Buscar

A1 Mecanismos de Defesa e Agressao Aplicados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mecanismos de Defesa e Agressão Aplicados
A1 
As bactérias se dividem em gram-positivas e gram-negativas segundo a microscopia óptica. De acordo com Junqueira e Carneiro a classificação de um determinado tipo de bactéria em um desses grupos depende de seu comportamento diante da coloração de Gram. As gram-positivas após a técnica de Gram aparece coradas em roxo e as gram-negativas são coradas em vermelho com safranina ou fucsina.
As gram-positivas são formadas por uma espessa camada de peptidoglicanas situada entre a membrana plasmática e a cápsula. Onde são constituídos por cadeias de aminoácidos ligadas a uma cadeia de hidratos de carbono. Geralmente as paredes das células das gram-positivas contém moléculas de ácidos teicoicos.
As gram-negativas a parede celular é formada por várias camadas de dentro para fora: 1-uma camada de peptidoglicanas, sendo que neste caso são mais delgadas do que nas bactérias gram-positivas; 2-uma camada de lipoproteína; 3-a membrana externa de estrutura trilaminar, como as das demais membranas celulares;4-e a camada de lipopolissacarídios. Onde a membrana externa destas bactérias contém moléculas proteicas, denominadas porinas, que formam canais pelos quais penetram diversas substâncias como os aminoácidos e os hidratos de carbono.

Outros materiais