Buscar

Economia 3

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655487) ( peso.:3,00)
	Prova:
	27456764
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Parte das necessidades e desejos das pessoas é atendida através da produção e comercialização de uma grande variedade de bens e serviços: celulares, automóveis, serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo), serviços médicos ou educacionais, imóveis, roupas, calçados, bebidas. Independente de ser um bem ou serviço, para que sua produção aconteça, é necessário o emprego de um conjunto de recursos produtivos, também conhecidos como fatores de produção. Atualmente, esses recursos são classificados em cinco categorias. Sobre as categorias de classificação dos recursos produtivos, analise as opções a seguir:
I- Salários, capital (financeiro, máquinas e equipamentos), tecnologia, trabalho e saúde.
II- Capital, atualização monetária, juros, aluguel e dividendos.
III- Capacidade empresarial e tecnologia.
IV- Terra, trabalho, capital (financeiro, máquinas e equipamentos).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	2.
	O Fluxo Circular de Renda é utilizado para inter-relacionar os diferentes agentes econômicos. Na inter-relação do fluxo monetário, as famílias e as empresas fazem a troca de bens e serviços por meio do dinheiro. Com base nos conceitos dos fluxos econômicos, analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se que as empresas sejam as proprietárias dos recursos produtivos.
II- As famílias pagam remunerações às empresas pelo uso dos recursos produtivos.
III- No fluxo real, os produtos e os serviços fabricados nas empresas são adquiridos pelas famílias.
IV- A relação entre empresas e famílias ocorre tanto no mercado de fatores de produção quanto no mercado de bens e serviços.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	A política econômica é um conjunto de ações do governo, visando atingir fins econômicos de curto ou longo prazo. Dentre elas, podemos citar as políticas: Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas. Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Política Fiscal compreende a política de controle dos gastos públicos e a política de arrecadação de impostos.
(    ) A Política Monetária serve para o controle da inflação e o desemprego, através da quantidade de dinheiro em circulação.
(    ) A Política Cambial visa estabelecer o valor da moeda nacional em relação às estrangeiras.
(    ) A Política de Rendas visa interferir nos preços e salários praticados no mercado, tendo como objetivo atender aos interesses sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	A empresa (fictícia) Cerva Boa atua no mercado brasileiro há cerca de dois anos comercializando cerveja do tipo pilsen. Utiliza como estratégia de marketing campanhas publicitárias vinculadas em rádio e televisão, além de outdoors nas principais cidades e em todas as capitais brasileiras. Embora seu faturamento tenha sido suficiente para as despesas operacionais, houve um decréscimo de 3,5% em seu faturamento quando comparado ao primeiro ano de funcionamento. Cabe ressaltar que seu principal concorrente, a empresa Ambev, líder no mercado de bebidas no Brasil, atingiu um lucro líquido de R$12.362 bilhões em 2014, representando um aumento de 8,4% com relação ao período anterior. Considerando a situação descrita no enunciado e a temática das estruturas de mercado, analise as sentenças a seguir:
I- Embora existam muitas barreiras à entrada no mercado de bebidas no Brasil, o fato do número de consumidores ser elevado configura uma situação de concorrência perfeita.
II- Uma das formas da empresa Cerva Boa competir com grandes empresas do ramo de bebidas é realizando um alto investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o aprimoramento do produto e dos processos de produção.
III- O setor de bebidas é tipicamente estruturado como um monopólio, cujas barreiras para entrada de novas empresas é natural, ou seja, são definidas pelo próprio mercado.
IV- A empresa Cerva Boa encontra-se numa situação financeira difícil, uma vez que o mercado no qual está inserido é formado, predominantemente, por grandes oligopólios.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/02/26/lucro-da-ambev-cresce-84-em-2014-para-r-1236-bilhoes.htm>. Acesso em: 17 abr. 2017.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	A Lei da Demanda revela o comportamento dos consumidores em busca de novos produtos. Desta forma, se o preço de uma mercadoria estiver com preço elevado, a procura será reduzida. Entretanto, se os preços estiverem baixos, a procura por esta mercadoria será elevada, ou seja, preço e demanda são inversamente proporcionais na curva da demanda. Contudo, a demanda por produtos também depende da estrutura da demanda. Sobre os elementos que constituem a demanda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preços dos bens substitutos influencia diretamente na demanda, pois os consumidores poderão escolher entre produtos similares, mas com preços menores.
