Buscar

A3

Prévia do material em texto

Explique quais são as técnicas utilizadas no exame físico, correlacionando sua aplicação à identificação de alterações orgânicas e relate a importância dos exames complementares como ferramenta diagnóstica.
O exame físico é o levantamento das condições gerais do paciente, tanto psicológicas como físicas. Ele procura informações importantes que podem ajudar na assistência a ser feita ao paciente. Com isso, são usados quatro métodos de avaliação física que são: a inspeção, a palpação, a ausculta e a percussão.
Inspeção 
Consiste em um exame visual do paciente, ou seja, uma observação e avaliação detalhada da superfície externa do mesmo. A inspeção possibilita avaliar vários segmentos corporais, sendo eles: aspecto, coloração e hidratação da pele, estado nutricional, tamanho, formato do corpo e simetria de movimentos. Ademais, ainda se observa a higiene (corporal e oral), vestimentas, cabelos, unhas, etc. Com isso, o profissional acarretará informações que podem não ser citadas pelo paciente.
Palpação 
É a utilização do sentido do tato, isto é, o profissional toca no corpo do paciente para avaliar a dor, nódulos, inchaço, alteração de textura, forma, consistência, sensibilidade, etc. A palpação consiste em palpação leve, que é a avaliação na parte superficial do corpo com pressão de 1cm, ou palpação profunda, na qual é feita com bastante cuidado e aplicando pressão de 4cm examinando músculos e órgãos, sendo necessário apenas quando a palpação leve for ineficaz.
Percussão 
É realizada por digito-digital, em que o examinador posiciona uma das mãos sobre o abdome do paciente e percute com o dedo indicador, no intuito de ouvir sons que indiquem a presença de ar, líquidos ou massas. Os sons ouvidos através dessa técnica são, ressonância, som maciço ou oco; hiper-ressonância é alto e estrondoso; e timpânico é como um tambor. Contudo, a percussão serve para analisar a intensidade, tonalidade e o timbre por meio de vibrações.
Ausculta 
É ouvir sons produzidos pelo corpo através de um estetoscópio. Corresponde a verificação de sons intestinais, cardíacos e pulmonares. Deve atentar-se a duração, o tom, a qualidade e a intensidade, visto que essa avaliação completa o diagnóstico do paciente.
Dessa maneira, vemos a importância e necessidade de efetuar minunciosamente todas as etapas do exame físico, haja visto que uma avaliação completa a outra, formulando no fim um diagnóstico para o paciente e em seguida efetuar um tratamento no intuito da sua recuperação.

Continue navegando