Buscar

AP3 Financas publicas - 2022

Prévia do material em texto

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
APLICAÇÃO PRÁTICA 3
Turma:
Professor:
Semestre:
Aluno(a):
O setor público é uma soma de muitas engrenagens que, de uma forma ou de outra, orientam nossas vidas, seja através dos chamados bens públicos, aos quais todos nós temos direito ao consumo e que precisam ser oferecidos de acordo com padrões de qualidade elevada, seja quando o estado adota políticas no sentido de promover a inovação e o desenvolvimento com sustentabilidade. Compreender o papel do governo e suas formas de atuação é fundamental, tanto do ponto de vista individual, quanto do lado da empresa e das nações. Entender o impacto de políticas fiscais, monetárias e cambiais pode ser o limite entre uma trajetória regular e uma decisão que permitirá ao país ou à empresa dar um salto na escala da competitividade. Tudo claro dentro de um sistema econômico que tem como objetivos atingir altos níveis de emprego, nível de preços estável, eficiência, distribuição equitativa de renda, crescimento e desenvolvimento (que são as metas da Economia), equilibrando sempre desejos ilimitados e recursos escassos.
Em se tratando das finanças públicas e do papel do governo na Economia, pode-se dizer que são consequências de falhas dos mercados em alcançar a alocação eficiente de recursos e redistribuir renda de maneira mais equitativa entre os fatores de produção para garantir o funcionamento do sistema econômico. 
No âmbito da economia, o Estado tem o papel de regular e promover os meios para que as necessidades coletivas sejam supridas, garantindo o bem comum. Esta intervenção na economia passa pelas funções alocativa, distributiva e estabilizadora:
· Função alocativa: envolve o fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. Esses bens, denominados bens públicos, têm por principal característica a impossibilidade de excluir determinados indivíduos de seu consumo como rodovias, segurança, educação e saúde, infraestrutura, etc. 
· Função distributiva: envolve ferramentas de tributação e canais de transferências financeiras, subsídios à família e subvenções a determinados setores da economia. Um bom exemplo é a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde, serviço o qual é mais utilizado por indivíduos de menor renda.
· Função estabilizadora: envolve o estado como agente econômico para alterar o comportamento dos preços e emprego, através de diferentes políticas econômicas com vistas a promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade.
Considerando as funções como o governo deverá utilizá-las neste mundo pós-covid para retomar o crescimento econômico
ORIENTAÇÕES DE COMO CONSTRUIR A ATIVIDADE:
Para responder essa atividade você deve elaborar um texto abordando as três funções do governo e seu papel para a retomada do crescimento.
O trabalho deverá conter capa simples com nome e matrícula, título do trabalho: Atividade Online de Finanças Públicas, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia (sites e links). O texto deve ser redigido com fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN no tamanho 12, com espaço entrelinhas de 1,5 cm e alinhamento justificado, de acordo com as normas da ABNT.
	Critérios de avaliação
	Indicadores
	Pontuação
	Coerência da resposta ao enunciado proposto
	4
	Capacidade argumentativa e clareza na exposição das ideias e conceitos
	4
	Correção gramatical
	1
	Utilização das normas da ABNT na formatação, citações e referências
	1

Continue navegando