(    ) Os fatores climáticos atingem a demanda por mercadorias, uma vez que obriga a compra dos produtos no momento exato em que são disponibilizados à venda.
(    ) As expectativas futuras são determinantes à demanda por produtos e dizem respeito à previsão dos consumidores em comprar certos produtos.
(    ) A disponibilidade de crédito para o consumo afeta diretamente o consumo e a demanda por enfatizarem os hábitos e as preferências de consumo por diferentes produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no Brasil está na "orientação da produção, resultado do modelo de desenvolvimento seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e classe média alta brasileiras e o externo. O país foi capaz de apresentar grande dinamismo econômico no século XX, demonstrou uma enorme capacidade de dar respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a determinados mercados. O parque produtor foi montado para esses mercados, que são muito dinâmicos e, por isso, estimulam respostas tão eficientes. Todavia, não se conseguiu gerar um parque produtor de bens de consumo de massa, nem sequer se construíram padrões de consumo semelhantes a países com renda e dinamismo muito menores. Por exemplo, o consumo médio de tecidos (metros por pessoa/ano) é muito pequeno, se comparado a países com níveis de renda semelhantes; o mesmo se repete nos casos de consumo de alimentos, calçados etc. Isso tem um significado: ainda existe um enorme espaço a construir no consumo de massa, que não foi priorizado até bem recentemente" (ARAÚJO, 2012). Com base no trecho exposto e no contexto das desigualdades sociais no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- As desigualdades sociais brasileiras também estão relacionadas ao modelo de desenvolvimento que privilegia o mercado do setor externo.
II- O extrato apresentado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais.
III- O parque produtorde bens de consumo brasileiro é visto como um problema para a dinâmica das desigualdades sociais.
IV- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à redução das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros países.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Tânia Bacelar. Como funciona a máquina da desigualdade. 2012. Disponível em: <http://www.viomundo.com.br/politica/tania-bacelar-como-funciona-a-maquina-da-desigualdade-no-brasil.html>. Acesso em: 19 abr. 2017.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	O comportamento dos consumidores pode ser explicado através de vários fatores e características, entre eles a utilidade marginal decrescente. Trata-se de entender o comportamento racional do consumidor, através da relação entre os níveis de preços dos produtos e/ou serviços disponibilizados no mercado e sua satisfação. Com relação à utilidade marginal decrescente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Defende que a satisfação do consumidor vai diminuindo conforme adquire ou consome mais quantidades de um determinado produto.
(    ) Defende que quanto mais altos forem os preços dos produtos, menor poderá ser o interesse dos empresários em consumir esses produtos.
(    ) Defende que quanto maiores forem as quantidades consumidas de um produto, menores serão os graus ou níveis de utilidade marginal.  
(    ) Defende que não há relação entre quantidade de produtos consumidos e satisfação que esses produtos oferecem ao consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	Dentro de Microeconomia, temos acesso à parte da ciência econômica, que está voltada ao estudo do comportamento que ocorre entre os agentes econômicos no mercado. A partir da interação entre demanda (por parte dos consumidores) e oferta (por parte dos produtores), estabelece-se um preço de equilíbrio, bem como se verifica a quantidade adequada de se produzir, de modo que estas atendam às necessidades dos consumidores. Sobre o comportamento da procura (demanda), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apresenta uma tendência de elevação à medida que os preços se elevam.
(    ) Apresenta uma tendência de queda à medida que os preços se elevam.
(    ) Representa o comportamento dos empresários quando colocam seus produtos à venda.
(    ) Representa o comportamento do governo ao cobrar impostos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	Agentes econômicos possuem três grandes razões pelas quais demandam moeda: para transações, para precaução e para especulação. Cada uma destas razões está ancorada em objetivos particulares destes agentes econômicos. Com relação a essas três razões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Todas as pessoas precisam possuir dinheiro "em mãos" para utilizarem em transações rotineiras.
(    ) A especulação ocorre porque agentes econômicos necessitam de reservas para pagamentos inesperados.  
(    ) A precaução se materializa no momento em que agentes econômicos buscam oportunidades de negócios rentáveis e de riscos elevados.  
(    ) Um exemplo de utilização de moeda para transação é o pagamento de alimentação, transporte e aluguel.    
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Pode-se encontrar vários significados para a palavra Economia, interpretações que podem mudar de acordo com o contexto ou perspectiva que se vai analisar. Com base nos significados dessa palavra, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Senso comum.
