Buscar

Simulado Farmacologia

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na era das enfermarias e boticas dos colégios jesuítas, o povo do Brasil colonial encontrava drogas e medicamentos vindos da Europa. Sobre a história da Farmácia, julgue a afirmativa correta:
		
	 
	Os jesuítas, ao chegar ao Brasil, conheceram os remédios preparados com plantas nativas para combater as doenças, curar ferimentos e neutralizar picadas de insetos. Os remédios eram, em sua grande maioria, plantas medicinais.
	
	A botica mais importante dos jesuítas foi a de São Paulo; sua importância a tornou um centro distribuidor de medicamentos para as demais boticas dos vários colégios de Norte a Sul do país.
	
	O boticário no Brasil surgiu no período colonial, e os medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados nos hospitais. Geralmente, os hospitais manipulavam e produziam os medicamentos na frente do paciente, de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica. Com o tempo, os hospitais originaram dois novos tipos de estabelecimentos: Farmácia e Laboratório Industrial Farmacêutico.
	
	O comércio de drogas e medicamentos era privativo dos hospitais, segundo "Ordenações", conjunto de leis portuguesas que regeram o Brasil durante todo o período colonial.
	
	O primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro, trazido de Portugal pelo governador geral, Thomé de Souza (nomeado pela coroa portuguesa), com o intuito de obter conhecimentos através da utilização de matéria-prima natural. Seu conhecimento adquirido no Brasil foi de extrema importância, já que a Europa só tinha o acesso ao medicamento quando expedições brasileiras apareciam com suas esquadras, onde sempre havia um cirurgião barbeiro ou algum tripulante com uma botica portátil cheia de drogas e medicamentos.
	Respondido em 29/04/2022 22:20:56
	
	Explicação:
Ao chegar ao Brasil, Diogo de Castro (primeiro boticário no Brasil) e os padres jesuítas, observaram as comunidades indígenas que utilizava raízes, folhas, flores e sementes para tratar seus doentes. Os portugueses vieram com o intuito de criar missões junto aos índios, mas, através desse trabalho, acabaram se dedicando ao aprendizado da manipulação de matérias-primas extraídas da natureza para a produção de remédios. Diogo de Castro, trazido de Portugal pelo governador geral, Thomé de Souza, com o intuito de detectar que no Brasil, o acesso ao medicamento à população só acontecia quando expedições vindas da Europa apareciam com seus navios, onde sempre havia um cirurgião barbeiro ou algum tripulante com uma botica portátil cheia de drogas e medicamentos. O boticário no Brasil surgiu no período colonial, os medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados nas boticas. Geralmente, o boticário manipulava e produzia o medicamento na frente do paciente, de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica. A botica mais importante foi a da Bahia, pois se tornou um centro de distribuição. O comércio de drogas e medicamentos era privativo dos boticários (atuais farmacêuticos).
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Adaptado de: CCV-UFC - Órgão: UFC  - 2019.
Fosfoetanolamina, a "pílula do câncer", começa a ser testada em humanos pela UFC. O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (17), os testes em seres humanos com a fosfoetanolamina, a chamada "pílula do câncer".
 
Fonte: Portal UFC notícias: http://www.ufc.br/noticias/13120- fosfoetanolamina-a-pilula-do-cancer-comeca-a-ser-testada-em-humanos-pela-ufc. Acesso em 18/06/2019.
 
Sobre os estudos clínicos e suas fases, assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	A Fase 4 é a última fase de teste de determinado medicamento para que ele possa ser registrado.
	
	A Fase 2 engloba participantes com a enfermidade, estudos mais longos que na fase 1 e avalia-se a eficácia e segurança do medicamento teste.
	
	Na Fase 1, procura-se a dose segura, efeitos relacionados ao medicamento-teste, o grupo de indivíduos a ser observado é pequeno, os participantes não têm a enfermidade, e ainda são realizados os testes farmacodinâmicos e farmacocinéticos.
	
	O acesso à terapia pode ser ampliado a outros indivíduos na Fase 4, pois não há exigência de que sejam participantes de estudo para receberem a terapia.
	
	Na Fase 3, procura-se perfil terapêutico, indicações e contraindicações. Farmacoeconomia e qualidade de vida também podem ser avaliadas. É a última fase pré-registro.
	Respondido em 29/04/2022 22:22:27
	
	Explicação:
A resposta correta é: A Fase 4 é a última fase de teste de determinado medicamento para que ele possa ser registrado.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As vias de administração de fármacos possuem biodisponibilidades diferentes, pois é preciso considerar particularidades dos tecidos onde os fármacos estão sendo introduzidos. Nesse contexto, é incorreto afirmar:
		
	
	Pela via oral, o fármaco pode ter a biodisponibilidade comprometida em função do metabolismo de primeira passagem.
	
	Para a via sublingual, espera-se uma biodisponibilidade alta, embora menor que a da via intravenosa, pois os vasos do dorso da língua drenam boa parte da dose administrada.
	
	A via intravenosa exige cuidados, mas uma vantagem é que se pode administrar fármacos com veículos oleosos por essa via.
	
	A via de administração intravenosa é considerada padrão-ouro, pois apresenta 100% de biodisponibilidade, ou seja, fator=1.
	 
	Seguramente, administração pela via subcutânea gera 100% de biodisponibilidade, pois é uma via injetável.
	Respondido em 29/04/2022 22:23:19
	
	Explicação:
A resposta correta é: Seguramente, administração pela via subcutânea gera 100% de biodisponibilidade, pois é uma via injetável.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a insulinoterapia, analise as alternativas a seguir:
 
I - As preparações de insulina disponíveis no mercado farmacêutico atualmente agem com perfis farmacocinéticos semelhantes.
II - O uso de insulinas de início de ação lenta, como a insulina lispro, é eficiente no tratamento do diabetes tipo I.
III - O uso de insulinas de início de ação lenta, como a insulina glargina, é eficiente no tratamento do diabetes tipo I.
IV - O início da ação e a duração do efeito das insulinas depende majoritariamente da forma como estão agregadas estruturalmente.
 
