Buscar

A3 ESTRUTURA

Prévia do material em texto

Quando se tem doenças, principalmente doenças no coração, antes de realizar qualquer procedimento ou qualquer tipo de exercício, deve-se primeiramente procurar um médico para que ele faça a indicação da frequência e se há alguma contraindicação. 
Analisando o caso concreto proposto, a paciente deve praticar exercícios físicos, mas de baixa intensidade, pois quando o gasto calórico é maior do que a reposição de nutrientes poderá causar hipoglicemia que é diminuição da quantidade de glicose no sangue podendo causar fraqueza e fadiga e em casos mais graves pode causar convulsões e até coma. 
Já no caso de drenagem linfática em diabéticos é indicada sim, pois incentiva o controle glicêmico domiciliar e age na questão dos edemas da parte inferior que é um sintoma bastante comum para o diabético, trazendo assim uma melhora na qualidade de vida do mesmo.
Mas, no caso dessa paciente tem um agravante que faz com que ela não possa realizar a drenagem linfática, isto é, a hipertensão não controlada, pois nossos vasos linfáticos têm função de encaminhar qualquer vírus e bactérias encontradas no caminho que ela percorre para os linfonodos e eles fazem a filtragem através da célula de defesa. O sistema linfático, diferentemente do sistema sanguíneo, não tem o seu próprio sistema de bombeamento e para ocorrer o bombeamento ele precisa dos movimentos dos músculos. Algumas vezes essa circulação fica mais lenta podendo ocasionar o acumulo de líquidos, mas, quando o ritmo da circulação linfática aumenta também aumenta a circulação sanguínea o que pode acarretar em um aumento da pressão arterial.
Desse modo, para a realização de qualquer de um desses dois procedimentos em pacientes com o mesmo diagnóstico, é necessária a orientação do médico.
Referências
https://brasilescola.uol.com.br/saude/drenagem-linfatica.htm
https://www.identitaestetica.com.br/noticia/drenagem-linfatica-x-pressao-arterial
https://www.youtube.com/watch?v=LylZg4ru2DI
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes-tipo-2
https://www.tuasaude.com/contraindicacoes-da-atividade-fisica/
https://enfermagemestetica.com.br/drenagem-linfatica-para-diabeticos-entenda-como-funciona/

Continue navegando