Buscar

contextualizada literatura popular

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO: LETRAS INGLÊS
DISCIPLINA; LITERATURA POPULAR
NOME DO(A) PROFESSOR(A) EXECUTOR(A): ODOMIRO BARREIRO FONSECA FILHO
NOME DO(A) TUTOR(A): ROBERTA MOURA CAVALCANTI
NOME DO(A) ALUNO(A): ANANDA SILVA SANTANA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
A Literatura Popular no Brasil possui um papel notável de identificação e representatividade cultural na expressão da arte, com a popularização e acervo rico e diverso desta cultura literária que tornou-se essencial até mesmo como disciplina obrigatória no curso de Letras. Entretanto, apesar da sua importância na história e para a cultura do país, ainda existe certo desprezo pela literatura popular no que concerne ao formato erudito considerando que há um privilegio que favorece a elitização da literatura, pois, ao contrário da literatura erudita voltada para a classe social mais favorecida e culta priorizada pelos preceitos, a literatura popular é feita pelas comunidades menos favorecidas e com medos recursos que ordenavam-se com seus costumes e princípios sem o devido incentivo para que possa ser realizada e publicada.
Além disso, as manifestações populares orais decorrente de regiões cujo a introdução escolar não era acessível colaborou para que a ideia de cultura fosse vinculada ao fator “civilizado” e evolutivo, o que impossibilitou que a literatura popular fosse reconhecida devidamente nas grandes cidades. Os livros didáticos das escolas brasileiras convencionalmente procuram dar prioridade a obras e também autores renomados na literatura o que dificultou que os alunos conhecessem e aprendessem sobre a literatura popular e ampliasse os seus horizontes como por exemplo com a introdução da literatura de cordel. O que acontece é a canonização de obras clássicas em detrimento da literatura popular a bem da verdade.
Contudo, apesar de todos esses revés, foi a diversidade dos criadores da literatura popular que produziram a conexão com os costumes e dia-a-dia que viabilizou para que esse tipo de manifestação cultural alcançasse todas as classes sociais e o mundo garantindo a sua relevância no estudo universitário e tornando-se o norte na formação literária de muitos brasileiros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
DA CRUZ, Éderson. Literatura Popular. São Paulo: Telesapiens, 2020.
ARAÚJO HOEFEL, Luciane. Literatura Popular. São Paulo: Telesapiens. 2020.
VILAR, Marinalva. O problema do popular e do erudito na literatura de folhetos brasileira. Artcultura, v. 11, n. 18, 2019. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7312>. Acesso em: 25 maio 2022.
PLATAFORMA ESPAÇO DIGITAL. LITERATURA POPULAR NA ESCOLA. Plataforma Espaço Digital. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11718>. Acesso em: 25 maio 2022.
‌
‌

Continue navegando