Buscar

teias gestão educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Com relação à organização, a escola deve ser considerada como:
 Uma organização do tipo burocrática, devido a seu modo predominante de regulação e de exercício de poder.
2-O conceito de burocracia, utilizado para a compreensão da organização escolar baseia-se em:
Weber, que busca a racionalidade administrativa que acompanha o crescimento das tarefas administrativas de uma organização, que são indispensáveis para o atendimento das necessidades da administração de massa.
3-Com relação à teoria de Merton (1976, apud SAMPAIO 1998), pode-se afirmar que:
 As relações pessoais numa organização burocrática exercem uma constante pressão sobre o funcionário para torná-lo prudente, metódico e organizado.
4-Quanto à organização do trabalho do professor, é possível afirmar que:
 O poder de decisão do professor limita-se ao espaço da sala de aula, em que desenvolve o que lhe parecer adequado em relação à transmissão de conteúdos e à avaliação dos alunos.
5-Com relação ao modelo anárquico ou de anarquia organizada, podemos afirmar que:
 Contrapõe-se ao modelo racional (burocrático), pautando-se em estruturas consideradas informais e menos visíveis, nem sempre públicas ou escritas em documentos e surgem por meio das interações presentes nas instituições.
6- Quanto ao Plano Legal Normativo é correto que:
Se possa considerá-lo como um plano que é proposto oficialmente, utilizando documentos de abrangência regional ou nacional, como por exemplo: a Consituição Federal.
7-Com relação às normas estabelecidas para controle de faltas dos funcionários públicos municipais de São Paulo, pode ser afirmado que
:I) Os funcionários podem se ausentar durante um ano por meio de faltas abonadas (10), faltas justificadas (6) e faltas injustificadas (60, desde que interpoladas).
II) As faltas consideradas justificadas ou injustificadas não acarretam ao funcionário público perdas salariais, desconto de dias para contagem de aposentadoria e possíveis promoções, ou responder processo administrativo.
III) O abono de falta do professor deve, obrigatoriamente, ser autorizado pelo diretor da escola, já que a falta abonada constitui uma concessão, e não um direito de todo funcionário público, inclusive os professores.
IV) Havendo necessidade, todo funcionário público, exceto os professores podem solicitar e usufruir dessas licenças, situação que automaticamente acarreta sua ausência do local de trabalho.Levando em conta as afirmações acima, qual das alternativas abaixo está correta?
 Somente a I e a III.
8-Com relação à organização da escola mediante a imprevisibilidade da presença dos professores, qual das alternativas abaixo está correta:
 Com a necessidade de ter certa previsibilidade das faltas para a organização das escolas, quando da ausência do professor ao trabalho, nas escolas pesquisadas, foram criados "quadros de agendamento de faltas abonadas”.
9- Com relação à participação dos professores nas discussões e definições educacionais, percebe-se no Brasil que;I) Se atribui apenas a eles o papel de executores ou aplicadores das prospostas.
II) Parece que os professores não contam quando se trata de examinar criticamente a natureza e o processo de reforma educacional.
III) Existe uma virtual ausência do professorado na definição, discussão e tomada de decisões na política educativa
.IV) Os professores sempre são consultados a respeito de quais os melhores caminhos para se obter uma educação de qualidade.
V) A experiência pessoal do professor, atuando diariamente na escola é muito valorizada na tomada de decisões ma política educacional.Com base nessas afirmações, qual alternativa abaixo é correta:
 As alternativas I, II e III.
10-Com relação às mudanças existentes em São Paulo, com relação às escolas públicas de ensino fundamental podem ser citadas:I) A LDB (lei 9394/96)
II) A partir de 1997 o sistema público paulista se reorganizou mediante a criação de dois ciclos no ensino fundamental
.III) A criação de salas-ambiente para o trabalho das diferentes disciplinas
IV) A efetivação de um sistema centralizado de avaliação do rendimento escolar (SARESP)V) A implantação da progressão continuada, com seus projetos associados voltados à recuperação e reforço escolar.Referente às afirmações acima, qual das alternativas abaixo é verdadeira:
Todas são verdadeiras.
11) Com relação à "voz do professor” para transformar a escola, pode-se afirmar que:I) É pressuposto indiscutível em qualquer tentativa consequente de transformar a escola
.II) É condição para que essa transformação ocorra - uma vez que o professor só altera seu fazer se não negar seu papel
.III) Deve haver respeito à experiência dos professores e não a sua negação mediante rótulos depreciativos acerca de seu trabalho e de sua concepção de ensino.
