Buscar

Os sistemas de engrenagens são um mecanismo que faz a troca de torque por velocidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os sistemas de engrenagens são um mecanismo que faz a troca de torque por velocidade, e vice-versa. Um conjunto de engrenagens pode reduzir a velocidade e aumentar o torque para dirigir cargas pesadas, tal como a transmissão de um automóvel. Para se ter um aumento de velocidade, uma redução no torque deve ser aceita. Deverá ser mantido a constante razão entre as engrenagens quando elas rotacionam. Qualquer tipo de variação na razão aparecerá como uma oscilação na velocidade e no torque de saída. 
A engrenagem cilíndrica de dentes retos possui dentes paralelos em relação ao eixo, por conta disso, a engrenagem cilíndrica de dentes retos realiza rápido engate, possibilitando mudanças de posições mais fáceis. Isso a configura como um sistema simples e, por isso, aplicado na maioria dos sistemas de eixos paralelos. outra vantagem apresentada é que a pressão nos dentes dessa engrenagem se mantém constante, o que ajuda na durabilidade.
Com as ECDRs, é possível ter grandes relações de transmissão na ordem de 8:1, isto é, uma engrenagem maior é movida por uma engrenagem oito vezes menor, em uma relação de redução de velocidade.
O projetista pode relacionar que a potencia vai diminuindo decrescente começando por A, B, C e D, já os números de dentes A e B são iguais, assim como o diâmetro e a rotação no eixo sendo que a Engrenagem D tem um eixo distinto. As engrenagens B e C tem eixos distintos, os números de dentes e diâmetro primitivo estão em ordem crescente, no caso o B tem um numero de dentes e um maior diâmetro do que o A.
 A Rotação da engrenagem A e D são iguais, pois tem o mesmo diâmetro, já a engrenagem B tem uma rotação menor do que a A e maior que a rotação da C, pois tem uma área maior que a A e D e menor que a C.
Já na relação de torque podemos observar que a engrenagem maior tem o maior torque que no caso é a C, a segunda com maior torque é a A pois ela está ligada diretamente a bomba, a terceira com maior torque é a B, a C que é a de saída está com o menor torque.
Em relação as forças tangenciais, as engrenagens vão diminuindo gradualmente da A, B, C e D.
É necessário fazer uma análise abrangente pois cada engrenagem tem uma velocidade e torque diferente para diferentes aplicações, pois estas engrenagens são um conjunto.

Continue navegando