Buscar

Atividade1_undefined_20220224134423

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIDROLOGIA - ATIVIDADE 01
Considerando a importância da precipitação pluviométrica no ciclo hidrológico, pode-se afirmar que os sistemas de medida dessa variável constituem uma fundamental ferramenta, usada para se ter uma ideia mais aproximada da complexa relação que liga os diversos elementos que constituem a hidrologia.  
Por essa razão, a medida da precipitação se torna cada vez mais precisa, utilizando os mais diversos elementos disponíveis para tanto. Em vista disso, enumere, pelo menos, duas relações entre os pluviômetros e os sistemas de satélite, traçando considerações a respeito de como as duas ferramentas se relacionam. 
Resposta: 
O Pluviômetro nada mais é que a medida de chuva que cai em um determinado ponto, se limitando ao local da medição, sendo dependente de pessoas para que essa medição seja feita, contudo, podendo haver divergências. O pluviômetro é usado para recolher a quantidade de líquidos e sólidos precipitados em um local e por um determinado período, sua área de coleta deve ficar a mais ou menos 1,5 m acima da superfície e os horários de leitura obedecem aos horários de observação.
 Os satélites são o único meio praticável de monitorar a precipitação em uma maior escala, mas os métodos de sensoriamento remotos usados para estimar a precipitação a partir de instrumentos espaciais são inexatos. O uso quantitativo dos produtos de satélite exige que eles sejam acompanhados por estimativas de sua precisão e, juntamente com o esforço de décadas para melhorar as estimativas de chuva por satélite, houve um esforço paralelo para comparar as estimativas do espaço com observações mais diretas tiradas do solo, a fim de determinar as características de erro das estimativas dos satélites sempre que possível. 
Entre os pontos que podemos observar e como eles se relacionam, o pluviômetro tem maior precisão quanto a medição em uma determinada região, ou uma menor área, já o satélite tem uma área de abrangência bem maior porem não é tão preciso quanto o pluviômetro.
 
De certa forma podemos dizer que ao coloca-los para trabalhar juntos a fim de analisar os índices de precipitação em uma determinada área eles se completam, o que torna as informações mais precisas.

Continue navegando