IV) Os professores analisam informações ou instruções (novas) interpretando-as a partir das teorias que dominam, do saber que dispõem, e só alteram suas ações, caso o dado novo não seja incoerente com seu referencial.
V) A imagem do professor é de um algoz incompetente, penalizado na falta de atenção que os governos têm em ouvir suas opiniões quando ocorrem reformas de ensino.Com relação às afirmativas acima, qual a alternativo abaixo esta correta:
Todas estão corretas.
12-Quanto à implantação dos ciclos aliada à decorrente progressão continuada, é certo que:I) Acirrou muito os dilemas dos professores das séries finais do Ensino Fundamental.
II) Apesar das inúmeras polêmicas geradas pelo desmembramento das escolas, a separação dos ciclos parece ter tido forte ressonância entre os professores.
III) A convivência sem integração dos antigos ensino primário e ginásio foram apenas legitimados pelo desmembramento das escolas
,IV) Tal medida não ajudou os professores, no que tange a ampliação da jornada de trabalho numa única escola e com a possibilidade de conviver com seus iguais na ordem hierárquica.Com tais afirmações pode-se considerar como corretas:
 As I, II e III estão corretas.
13- Segundo Habermas, a origem o significado de público e privado remonta de que época?
Grécia antiga
14- Com relação à esfera pública e provada na agenda educacional brasileira, é correto que:I) Este conflito assume um papel de grande relevância na historicidade das práticas educacionais
.II) A educação é entendida como prática social e, portanto, como política pública.
III) Não existem disputas entre os defensores do ensino público e do ensino privado.
IV) Existe uma clara delimitação entre as esferas pública e provada da sociedade.
V) A hegemonia nesta disputa tem sido do setor privado.De acordo com as respostas acima, assinale a alternativa correta:
 A I, II e V estão corretas
15-) Com relação às fronteiras entre as esferas públicas e privadas afirma-se:I) Permeia os desdobramentos do Estado e de suas políticas no Brasil, e tem tornado natural a emergência da privatização do público
.II) Na arena educacional o embate público e privado assume modalidades distintas em virtude das conjunturas em que se efetivam.
III) É um embate que não se circunscreve à agenda educacional, mas nela tem a explicação correta e relevante
,IV) Da dinamicidade desse embate as categorias em disputa vão sendo redesenhadas, ampliando a discussão para além do público (estatal) e do privado (individual).Em conformidade com as assertivas acima, assinale a alternativa correta:
Todas estão corretas.
16-A Constituição Federal de 1988, ao definir a gratuidade do ensino público em todos os níveis, como dever de Estado, reafirma o caráter público da educação e a partir dos anos 90 pode-se afirmar que:I) Não existem disputas com relação às questões educacionais.
II) As questões educacionais são disputadas por três segmentos.
III) Um deles são os defensores do ensino público e gratuito, laico, representado pelo Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública
.IV) Outro é a Federação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (FENEM). Defendendo o setor particular leigo e confessional
.V) A representação das escolas católicas e comunitárias.Dessa forma, a alternativa correta é a seguinte:As alternativas II, III, IV e V estão corretas.
17-Podemos dizer então que o caráter conservador da administração vigente é:
 Capitalista.
18-O problema da educação escolar é visto como:
 Sendo de natureza eminentemente administrativa.
19- Com relação à organização do trabalho pedagógico nas escolas cicladas, seguem as seguintes afirmações:I) A escola é portadora de diferenças e de peculiaridades, que por muito tempo foram clandestinas e até inconfessáveis,
II) É na diferença, nos elementos de sua própria cultura, que se encontram respostas para uma série de questões que lhe são postas constantemente, ou que se impõe a responder
.III) A interpretação de cada escola dá a medidas externas, a política de diversas naturezas, é portanto peculiar, cheia de consensos, dissensos, contratos simbólicos e oposições.
IV) A escola é uma instituição totalmente independente que não reflete as políticas externas, nem as reproduz integralmente.
V) Entretanto, a escola interpreta e não simplesmente responde ou aplica as diretrizes que recebe, tal como foram concebidas.Em conformidade com tais assertivas, pode afirmar que:
 As alternativas I, II, III e V estão corretas.
20- Com referência à organização escolar ciclada e os problemas enfrentados é correto afirmar:
 Os problemas que as escolas cicladas enfrentam são os seguintes: ausência de efetiva atuação das secretarias de ensino na implementação da proposta, descontinuidade e descompromisso político, falta de investimento pedagógico por parte da administração, falta de compreensão da proposta por parte dos professores, falta de capacitação profissional ou formação continuada entre outros.

Outros materiais