São corretas:
		
	
	I, II e IV.
	
	I e II.
	
	II, III e IV.
	 
	III e IV.
	
	I e IV.
	Respondido em 29/04/2022 22:24:45
	
	Explicação:
A resposta correta é: III e IV.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Entre as opções abaixo assinale aquela que só apresenta condutas que podem minimizar a desenvolvimento de resistência a antibióticos.
		
	 
	Evitar a prescrição desnecessária de antibióticos; uso de doses adequadas; restrição ao uso de determinadas drogas para condições clínicas específicas.
	
	Evitar a prescrição desnecessária de antibióticos; usar preferencialmente drogas de amplo espectro; prolongar o tratamento o máximo tolerado pelo paciente.
	
	Associar antibióticos sempre; Evitar a prescrição desnecessária de antibióticos; prolongar o tratamento o máximo tolerado pelo paciente.
	
	Usar antibióticos de via de administração parenteral.
	
	Associar antibióticos sempre; usar preferencialmente drogas de amplo espectro; uso de doses adequadas.
	Respondido em 29/04/2022 22:26:33
	
	Explicação:
A resposta correta é: Evitar a prescrição desnecessária de antibióticos; uso de doses adequadas; restrição ao uso de determinadas drogas para condições clínicas específicas.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Clavulanato, Sulbactam e Tazobactam são exemplos de:
		
	
	Drogas que inibem a síntese proteica.
	 
	Drogas que agem na membrana celular das bactérias.
	
	Drogas que agem diminuindo o desenvolvimento de resistência as tetraciclinas.
	
	Drogas inibidoras da betalactamase que podem ampliar o espectro das penicilinas.
	
	Drogas que devemser associadas aos aminoglicosídeos para diminuir a dose destes.
	Respondido em 29/04/2022 22:28:17
	
	Explicação:
A resposta correta é: Drogas que agem na membrana celular das bactérias.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A alternativa que melhor correlaciona as proteínas G com os segundos mensageiros aumentados em função da ativação das mesmas é:
		
	
	Proteína Gi - AMPc; Proteína Gq - JAK
	
	Proteína Gs - IP3 e DAG; Proteína Gq - AMPc
	
	Proteína Gi - Ca2+; Proteína Gq - Na+
	 
	Proteína Gs - AMPc; Proteína Gq - IP3 e DAG
	
	Proteína Gi - Na+; Proteína Gq - AMPc
	Respondido em 29/04/2022 22:30:28
	
	Explicação:
A resposta correta é: Proteína Gs - AMPc; Proteína Gq - IP3 e DAG
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Associe o princípio ativo do medicamento com sua indicação terapêutica.
1. Neostigmina
2. Escopolamina
3. Fenilefrina
4. Atropina
5. Dobutamina
 
(  ) está indicado para o alívio sintomático da congestão nasal e nasofaríngea decorrentes do resfriado comum, sinusite, febre ou outras alergias das vias aéreas superiores.
(  ) indicado quando for necessário suporte inotrópico para tratamento de pacientes em que o débito cardíaco é insuficiente para suprir a demanda circulatória.
(  ) é indicado para obtenção de midríase e cicloplegia na oftalmologia, em exames de fundo de olho, exames de refração, para prevenir aderências da íris ao cristalino nas irites, irodiclites e coroidites e nas ceratites.
(  ) constipação atônica, meteorismo (por exemplo, antes do exame radiológico); atonia intestinal pós- operatória e retenção urinária; miastenia gravis pseudoparalítica; antagonista dos curarizantes (para neutralizar o efeito miorrelaxante do curare e dos preparados do mesmo tipo).
(  ) indicado para pessoas que sofrem com enjoo e mal-estar durante viagem prolongadas, principalmente em rodovias.
		
	
	3, 5, 4, 1, 2
	 
	4, 3, 1, 2, 5
	
	3, 5, 1, 4, 2
	
	2, 3, 1, 4, 5
	
	2, 5,4, 3, 1
	Respondido em 29/04/2022 22:31:50
	
	Explicação:
A resposta correta é: 4, 3, 1, 2, 5
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A varfarina é o anticoagulante oral mais importante. É utilizado no tratamento de diversas manifestações de trombose, infarto do miocárdio em pacientes com angina instável e na prevenção da coagulação em circulação extracorpórea. O mecanismo de ação deste fármaco baseia-se:
		
	 
	antagonizando a vitamina K.
	
	na ativação da antitrombina III.
	
	na inibição direta do fator X.
	
	na inibição direta da trombina.
	
	na inibição direta da protrombina.
	Respondido em 29/04/2022 22:33:12
	
	Explicação:
A resposta correta é: antagonizando a vitamina K.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em relação à terapia farmacológica com a calcitonina, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	A calcitonina interrompe a ação dos osteoclastos e, consequentemente, reduz a reabsorção óssea.
	
	A principal preparação disponível para uso clínico é a calcitonina sintética de salmão, pois apresenta maior afinidade pelo receptor de calcitonina humano.
	
	Embora seja capaz de reduzir a reabsorção óssea, é menos eficaz do que os bisfosfonatos.
	
	Pode ser administrada por via intranasal para a osteoporose pós-menopausa.
	 
	O seu principal efeito é a hipercalcemia e a hiperfosfatemia.
	Respondido em 29/04/2022 22:34:23
	
	Explicação:
A resposta correta é: O seu principal efeito é a hipercalcemia e a hiperfosfatemia.

Continue navegando