Buscar

resumo av1 psicologia experimental

Prévia do material em texto

AULA 1 
Psicologia experimental( quando você está junto com as pessoas fazendo experimentos com elas ) em termos de pesquisa a pesquisa experimental é a mais valorizada no mundo pq a pesquisa experimental é a unica que a gente consegue comprovar causa e efeito. exemplo: vacina( não tem como se ter vacina sem uma pesquisa experimental.para pesquisa ser experimental temos que ser imparciais na escolha dos participantes. Os participantes tem que ser aleatórios. se reunir entre 8 e 12 vezes (2 a 3 meses) para realização da pesquisa.
ter o mesmo numero de pessoas participantes e não participantes do experimento mas sim da pesquisa servindo de comparação.
para realizar uma pesquisa nos temos que ter uma fudamentação, trabalhamos com artigos ciêntificos pesquisador não trabalha com livros pq o livro é fragmento de alguma pesquisa ou o entendimento de determinado autor
pelo menos 40 % de todas as referencias bibliograficas utilizadas seja dos ultimos 5 anos. melhor atualizada.
utilizar artigos cientificos.
aula 1 
Todo teste psicologico tem uma pesquisa por tras dele.
As bases da pesquisa
-Caracterizar o metodo experimental(quando queremos conhecer algo comecamos a partir das caracteristicas dessa coisa). 
1 manipulação direta das variáveis 
Quando eu estou manipulando uma variavél eu já caracterizo uma pesquisa experimental. 
variável que é manipulada é independente 
nós manipulamos as variavéis, temos o controle. eu tenho que saber se aqula variavel vai fazer algum efeito naquilo que eu estou 
2 causa e efeito 
confirmar determinado resultado.
verificar se aquela variavel idependente que eu estou manipulando vai dar um resultado.Exemplo: vacina - causa: proporcionar as pessoas uma não doença grave(propósito) 
3 situação de controle das variáveis:
nós manipulamos as variavéis, temos o controle.
4 interferência de realidade
uma realidade que ali se encontra se alterese caracterizará como experimental. Havendo uma alteração sabemos que foi provocado pela manutenção da variavél.
-Debatar sobre os delineamentos de uma pesquisa (os caminhos que uma pesquisa percorre)
Testes de uma teoria 
a partir de TEORIAS realizadas eu crio minhas HIPOTESES e a partir do momento que eu crio minhas hipoteses a partir das pesquisas que foram realizadas eu faço a OBSERVAÇÃO de tudo isso para chegar a determinado resultado. as chances de comprovar ou não a pesquisa aumenta.
AULA 2 
VARIAVÉS IDEPENDENTE, DEPENDENTE E INTERVENIENTE 
Eu começo a entender sobre um determinado assunto perguntando o que é aquilo. o que é variavel?
Tecnicamente, cienficamente em qualquer luigar do mundo variável é tudo aquilo que varia. Exemplo: idade, temperatura, depressão. Quando falamos de variável estamos falando de constructo/ fator/dimensão.
VARIAVEL INDEPENDENTE é a variável causa: eu quero saber até que ponto aquela variavél independente vai influenciar a variável dependente que é consequência.
Afetam ou determinam outras variaveis, é fator determinante, condição ou causa para determinado resultado, efeito ou consequência. é manipulado pelo pesquisador determinando a relação da variavel com o fenomeno observado pra ver que influencia exerce sobre um possivel resultado.
VARIAVEL DEPENDENTE: consequente/ resultado 
são descobertos ou explicados em virtude de serem influnciados, determinados ou afetados pela variavel independente. podendo aumentar diminuir ou dessaparecer a medida que o pesquisador modifica a variavel idependente. resposta a algo que foi manipulado.
Exemplo: satisfação dos trabalhadores docentes da escola publica municipal como fator de predição de desempenho. eu tenho a variável satisfação e quero saber o quanto a variavel satisfação influencia na variavel do desempenho do professor. 
VARIAVEL INTERVENIENTE
SÃO VARIAVÉS QUE INTERFEREM NOS RESULTADOS FINAIS DO EXPERIMENTO.
todas as vezes que fazemos uma pesquisa a ideia é ter o controle dessa pesquisa e a pesquisa precisa ter do que se chama de controle de variaveis então a ideia é que se eu precisar controlar a temperatura de determinado ambiente para realizar essa pesquisa por exemplo eu tenho que pensar como eu irei controlar essa temperatura pq se eu não contolar ela possivelmente pode influenciar/mudar os resultados da minha pesquisa. 
