Buscar

LEGISLAÇÃO ADUANEIRA E TRIBUTÁRIA Atividade 3

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO ADUANEIRA E TRIBUTÁRIA – Atividade 3
Governo paulista zera ICMS de frutas, verduras e hortaliças embalados. A medida atende pleito do setor hortifrutigranjeiro e tem aval do Confaz; além de segurança a produtores, ato deve permitir queda de preços. A isenção do ICMS terá validade a partir de 1º de fevereiro. No dia 29/01/19, o governador de São Paulo, João Doria, assinou decreto que isenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) dos produtos hortifrutigranjeiros, estendendo o benefício a frutas, verduras e hortaliças que estejam embaladas ou resfriadas, mesmo que tenham sido cortadas ou descascadas.
Fonte: Adaptado de Pinto, 2019. Disponível em: < https://www.contabeis.com.br/noticias/39367/governo-paulista-zera-icms-de-frutas-verduras-e-hortalicas-embalados/ >. Acesso em: 7 fev. 2019.
Pautando-se nos estudos, explique o que é o ICMS e apresente dois fatos geradores desse tipo de tributo.
O ICMS é o principal imposto estadual que, incide sobre “operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior” (BRASIL, 1988, art. 155, II).
No processo de importação de uma determinada mercadoria, é obrigatório do pagamento do ICMS, após o desembaraço aduaneiro, e este ICMS será referente ao estado de domicílio do importador. Há algumas exceções, por exemplo: atualmente o Governo do Estado de São Paulo zerou (temporariamente até março/23) o ICMS para dispositivos médicos hospitalares, o mesmo vale para o Estado de Santa Catarina. 
No processo de transporte de uma mercadoria importada, também é obrigatório o pagamento do ICMS sobre o serviço de transporte, isto após a emissão do CTE (Conhecimento de Transporte Eletrônico ou Guia de Transporte). 
Contextualizando, digamos que uma empresa de dispositivos médicos, situado no Estado de São Paulo, efetua uma importação, neste primeiro momento ela não pagará o ICMS, porém se ela distribui este mesmo material para outros estados, ela deverá efetuar o pagamento do ICMS sobre o transporte desta mercadoria.

Continue navegando