sistemas Integração lavoura-pecuária e pecuária a população microbiana é influenciada pelas épocas de coletas. Nesse trabalho, no sistema Integração lavoura-pecuária a atividade microbiana é constante nas diferentes épocas de coleta e os diferentes sistemas de manejos influenciam a atividade metabólica dos microrganismos presentes no solo.
Santos et al (2005) Avaliaram os efeitos de cinco concentrações (0,0; 1,05; 2,10; 4,20; e 8,40 µg g-1) dos herbicidas fluazifop-p-butil e fomesafen e da mistura comercial destes (Robust®) sobre a atividade microbiana de um solo submetido aos sistemas de plantio direto (SPD) e convencional (SPC). Amostras do solo coletadas em SPD e SPC foram colocadas em erlenmeyer de 250 mL, tratadas com as diferentes concentrações dos herbicidas e umedecidas próximo à capacidade de campo. A cada intervalo de quatro dias fez-se a quantificação da respiração microbiana, por meio da captura do CO2 liberado do solo. Aos 20 dias após o início da incubação determinou-se o carbono da biomassa microbiana (CBM) e o quociente metabólico (qCO2). No solo proveniente do SPD, a atividade microbiana aumentou com as concentrações do fluazifop-p-butil e reduziu para concentrações superiores a 4,20 µg g-1 de fomesafen. Os efeitos dos herbicidas sobre a respiração microbiana e o CBM do solo em SPC foram inferiores aos observados no solo do SPD. Entre os herbicidas, com o aumento das concentrações, verificou-se maior CBM para fluazifop-p-butil e menores valores de CBM para o fomesafen. A mistura comercial dos herbicidas (Robust®) não influenciou o CBM no SPD, mas sua redução foi maior no solo sob SPC quando aplicado nas maiores concentrações. No SPD, o qCO2 aumentou com as concentrações dos herbicidas sem, contudo, variar entre eles. No SPC, a mistura dos herbicidas proporcionou o maior qCO2. Em geral, os herbicidas promoveram efeito negativo sobre a biomassa microbiana. Esse efeito foi proporcional às concentrações aplicadas, sendo menor em solo cultivado no SPD, em comparação aquele cultivado no SPC.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
BIBLIOGRAFIA
ALVES, T. S.; MATSUOKA, M.; CAMPOS, L. L.; ELIAS NETO, N; LOUREIRO, M. F. Biomassa e atividade microbiana de solo sob vegetação nativa e diferentes sistemas de manejos. Acta Scientiarum. Agronomy (Online), v. 33, p. 341-347, 2011.
SOUTO, P. C.; SOUTO, J. S.; MIRANDA, J. R. P.; SANTOS, R. V.; ALVES, A. R. Comunidade Microbiana e Mesofauna Edáficas em Solo sob Caatinga no Semi-Árido da Paraíba. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, p. 151-160, 2008.
SANTOS, J.B., JAKELAITIS, A., SILVA, A.A., VIVIAN, R., COSTA, M.D., SILVA, A.F. Atividade Microbiana do Solo Após Aplicação de Herbicidas em Sistemas de Plantio Direto e Convencional. Planta Daninha, Viçosa-MG, v. 23, n. 4, p. 683-691, 2005

Outros materiais