II- Atividade econômica.
III- Ciência econômica.
(    ) Para a maioria das pessoas, a palavra economia significa economizar. Desta forma, ela é sinônimo de poupar, visando guardar e acumular recursos para no futuro poder utilizá-los.
(    ) A palavra economia pode ser relacionada à ação humana destinada para produzir, distribuir e consumir produtos e serviços; dessa maneira, atingir determinadas necessidades em vistas de perpetuar a espécie humana e a sociedade.
(    ) Estuda as diferentes maneiras pelas quais as sociedades se organizam e se relacionam para produzir, distribuir e consumir riquezas, de modo a atender às necessidades humanas e, com isso, garantir a sua sobrevivência e perpetuação como espécie e como organização social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - I - III.
	11.
	(ENADE, 2015) Países de economias emergentes representam mercados promissores para exportação de bens e serviços e constituem bases ideais de estabelecimento de atividades manufatureiras e baixo custo de mão de obra. A respeito do assunto tratado, avalie as afirmações a seguir:
I- O governo destes países costuma ser grande comprador tanto de matérias-primas, quanto de mercadorias de alto valor agregado.
II- Tais países constituem economias em estado de desenvolvimento industrial maduro; tendo passado do estado manufatureiro para o estágio que se baseia nos serviços.
III- Trata-se de um grupo de países que estavam em desenvolvimento e que alcançaram uma industrialização substancial, com modernização e melhora nos padrões de vida, além de crescimento econômico.
IV- Para avaliar o real potencial destes mercados, toma-se por base a renda per capita do país, seu tamanho, a taxa de crescimento da classe média e um conjunto de indicadores de potencial de mercado.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: CAVUSGIL, S. T. Negócios Internacionais. São Paulo: Pearson, 2010 (Adaptado).
	 a)
	I e II, apenas.
	 b)
	I, III e IV, apenas.
	 c)
	III e IV, apenas.
	 d)
	II e III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2012) Considere uma economia simples formada apenas por proprietários de terras, capitalistas e trabalhadores, que só produzissem cereais. A partir dessa premissa, leia a seguinte passagem dos Princípios, de David Ricardo: "O produto da terra - tudo que é retirado de sua superfície pelo emprego conjunto do trabalho, das máquinas e do capital - é dividido entre três classes da comunidade, a saber: o proprietário da terra, o dono do capital necessário para o seu cultivo e os trabalhadores que entram com o trabalho para o cultivo da terra. O principal problema da Economia Política é determinar as leis que regem essa distribuição. A renda da terra é a parte do produto da terra que é paga ao seu proprietário pelo uso dos poderes originais e indestrutíveis do solo".
Adicionalmente, sabe-se que a teoria da renda da terra, de Ricardo, baseava-se em duas hipóteses: a primeira era a de que a terra era diferente, em sua fertilidade, e que todas as terras poderiam ser ordenadas a partir da terra mais fértil para a menos fértil; a segunda era a de que a concorrência sempre igualava a taxa de lucro dos fazendeiros capitalistas que arrendassem terra dos proprietários.
Com base nas premissas e nas hipóteses da teoria ricardiana da renda da terra, analise as sentenças a seguir:
I- A renda da terra surge devido a três fatores: limitação física da quantidade de terra, diferentes qualidades (produtividades) da terra e aumento da população, o que faz com que se tenha de cultivar áreas cada vez maiores.
II- Em uma economia na qual não há diferencial de produtividade entre as terras economicamente utilizadas, não haverá geração de renda fundiária no sentido ricardiano.
III- A renda da terra mais produtiva decresce à medida que terras menos férteis vão sendo cultivadas, uma vez que a taxa de lucro geral da economia diminui em função da menor produtividade das terras marginalmente ocupadas.IV- À medida que uma economia cresce e terras menos férteis vão sendo cultivadas, ocorrerá diminuição da taxa de lucro e aumento da massa de salários.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTES: RICARDO, D. (1817). Princípios de economia política e tributação. São Paulo: Nova Cultural, 1996. Coleção Os economistas, p.19-49 (adaptado).
HUNT, E. K. História do pensamento econômico. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1987, p. 111 (adaptado).
	 a)
	I e III, apenas.
	 b)
	III e IV, apenas.
	 c)
	I, II e IV, apenas.
	 d)
	I, apenas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando