Buscar

Atv 3 Leituras Contemporâneas de Língua Inglesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acima foram apresentadas duas músicas com o mesmo nome, “Dear Mr. President”. Embora tenham letras diferentes, elas têm intertextos e conexões que conduzem os ouvintes a tecer reflexões sociais. Apresentam também críticas a posturas presidenciais e a modelos políticos.
Aprofunde-se no contexto de produção das músicas apresentadas procurando saber em que época elas foram escritas, que contextos simbólicos permeiam esse tempo e que críticas sociais elas procuram fazer. Faça uma releitura das músicas com o contexto em que vivemos, procurando explorar conexões com a realidade brasileira. Em seguida, escreva um texto dissertativo descrevendo a releitura feita por você. Lembre-se: você é livre para fazer conexões, interpretações e reflexões, mas deve fundamentá-las de forma crítica trazendo argumentos de autoridade, exemplificação, princípios lógicos ou causa-consequência
RESPOSTA:
De acordo com o jornal folha de São Paulo, a fome dobrou no Brasil em mais de sete anos, e a mesma, tem como público-alvo as crianças. Portanto, se hoje pudesse escrever ao presidente, começaria questionando, assim como na canção apresentada, como ele se sente ao ver pessoas passando necessidade ao sair pela porta de sua casa.
Pessoas essas, que tem procurado pelo seu pão de cada dia no lixo dos mais afortunados. Questionaria também como é possível deitar sua cabeça no travesseiro quando mães como a de Genivaldo de Jesus Santos de 38 anos, que foi preso em um carro com gás lacrimogêneo jogado por agentes policiais, não possuem nem a chance de se despedir de seus filhos. A verdade é que nesta canção, encontramos elementos atemporais da política, em que mesmo depois de anos, ainda não aprendemos como sanar.
Em outro trecho da primeira música citada, o intérprete descreve a cena de sua janela, uma mãe e seu filho que implora por dinheiro á pessoas na rua. Ao refletir sobre essa cena, lembrei-me do trânsito de São Paulo, e como cada vez mais vemos família inteiras na rua em busca de ajuda. 
Portanto, neste ano de 2022 nos resta ser conscientes ao escolher nosso próximo representante, pois questões como essa jamais podem ser esquecidas ou deixadas de lado, pois se isso se tornar realidade, onde estará a nossa humanidade?
CANZIAN, Fernando. Fome no Brasil supera média global e atinge mais as crianças. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 de maio de 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/05/fome-no-brasil-supera-media-global-e-atinge-mais-as-criancas.shtml. Acesso dia: 02 de junho de 2022.

Continue navegando