Buscar

Trabalho 1 de historia da psicologia.docx 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da Psicologia
Atividade para 31/03/2020
Livia Cunha Adami
Aula 2 – Influências Filosóficas
1- Quais foram as contribuições que a criação das máquinas trouxe para o surgimento da Psicologia Moderna
Resposta: as contribuições foram os filósofos entendessem que o universo como um todo, assim como o comportamento humano obedece às leis mecânicas e as métodos experimentais e quantitativos
2- Conceituem mecanicismo.
Resposta: O Mecanicismo é a doutrina que apareceu no começo do século XVII e que afirmava,que todos os fatos, acontecimentos ou ações deveriam ser explicáveis pelas “Leis” da mecânica que explicitam o Movimento da Matéria.
3 - Diferenciem Determinismo e Reducionismo.
Resposta: A diferença é que o determinismo diz que o comportamento é derivado de situações que aconteceram, sendo assim mais simples, e o reducionismo é mais complexo, reduzi ideias complexas em ideias simples.
3- Descrevam a relação mente-corpo proposta por Rene Descartes.
Resposta: Para o descartes a mente é capaz de exercer influência sobre o corpo do mesmo modo que o corpo pode influenciar a mente.
4- Quais as principais contribuições de Descartes à Psicologia?
Respostas: As principais contribuições dele para a psicologia foram que ele proporcionou o avanço da anatomia e da Fisiologia.
5- Explique o positivismo e o materialismo.
Resposta: o positivismo é uma doutrina que reconhece os fenômenos que conseguimos observar e comprovar cientificamente e o materialismo é uma doutrina que que considera os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos pela existência e pena sua natureza. 
 7. A que se refere a ideia de Tabula Rasa de John Locke?
Resposta:é a ideia que a mente nasce como uma folha em branco, o conhecimento é gerado a partir de experiências.
 8. Apontem as principais contribuições do empirismo à Psicologia.
Resposta: A principal contribuição foi o estudo da mente, o estudo de como a mente adquiria conhecimento.
Aula 3 – Influências Fisiológicas
1. A que se refere a equação pessoal de Bassel?
Resposta: refere se a pequenos diferenças não são erros, concluiu se que cada individuo a sua perspectiva e o seu tempo. 
2. Qual a contribuição de Paul Broca para a Psicologia?
Paul broca estudava doentes mentais, ele fazia exames nos cérebros procurando áreas lesionadas no cérebro de seus pacientes depois da morte afim de explicar explicar seu comportamento enquanto estava vivo. Sua contribuição maior foi em resultado de seus estudos a origem do mapeamento cerebral responsável pela fala.
3. Descreva a frenologia (ou cranioscopia) proposta por Gall, na tentativa de realizar o mapeamento externo das funções cerebrais.
Resposta: Frenologia é o estudo da estrutura do crânio de modo a determinar o carácter da pessoas e a sua capacidade mental,Gall alegava que a forma e as protuberâncias do crânio era aptidões mentais de uma ser humano. 
4. Descreva o limiar de 2 pontos e a diferença mínima perceptiva propostos por Weber.
Resposta: segundo Weber a limiar de dois pontos é a distância entre dois pontos necessária para que o indivíduo possa relatar que teve duas sensações distintas, e a diferença mínima de perceptiva é a menor diferença detectável entre dois estímulos físicos
 
5. Defina psicofísica.
Resposta: a psicofísica é o estudo quantitativo da relação entre a estimulação física e a resposta sensorial.
6. Descreva limiar absoluto e limiar diferencial de acordo com a Psicofísica.
Resposta: A limiar absoluto é ponto de sensibilidade abaixo do qual as sensações não são detectadas e acima da qual elas são percebidas, e a Limiar diferencial é ponto de sensibilidade em que a menor alteração em um estímulo provoca uma mudança na sensação.
7. Explique os 3 métodos psicofísicos – método do erro médio ou do ajuste, método dos estímulos constantes e método dos limites.
Resposta: O método do ajuste é um ajuste de um estimulo que varia até que se perceba que ele esta igual um estimulo padrão e constante. Metodo de estímulos constantes é apresentação de estímulos e é aleatória,o metode consiste em envolver muitos estímulos e fazer comparações, no final o observado tem que se o estimulo foi percebido ou não e se sua intensidade foi maior ou menor do que a padrão, e o método dos limites é quando a a presença de dois estímulos e assim um sendo aumento e o outro diminuído nesse método o observador que manipula a intensidade dos estímulos .

Continue navegando