exemplo: imprimo 100 questionarios e peço para as pessoas preencherem no local adequado para isso agora eu pego o mesmo questionario e envio por email a forma de aplicar mudou e eu posso ter uma variavel interveniente nos resultados. 
AULA 4 
PESQUISA EXPERIMENTAL/ PESQUISA QUASE EXPERIMENTAL
PESQUISA EXPERIMENTAL: é a unica que consegue demosntrar causa e efeito dentro de um fenomeno.
no mento experimental planejamos o projeto levantamos referencias atualizadas sobre o assunto de preferencia com diferença de ate 5 anos do ano base, busca fundamentação, elaborar, estabelecer testar. estabelece um sistema de observação, testa a intervenção, coleta a analise dos dados e dissemina os resultados.
METODO QUASE EXPERIMENTAL: não contemplam todas as caracteristica de um experimento pois um controle completo nem sempre é possível.não é feito com metodo aleatório. Não permite garantia equivalencia entre os grupos no começo do estudo por isso não tem a mesma validade da pesquisa experimental.
grupo de controle : não participa do experimento mas ajuda na comparação.
Pesquisa quase experimental: são delinemamentos de pesquisa que não tem distribuição aleatória dos sujeitos pelos tratamentos nem grupos -controle 
ante-projeto é um esboço do projeto, desenvolvido a partir de estudos tecnicos preliminares e das demandas dos clientes 
AULA 5
CONDICIONAMENTOS
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO 
É um tipo de aprendizagem que ocorre atravez de associações entre um estimulo ambiental e um estimulo que ocorre naturalmente. envolve a colocação de um sinal neutro(sino) antes de um reflexo que ocorre naturalmente(salivação) exemplo do cão da ração e o sino.forma uma associação entre dois estimulos resultando em uma resposta aprendida.
o que é estimulo incondicionado?
no condicionamento classico é aquele que incondicionalmente provoca uma resposta natural e automatica. exemplo: quando vcsente o cheiro da sua comida favorita vc automaticamente sente vontade de comer e saliva. O cheiro da comida é o estimulo incondicionado. essa resposta não requer aprendizagem ela acontece automaticamente.
no condicionamento classico para haver a Extinção de um comportamento retiramos o estimulo incondicionado. 
o que é recuperação espontânea : é recuperar a prendizagem que já adiquiri mas foi extinta. Para haver a recuperação espontanea devolvemos o estimulo incondicionado. 
CONICIONAMENTO OPERANTE :
O COMPORTAMENTO NÃO É PROVOCADO POR DETERMINADO ESTIMULO AO INVES DISSO ELE É IMITIDO. tendemos a repetir o que tem uma consequencia positiva. exemplo: ser educado com a familia para ouvir deles como tem orgulho de nos ao inves de sermos chamados de mal educado. O comportamento operante é voluntário não é automatico exemplo; levantar da cadeira ligar para comprar uma pizza. depende da vontade.
Reforço no condicionamento operante: é determinado estimulo que tem como finalidade fazer um comportamento que aconteceu no passado aconteça no futuro. 
Reforço positivo: recompensa 
Reforço negativo: introduzir estimulo aversivo a uma determinada pessoa ter um determinado tipo de comportamento que quieiramos que ela tenha. 
A Extinção de determinado comportamento no comportamento operante se da quando tiramos o reforço.
A recuperação estantanea no condicionamento operante se da quando eu insiro novamente o reforço.
COMPORTAMNETO RESPONDENTE
É AQUELE QUE SIMPLISMENTE RESPONDE AO ESTIMULO DO AMBIENTE É INVOLUNTÁRIO E AUTOMATICO. SUCÇÃO DO BÊBÊ. É UMA RESPOSTA INVOLUNTÁRIA DO SEU ORGANISMO. 
Reforço do condicionamento operante é o estimulo para aumentar a probabilidade de um comportamento que aconteceu no passado repita.
punição: se teve um comportamento no passado que não é desejado no futuro.
Punição positiva é empregar um evento que vai fazer o papel de punição positiva exemplo: dar uma multa paraum infrator.
Punição negativa o evento é retirado. exemplo tirar o celular 
Reforço aumenta o comportamento e a punição diminui

Continue navegando