Buscar

Replicação do DNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Genética Molecular e Humana
Processo de Replicação do DNA
Para que as células eucarióticas se dividam, elas necessitam de processos de replicação de DNA, separação das copias e divisão do citoplasma. Os cromossomos eucarióticos são separados do citoplasma pelo envelope nuclear e, o núcleo possui a matriz nuclear (arcabouço interno) que é uma rede de fibras que mantém relações entre os componentes nucleares e participam dos processos de REPLICAÇÃO DO DNA, EXPRESSÃO DOS GENES E MODIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DO GENE ANTES DE DEIXAREM O NÚCLEO. 
Cada célula eucariótica apresenta vários cromossomos, em humanos, temos 46 cromossomos, constituindo 23 pares homólogos. Os dois cromossomos de um par homólogo são, em geral, semelhantes e cada um carrega informações genéticas para o mesmo conjunto de características hereditárias. As células que carregam dois conjuntos de informação genética são diploides e as células que carregam um conjunto de informações genéticas são haploides.
Estrutura do cromossomo
Um cromossomo funcional apresenta três elementos essenciais: um centrômero, um par de telômeros e as origens de replicação. As moléculas de DNA nos cromossomos eucarióticos estão muito dobradas e condensadas. Cada molécula de DNA é enrolada ao redor de histonas e comprimida até formar um cromossomo em formado de bastão. Os cromossomos são finos e de difícil observação mas, antes da divisão celular, eles se condensam, ficando mais espessos (em geral, estudamos os cromossomos nesse estágio)
· Centrômero: é o ponto de fixação para os microtúbulos do fuso (filamentos responsáveis por mover cromossomos na divisão celular); aparece como uma região contraída.	Comment by Iana Sâmella: cinetócoro é o ponto de fixação para os microtúbulos do fuso
· Telômeros: pontas de um cromossomo linear completo, as extremidades. Eles protegem e estabilizam as extremidades dos cromossomos, eles estabilizam o cromossomo.
· Origens de replicação: locais onde a síntese de DNA tem início. Na preparação para a divisão celular, cada cromossomo se replica e faz uma cópia de si mesmo. Estas cópias, inicialmente idênticas, são as cromátides-irmãs, que são mantidas juntas no centrômero e, cada cromátide -irmã, possui apenas uma molécula de DNA.
Ciclo celular e a Mitose
Estágios pelos quais a célula passa de uma divisão para a próxima. Por meio do ciclo celular, as instruções genéticas para todas as características são transmitidas da célula-mãe para as células filhas. A progressão do ciclo celular é regulada em pontos de transição, os pontos de verificação, que permitem ou proíbem a progressão da célula para os próximos estágios, garantindo que todos componentes celulares estejam presentes e funcionais, sendo essencial para que células com cromossomos danificados ou ausentes se proliferem. Defeitos nesses pontos podem resultar em crescimento exagerado, como ocorre em alguns cânceres. 
O ciclo celular pode ser dividido em duas fases principais: Interfase e fase M.
· Interfase: Período ENTRE as divisões celulares, no qual a célula cresce, se desenvolve e funciona. Nela também ocorre eventos necessários para a divisão celular. Nesse período, o DNA está sendo sintetizado, o RNA e as proteínas estão sendo produzidos e milhares de reações bioquímicas necessárias para o funcionamento celular estão ocorrendo, além do crescimento e desenvolvimento, a interfase possui vários pontos de verificação. Ela é dividida em três subfases: G1, S e G2.
· G1: A interfase começa com G1, nesta subfase, as proteínas necessárias para a divisão celular estão sendo produzidas, ela, geralmente, dura algumas horas. Próximo ao término e G1 tempos um ponto de verificação crítico, o ponto de verificação G1/S, que mantém a célula em G1 até que ela tenha todas as enzimas necessárias para a replicação do DNA.
· G0: Antes de alcançar o ponto de verificação G1/S, as células podem sair do ciclo celular ativo em resposta a sinais regulatórios e passar para uma fase de NÃO DIVISÃO, a fase G0, que é um estado estável no qual as células, em geral, mantêm um tamanho constante. As células podem permanecer no G0 por um bom tempo, até indefinidamente, ou podem entrar novamente na G1 e no ciclo celular ativo
· Fase S: na fase S, cada cromossomo é duplicado. Embora a célula esteja empenhada em se dividir após ter passado pelo ponto de verificação G1/S, a síntese de DNA pode ocorrer antes que a célula possa ir para a fase de mitose. Se a síntese de DNA é bloqueada (pós fármaco ou uma mutação), a célula não será capaz de sofrer mitose. Antes da fase S, o cromossomo não é replicado e, após essa fase, cada cromossomo é composto por duas cromátides.
· G2: Nesta fase, ocorrem vários eventos bioquímicos adicionais que são necessários para a divisão celular. O importante ponto de verificação G2/M é alcançado próximo do final de G2, ele só é ultrapassado se o DNA da célula estiver completamente replicado e íntegro

Outros materiais