Buscar

RESUMO AV 1 - PLANEJAMENTO GRÁFICO E EDITORIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO AV.1 - PLANEJAMENTO GRÁFICO E EDITORIAL
- Tagline: Frase curta que fala sobre a alma de um negócio. Seu principal objetivo é transmitir a essência e os valores da marca em poucas palavras, de forma impactante, fácil de ser compreendida e memorizada. As taglines costumam ter um longo prazo de validade, mudando apenas em casos de reposicionamento ou reestruturação da marca. No contexto da informática, taglines eram mensagens que vinham ao final das mensagens enviadas para BBSs (bulletin board system) ou que são acrescentadas no rodapé das mensagens de e-mail.
- Manchete: Título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição. 
EX: “Estudantes da USP caminham em direção a delegacia na zona Oeste”.
- Linha Fina: É um complemento da manchete, possui a função de explicar melhor o assunto do texto e assim introduzir o leitor ao tema. Este exemplo abaixo, reforça a “dobradinha título-linha fina”, na qual o leitor encontra as principais informações sobre o texto que segue adiante
EX: “Após protestos, alunos seguiam para o 91º DP, onde colegas estão detidos. Polícia Militar acompanhava a caminhada”.
- Corpo do Texto: É a parte onde é introduzido, desenvolvido e concluído o tema. Sua estrutura é composta de Pré-textuais; Textuais e Pós-textuais. 
Pré-textuais: capa, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, resumo em língua estrangeira, sumário, lista de ilustrações, lista de abreviaturas, lista de símbolos, 
Textual (ou corpo do texto) 
Introdução: deve constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e demais elementos necessários para situar o tema. 
Desenvolvimento: parte principal, contém a exposição ordenada e pormenorizada do assuntos, divide-se em seções e subseções. Varia em função da abordagem do tema e método. 
Conclusão: parte final, apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. 
Pós-textuais: referências, apêndice, anexo, glossário
- Olhos: Texto curto que destaca os aspectos mais importantes abordados na reportagem. Deve estar relacionado ao título principal. Serve para despertar a atenção do leitor para a leitura.
- Crosshead: É o cabeçalho de subseção ou parágrafo impresso no corpo do texto.
- Linha de Crédito: São os direitos autorais por parte do jornalista sob textos, registros fotográficos e cinematográficos.
- Janela: É quando se coloca uma foto menor dentro de uma foto maior para destacar detalhes. Um exemplo é quando se coloca uma grande foto de um incêndio e no detalhe (janela) aparece uma foto do aparelho que causou o incêndio.
- Boxes: Quadro colocado no texto da matéria com informações adicionais sobre o tema. Pode ser um conjunto de informações técnicas relacionadas ao texto principal, a história de um personagem citado na reportagem, ou até mesmo um mini editorial da publicação relacionado ao tema da manchete.
- Quadro: Também é conhecido como “caixa”. Trata-se de um recurso para enquadrar o texto entre fios.
- Infográfico: Explicação feita por meio de imagens (fotografia, desenho, gráficos, anagramas etc.) que, no jornalismo, é usada para sintetizar uma notícia ou resumir as informações apresentadas num texto.
- Legenda: Texto curto que explica uma foto ou ilustração.
- Fólios: É o número de cada página de um livro.

Continue navegando