Buscar

A importância da filosofia para construção do direito quanto ciência

Prévia do material em texto

Centro Universitario Estácio
Andrezza Pires
Curso de Direito
Professor Vicente Melo
A Importância Da Filosofia Para Construção Do Direito Quanto Ciência.
Fortaleza 2022
A filosofia no direito possui a finalidade de reunir ideias sobre as realidades jurídicas, se apresentando como importante instrumento na apreensão do sentido das normas, que se constrói a partir de conceitos filosóficos que permitem ao jurista compreender sua própria atividade.
Para sermos bons profissionais na área do direito, precisamos não só conhecer muito bem a constituição, as leis que regrem a sociedade como um todo, mas também entendermos como os outros pensam, seus argumentos, os seus motivos, quais as suas intenções e expectativas. E a filosofia nos conduz a esta reflexão, pois mais importante do que conhecer as respostas apresentadas, é alcançar através da reflexão e questionamento já proposto, uma nova resposta, submetê-las a novas indagações e, consequentemente inserir-se no caminho de novas questões, inserindo-se no exercício analítico-crítico levando em conta a moral, a ética social, as leis e a justiça.
A psicologia é a ciência responsável pelo estudo do comportamento das pessoas, individual e coletivo, os psicólogos são profissionais com uma escuta qualificada, construída por anos de estudo, preparados para analisar e apresentar alternativas para a garantia do bem-estar psicológico da sociedade facilitando as relações humanas. O Direito também possui importante missão, pois é a ciência que se preocupa antes e principalmente com a ordem e a segurança da sociedade. Serve como instrumento para gerar a paz e harmonia nas diversas relações sociais, por ser uma arma que busca a justiça incondicionalmente, impondo sua força com suas leis quando a segurança de um indivíduo estiver sendo violado, e o advogado é o profissional apto para auxiliar a sociedade sobre os seus direitos, assegurando que estes não serão tomados e serão usados de forma coerente e justa.
Diante dos fatos apresentados, concluímos que a psicologia tem uma grande importância para a ciência do direito, pois ambas trabalham em prol da sociedade. Enquanto uma busca oferecer uma melhor qualidade de vida social, cuidando das pessoas e zelando pelo bem-estar psíquico, a outra é responsável por assegurar os direitos garantidos em constituição para cada indivíduo.
Não basta conquistar a sabedoria, é preciso saber usá-la.
(Cícero)
 
NÃO BASTA CONQUISTAR A SABEDORIA, É PRECISO

Continue navegando

Outros materiais