Buscar

Reprodução assistida 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)A técnica de inseminação artificial pode ser subdivida em coito programado e inseminação intrauterina (IIU). É considerada de baixa complexidade por exigir pouca ou nenhuma manipulação de gametas em laboratório, por ser pouco invasiva e de menor custo financeiro e psicológico para os envolvidos. A inseminação artificial é indicada para casais com problemas de infertilidade sem causa definida, que possuem boa quantidade de espermatozoides e de oócitos viáveis.
Dentre as alternativas a seguir, marque a correta.
Resposta correta: a IIU é uma técnica considerada pouco invasiva pela sua realização em consultório médico. Após estimulação hormonal, para maior produção de óvulos, os espermatozoides são depositados no colo do útero, nas trompas ou no peritônio, com o auxílio de um cateter
2) A FIV é o tratamento de reprodução humana mais utilizado atualmente, sua definição mais básica diz que é um processo de fecundação que ocorre de maneira extracorpórea, dentro do laboratório. É uma técnica que tem sido muito disseminada por aumentar consideravelmente as chances de fecundação e gravidez. A fecundação pode ser realizada usando sêmen e óvulos próprios ou de terceiros, através da fecundação natural do óvulo pelos espermatozoides ou pela introdução de apenas 1 espermatozoide dentro do óvulo.
De acordo com o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I - FIV clássica não necessita de estimulação hormonal ovariana, punciona-se os folículos disponíveis;
II - FIV com ICSI coleta apenas 1 óvulo durante a punção para fecundação com 1 espermatozoide;
III - FIV com ICSI é indicada para homens e mulheres com infertilidade severa;
IV - FIV clássica ocorre em laboratório com a colocação do óvulo em contato com milhões de espermatozoides.
Está correto o que se afirma em:
 a afirmativa I está incorreta porque a FIV clássica tem a estimulação ovariana para a produção e punção da maior quantidade possível de óvulos, como primeira etapa. A afirmativa II está incorreta porque na FIV com ICSI punciona-se o máximo possível disponível em ambos os ovários. A afirmativa III está correta porque em casos de infertilidade severa, sem causa aparente ou quando os indivíduos já tentaram técnicas de baixa complexidade sem sucesso, indica-se a fertilização in vitro. A afirmativa IV está correta porque FIV com ICSI faz uso de um microscópio acoplado a um micromanipulador para captar somente um espermatozoide da amostra e introduzi-lo dentro do óvulo.
3) A técnica da fertilização in vitro vem se tornando mais conhecida desde 1978, após o nascimento de Louise Brown, o primeiro “bebê de proveta” conhecido no mundo. De lá para cá, a técnica tem se desenvolvido e se disseminado, se tornando a última esperança de pessoas com algum tipo de infertilidade, que desejam ter filhos. Contudo esse “milagre” da reprodução assistida possui limitações, que podem ser nos espermatozoides, nos óvulos ou nos embriões produzidos.
Com relação a limitação de gametas e embriões podemos afirmar que:
Resposta correta: a avaliação do embrião durante seu desenvolvimento no laboratório permite que apenas embriões considerados dentro dos padrões possam ser implantados, aumentando, assim, a chance de gravidez. Dentre as avaliações podemos citar: a posição dos nucléolos, fragmentação, tamanho e diâmetro dos blastômeros.
4) Leia o excerto a seguir.
“O 13° Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio) mostra que em 2019 foram realizados 43.956 ciclos de fertilização, um aumento de 800 ciclo em relação ao ano de 2018.”
AGÊNCIA Nacional de Vigilância Sanitária. Divulgado relatório sobre produção nacional de embriões. 25 mai. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/divulgado-relatorio-sobre-producao-nacional-de-embrioes. Acesso em: 1 out. 2021.
Esses dados apontam o desenvolvimento e a ampliação do uso de técnicas de reprodução assistida, contudo, não separam a porcentagem de embriões gerados através das técnicas de FIV clássica e FIV com ICSI. Embora ambas se baseiem na fecundação em laboratório com procedimentos de alta complexidade, possuem semelhanças e diferenças importantes na hora da escolha da técnica.
Marque a afirmativa correta quanto às técnicas de FIV clássica e com ICSI.
Resposta correta: o primeiro passo para ambas as técnicas é fazer com que a mulher produza o máximo de folículos possíveis, para isso fazem uso de estimulação hormonal ovariana, seguida de aspiração dos oócitos para que sejam fecundados em laboratório.
5) Por definição o desenvolvimento embrionário é a sucessão de eventos que ocorrem após a fecundação do oócito pelo espermatozoide. São eventos de divisão e diferenciação celular, que permitem a formação de tecidos, órgãos e sistemas. O desenvolvimento do embrião compreende os processos de segmentação, gastrulação e organogênese. O processo de segmentação, também conhecido como clivagem, compreende desde as primeiras divisões celulares até a formação do blastocisto.
Sobre o processo as etapas do processo de clivagem, podemos afirmar que:
Resposta correta: em torno da 3ª clivagem, quando o embrião atinge o número de oito blastômeros, ocorre o fenômeno da compactação. Os blastômeros se agrupam formando uma bola de células compactadas e unidas por junções de oclusão. As células se separam em internas e externas.
