Buscar

Atividade discursiva Hidrologia e drenagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Anhanguera de Brasília
Aluno: Jefter William de Almeida Ferreira
Curso: Engenharia Civil	Disciplina: Hidrologia e drenagem
Atividade discursiva
A consolidação das medidas do sistema de drenagem urbana, com a definição das medidas estruturais e não estruturais, se dá através do plano diretor de drenagem da cidade e/ou de uma bacia hidrográfica. Sendo este, o principal instrumento de planejamento e gestão da drenagem do município (BARROS, 2005).
Qual a finalidade geral do Plano Diretor de Drenagem Urbana?
RESPOSTA:
A finalidade geral do Plano Diretor de Drenagem Urbana é buscar resoluções para problemas relacionados com a gestão e o controle das águas pluviais (provenientes das chuvas), que são consequentes da necessidade do desenvolvimento de ações sustentavelmente econômicas, sociais e humanas para satisfazer a demanda atual.
Trata-se de um conjunto de diretrizes que determinam a administração do sistema de escoamento da água da chuva, que minimizam o impacto ambiental provocado pelo processo, com análise de aspectos como: regularidade das áreas ocupadas, possibilidades de impermeabilização, o modo como será realizada, impacto para edifícios e estruturas ao redor, entre outros.
Um plano de drenagem urbana deve buscar:
· Planejar a distribuição da água no tempo e no espaço, com base na tendência de ocupação urbana, compatibilizando esse desenvolvimento e a infraestrutura para evitar prejuízos econômicos e ambientais.
· Controlar a ocupação de áreas de risco de inundação propondo restrições às áreas de alto risco e convivência com as enchentes nas áreas de baixo risco (TUCCI, 1997)

Continue navegando