Buscar

FABIO_DISCURSIVA_HIDROLOGIA

Prévia do material em texto

Fábio Di Giorgio
Hidrologia e Drenagem
· Atividade Discursiva
A consolidação das medidas do sistema de drenagem urbana, com a definição das medidas estruturais e não estruturais, se dá através do plano diretor de drenagem da cidade e/ou de uma bacia hidrográfica. Sendo este, o principal instrumento de planejamento e gestão da drenagem do município (BARROS, 2005).
Qual a finalidade geral do Plano Diretor de Drenagem Urbana?
A finalidade geral do Plano Diretor de Drenagem Urbana é buscar resoluções para problemas relacionados com a gestão e o controle das águas pluviais (provenientes das chuvas), que são consequentes da necessidade do desenvolvimento de ações sustentavelmente econômicas, sociais e humanas para satisfazer a demanda atual. Em outras palavras, pode ser definido como uma investigação para resolver os problemas da gestão e controle de água que são inevitáveis com o advento do crescimento urbano e seu subsequente crescimento urbano. 
O plano diretor de drenagem urbana tem como escopo tratar-se de um conjunto de diretrizes que determinam a administração do sistema de escoamento da água da chuva, que devem minimizam o impacto ambiental provocado pelo processo, com análise de aspectos como: regularidade das áreas ocupadas, possibilidades de impermeabilização, o modo como será realizada, impacto para edifícios e estruturas ao redor, entre outros.
O plano diretor de drenagem urbana, pode ter outra definição segundo uma das grandes referências desse tema, o professor Carlos Tucci, que segundo este o PDDU tem como objetivo “planejar a distribuição da água no tempo e no espaço, controlar a ocupações das áreas de riscos de inundações e convivência com enchentes em áreas de baixo risco”.

Continue navegando