Buscar

Prova Psicologia Experimental AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Psicologia Experimental AV1- turma 1003
A presente avaliação consiste é composta por questões fechadas , cada questão valendo 1,0 ponto. Para resolução da mesma você terá 24hrs. Após esse período o formulário não ficará mais disponível. Boa prova 
1.DataDate.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
2.Aluno:Single line text.
3.O elemento mais importante para a identificação de um delineamento de pesquisa é o procedimento adotado para a coleta de dados. Se um pesquisador determinou um objeto de estudo, selecionou as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definindo as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto, ele está realizando.Single choice.
Levantamento
Estudo de caso
Pesquisa Experimental
Pesquisa de Campo
Pesquisa Ação
4.Cinqüenta voluntários receberam uma série de choques elétricos dolorosos enquanto que 50 sujeitos-controle não receberam nenhum choque. Ambos os grupos deveriam realizar uma tarefa motora em seguida. A metade das pessoas do grupo que recebeu choque ficou furiosa e abandonou o experimento antes do final. Os outros 25 tiveram um desempenho melhor do que os sujeitos do grupo controle na tarefa de coordenação motora. O experimentador concluiu que o choque elétrico, quando aplicado adequadamente, melhora o desempenho das pessoas em uma tarefa de coordenação motora. I. Variável independente é o choque II. Variável dependente é a desistência dos participantes III. Variável dependente , melhor desempenho motor.Single choice.
Apenas I está correta
Apenas II está correta
I e II estão corretas
I e III estão corretas
5.Respeitar o participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia, reconhecendo sua vulnerabilidade, assegurando sua vontade de contribuir e permanecer, ou não, na pesquisa, por intermédio da manifestação expressa, livre e esclarecida. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de uma pesquisa tem como objetivo estabelecer um compromisso entre pesquisador e pesquisado. Esse documento deve: I. omitir os objetivos da pesquisa, a fim de evitar que o pesquisado enviese os dados inadvertidamente II. indicar a metodologia da pesquisa de modo claro, conciso e de fácil compreensão para o pesquisado. III. assegurar que, como ocorre com as pesquisas psicológicas, o risco decorrente da participação do pesquisado é zero.Single choice.
apenas a I esta correta
apenas a II esta correta
apenas a III está correta
todas estão erradas
6.Por muitos anos, Skinner foi o mais destacado comportamentalista da América, tendo atraído um amplo, leal e entusiasmado grupo de seguidores. Seu tipo exclusivamente descritivo de comportamentalismo radical se dedica ao estudo das respostas, volta-se para descrever, e não para explicar, o comportamento. Ele só se ocupava do comportamento observável e acreditava que a tarefa da investigação científica se traduz em estabelecer relacionamentos funcionais entre as condições de estímulo controladas pelo experimentador e a resposta subsequente do organismo. No que se refere ao comportamento operante : I - O comportamento operante ocorre com um estímulo externo observável, a resposta do organismo é aparentemente espontânea no sentido de não estar relacionada com nenhum estímulo observável; I I - O comportamento operante opera no ambiente do organismo, ao passo que o respondente não o faz. I I I - O comportamento respondente é a peça chave do pensamento de Skinner e nada mais é do que a representação da interação do sujeito-ambiente;Single choice.
apenas a I esta correta
apenas a II esta correta
I e III estão correta
7.Esta profissão precisa de se dizer e de se contar: é uma maneira de compreendê-la em toda a sua complexidade humana e científica. É que ser professor obriga a opções constantes, que cruzam a nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar, e que desvendam na nossa maneira de ensinar a nossa maneira de ser. (Antonio Nóvoa) A fala poética de Antonio Nóvoa reproduz um conceito bastante interessante relacionado ao comportamento. A maneira de ser e a maneira de ensinar se constituem como formas de comportamento. Considerando que o professor em sala de aula, emite respostas, e estas produzem alterações no ambiente, na ocasião de alguém lhe fazer uma pergunta, e sua resposta for precisa (não deixando dúvidas ao interlocutor), é bem provável que na próxima vez que lhe fizerem a mesma pergunta, o professor responda da mesma forma. Tal situação expressa à ideia do: I. Condicionamento Operante, através da modelação (modeling) II. Condicionamento Respondente, através do condicionamento clássico III. Condicionamento Operante, através de um reforçador É correto o que se afirma em:Single choice.
Apenas I está correta
Apenas II está correta
Apenas III está correta
I e II estão corretas
I e III estão corretas
8.No condicionamento clássico, um estímulo neutro (condicionado) é associado, ou seja, precede imediatamente a um estímulo não condicionado diversas vezes, até que seja capaz de produzir uma resposta não condicionada anteriormente, agora chamada resposta:Single choice.
direcionada
intermitente
incondicionada
condicionada
equivalente
9.Um menino de 9 anos de idade, diagnosticado com transtorno opositivo desafiador (TOD), foi internado em hospital pediátrico de alta complexidade para estabilização do quadro de crise. Durante atendimento psicológico, a genitora do paciente relatou que o filho tem dificuldades na escola, agride os colegas e não segue as regras. Em casa, a criança realiza atividades de acordo com a própria vontade e, quando é contrariada pela mãe, desfere golpes e mordidas. A psicóloga observou que o paciente buscava jogar-se do leito, sem considerar risco de queda ou potencial acidente. Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir: A genitora do paciente demonstrou irritação e agressividade perante o comportamento dele e relatou gritar com o filho quando ele “começa com essa birra”. Diante do caso exposto o grito pode ser considerado :Single choice.
reforço negativo
reforço positivo
punição
moderador
interventor
2021

Outros materiais