6)Após a fecundação, seja pela técnica de FIV clássica ou FIV com ICSI, o embrião passa a ter o seu desenvolvimento monitorado pelo laboratório com o uso de Time-lapse e de um sistema de classificação. Até o momento da transferência, aqueles embriões com o melhor grau de desenvolvimento serão selecionados. Uma das classificações é quanto ao número de blastômeros presentes em cada etapa do desenvolvimento embrionário do 1º ao 5º dia.
Quanto ao número de blastômeros em cada dia do desenvolvimento embrionário, podemos afirmar que:
Resposta correta: com 16 células, o embrião é chamado de mórula devido a sua aparência ser semelhante a uma amora. Nesse momento do desenvolvimento, em torno do 3º dia após a fecundação, os blastocistos estão bem compactados.
7)Após a fecundação do oócito com o espermatozoide em laboratório, vem a fase do desenvolvimento embrionário, com análises e estudos quanto à saúde dos embriões gerados. Após a seleção dos embriões de melhor qualidade, chega a hora crucial da transferência desses embriões para o útero materno. Segundo o CFM, mulheres com até 37 anos podem ter 2 embriões implantados de uma só vez, enquanto mulheres com mais de 37 podem receber o implante de 3 embriões.
As alternativas a seguir falam sobre a seleção dos melhores embriões para transferência, mas somente uma alternativa contém informações corretas.
Resposta correta: a fragmentação de embriões é um evento comum durante a divisão celular e considerado normal na maioria dos embriões. Porém, se o processo de fragmentação estiver aumentado, pode provocar inibição do crescimento. Um embrião, para ser considerado com alta capacidade de implantação, precisa ter valores de fragmentação <10%.
8) Atualmente, a transferência de embriões é considerada um dos grandes entraves nos processos de reprodução assistida. Grande parte do seu desenvolvimento é feito através de parâmetros morfológicos acompanhados por microscópio e pelo monitoramento através da time-lapse. Porém o sucesso de uma gestação vai muito além da seleção de um embrião saudável.
Com base no processo de transferência de embriões, assinale a alternativa correta.
Resposta correta: para a transferência, a mulher precisa ter um endométrio com pelo menos 7 mm de espessura, caso contrário, os embriões são criocongelados, a mulher passa por um tratamento de duas semanas com estrogênio, para, só depois, ter os embriões transferidos, com maior chance de sucesso no implante.
9) O primeiro indivíduo a nascer a parir de embriões congelados data de 1984. Desde então, começou uma grande corrida nos centros de reprodução assistida para o desenvolvimento dos melhores protocolos de criocongelamento. Atualmente, dois métodos se destacam a criopreservaçãolenta e a vitrificação, porém a vitrificação vem sendo considerada a técnica mais promissora, já sendo utilizada na maior parte dos procedimentos de criopreservação.
Considere as afirmativas abaixo sobre os processos de criopreservação.
I - A vitrificação significa “transformar em vidro” e tem como vantagens a redução rápida da temperatura da amostra, com uso de altas concentrações de crioprotetores;
II - O congelamento lento é o método mais moderno de criopreservação, onde a temperatura vai sendo reduzida bruscamente;
III - A vitrificação, por usar altas concentrações de crioprotetor, tem como vantagem o aumento da viabilidade dos materiais biológicos;
IV - O congelamento lento, por diminuir a temperatura de forma gradual e lenta, tem como desvantagem a maior formação de cristais de gelo, que podem prejudicar a viabilidade das células.
Está correto o que se afirma em:
 a afirmativa I está correta porque a vitificação é a técnica mais moderna de criopreservação utilizada em reprodução assistida. Usa grande quantidade de crioprotetores, fazendo com que a célula desidrate em poucos minutos. A afirmativa II está incorreta porque o congelamento lento é a técnica clássica de criocongelamento, onde a temperatura da amostra vai sendo reduzida aos poucos até atingir -196 ºC. A afirmativa III está incorreta porque a vitrificação usa altas concentrações de crioprotetor que agiliza o processo de desidratação, porém diminui a viabilidade do material biológico após o descongelamento. A afirmativa IV está correta porque o congelamento lento reduz gradualmente a temperatura da amostra com uso de baixas concentrações de crioprotetores. O processo intoxica menos a célula, porém aumenta a possibilidade de formação de cristais no interior das células.
10) Define-se criopreservação como sendo uma técnica capaz de conservar células a uma temperatura de -196 ºC. Em reprodução humana, é uma técnica muito usada para manter gametas, embriões e tecidos gonadais para que possam ser usadas posteriormente. Muitas mulheres vêm optando por congelar seus oócitos, seja por problemas de saúde, como câncer, ou para manterem a qualidade dos seus óvulos em uma gestação tardia.
Entre as alternativas a seguir, marque a correta sobre a criopreservação de oócitos.
Resposta correta: oócitos são células grandes e que possuem grande quantidade de água em seu citoplasma. Nesse caso, a técnica de vitrificação é mais indicada, porque é capaz de desidratar a célula e reduzir sua temperatura rapidamente, evitando a formação de cristais de gelo.

Continue navegando