Buscar

Exercício de Legislação Profissional Contábil - fixaçâo 2

Prévia do material em texto

Exercício de Legislação Profissional Contábil - Exercício de Fixação 2
No ordenamento contábil classificamos as normas brasileiras de contabilidade em Normas Técnicas, cujo foco são conceitos doutrinários, regras e procedimentos aplicados de contabilidade e Normas Profissionais com regras direcionadas ao exercício profissional.
Sobre a estruturação das normas  técnicas assinale a alternativa correta:
D - Asseguração de Informação Não Histórica são as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Asseguração convergentes com as Normas Internacionais de Asseguração emitidas pela IFAC;
Temos várias formas para extinção do Registro junto ao CRC, são elas a Cancelamento, Baixa, Suspenção  e Cassação. Cada uma é resultado de processos diferente e poderá ser aplica de acordo com a situação que se apresentar. Analise as sentenças abaixo e selecione a alternativa correta:
I. Suspensão é a cessação temporária da habilitação para o exercício da atividade profissional;
II. Cassação é a perda da habilitação para o exercício da atividade profissional;
III. A baixa do Registro Profissional poderá ser solicitada pelo contador ou pelo técnico em contabilidade;
Assinale a alternativa correta:
D - Estão corretas as sentenças I, II e III;
Além de seguir os Princípios Fundamentais, os trabalhos em contabilidade devem ser realizados em consonância com as  normas contábeis brasileiras que estabelecem regras de conduta profissional e procedimentos técnicos.
Sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade analise as afirmações a seguir: 
I. As Normas Brasileiras de Contabilidade, com exceção dos Comunicados Técnicos, devem ser submetidas à audiência pública com duração mínima de 30 (trinta) dias.
II. As Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) devem seguir os mesmos padrões de elaboração e estilo utilizados nas normas internacionais e compreendem as Normas propriamente ditas, as Interpretações Técnicas e os Comunicados Técnicos.
III. As Normas profissionais de Contabilidade, com exceção das normas Técnicas, estabelecem preceitos de conduta profissional e padrões de procedimentos necessários para o adequado exercício profissional.
E - Apenas a afirmação III é falsa
O Profissional da Contabilidade deve fixar previamente o valor dos serviços, por contrato escrito, considerados os elementos seguintes:
E - Todas as alternativas estão corretas.
No tocante às atividades privativas e as atividades compartilhadas:
A - Consideram-se atividades compartilhadas aquelas cujo exercício é habitual também em outras profissões.
O CEPC estabelece que, no desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade:
E - Valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
O profissional que atua na categoria profissional de auditor independente sem que esteja devidamente habilitado para tanto incorre em descumprimento do CEPC, Art. 3º. nas alíneas:
C - XIX – intitular-se com categoria profissional que não possua, na profissão contábil.
Temos uma norma que regulamenta o Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil (EQT) que é a NBC PP 02. Para execução desse exame temos uma Comissão Administradora de Exame (CAE) que possui algumas atribuições. Analise as sentenças abaixo sobre as atribuições do CAE:
I. Estabelecer as condições, o formato e o conteúdo do EQT que será realizado;
II. Estabelecer o valor a ser cobrado pelo Exame e controlar seu pagamento;
III. Zelar pela confidencialidade do Exame, pelos seus resultados e por outras informações relacionadas
B - As sentenças I e III estão corretas;
Será concedida isenção da anuidade ao Técnico em Contabilidade ou ao Contador que:
B - For portador de doença grave, conforme norma da Previdência Social.
As Normas Brasileiras de Contabilidade são utilizadas para direcionamento técnico e profissional e acompanham as variações de negócios mundiais alinhadas a partir da convergência as normas internacionais, assim são flexíveis e passíveis de alteração para melhor adequação aos negócios e aos usuários.
Segundo Resolução CFC nº 1.328/2011 Para alteração de Norma Brasileira de Contabilidade, de Interpretação Técnica e de Comunicado Técnico, é necessário que sejam observados algumas condições.
Sobre os critérios de alteração das normas considere as afirmações a seguir:
I. Nos casos de alteração redacional de toda a norma, interpretação ou comunicado, deverá ser mantida a sigla e identificada a nova redação pela letra “R”, seguida do número sequencial.
II. As alterações parciais das Normas e Comunicados são denominadas “Revisão NBC” seguido da numeração inicial 01 enquanto as alterações das instruções somente poderão ser alteradas de forma completa.
III. A alteração, inclusão e revogação de dispositivo deverão ser consolidadas na respectiva norma, fazendo referência à “Revisão NBC”, sem alterar a sigla da norma modificada.
IV. O dispositivo alterado ou revogado deve excluído da norma alterada e as alterações excluídas da norma não alteram a letra “R + numeração” na sigla de normas vigentes.
B - As afirmações I e III são verdadeiras.

Continue navegando