Buscar

AV2 Unicarioca comunicação e expressão prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE ENSINO SUPERIOR – UNICARIOCA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 1º PERÍODO
PROF. GUILHERME CARDOZO
ALUNO(A): Stephany da Silva Galasso 2022101259
AVALIAÇÃO AV2 (Valor 6,0 pontos)
Cada questão vale 0,6 ponto
1) Acerca dos mecanismos de coesão e coerência, aponte os equívocos do texto abaixo e reescreva-o, com as devidas retificações.
Os pequenos empresários estão em processo de reconstrução econômica. Os pequenos empresários, após um período pandêmico de extrema crise financeira, usam as redes sociais para fazer um elo de ligação com seus consumidores diretos. Um bom futuro se desenha aos pequenos empresários.
R: Ocorre uma coesão Recorrencial em “Os pequenos empresários”. Ou seja, uma repetição. Rescrevendo devidamente poderia ficar assim. 
Os pequenos empresários estão em processo de reconstrução econômica. Após um período pandêmico de extrema crise financeira, usam as redes sociais para fazer um elo de ligação com seus consumidores diretos. Um bom futuro se desenha a eles.
2) Observe o trecho abaixo, retirado de um jornal de pequena circulação:
As fortes chuvas que solaparam nossa cidade na noite de ontem deixam, ainda, inúmeros vestígios nos serviços básicos: comércios fechados, funcionários sem poder sair de casa e transporte precário. Por essas e outras razões, nossa cidade, em especial o setor agrícola, precisa comemorar muito quando se chove, visto que as reservas hídricas estavam em estágio crítico.
Faça uma análise quanto à coerência textual
R: A coerência textual é um dos elementos que possibilitam a conexão entre as ideias e a construção de sentidos. Para que tenha coerência precisa ter alguns princípios que regulam a organização do texto. Sendo assim, o começo desse texto falta coerência com o final dele. 
3) Leia com atenção o texto abaixo e responda às próximas três perguntas:
“Os estádios de futebol não são mais os mesmos! Aliás, nem mais estádios são: arena é o seu novo nome. Com ingressos caros, público menos contagiante, por vezes até silencioso, as arenas têm um novo frequentador. Com isso, o futebol já não é o tal esporte popular. E o que é popular hoje em dia, hein?! Nem arroz com feijão!”
a) O autor compara o futebol ao arroz com feijão. Quais razões o levaram a estabelecer essa relação no texto?
b) R: O futebol costumava ser algo mais popular e acessível, assim como o “arroz com feijão” ou melhor, a nossa alimentação, que também era mais barata. Ou seja, o que era popular, hoje já não é tão acessível.
c) O texto tem uma ideia central e, obviamente uma frase que resume e sintetiza essa ideia: a frase-núcleo. Transcreva-a abaixo.
R: “... o futebol já não é o tal esporte popular. E o que é popular hoje em dia, hein?! Nem arroz com feijão!” 
d) No trecho “(...)as arenas têm um novo frequentador”, explique o motivo pelo qual o verbo TER possui o acento circunflexo.
R: De acordo com o novo acordo ortográfico os verbos terminados em -EM, quando conjugados na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, permanecem inalterados, isto é, neles o acento permanece. (eles têm/ele tem) 
4) Observe os trechos abaixo e aponte os equívocos ortográficos:
· Amigos, a hipótese que levantei ontem foi confirmada pelo governo. Por isso, retifico minha posição, confirmo minha tese sem pestanejar.
· Chegando à polícia, a vítima fez a discrição do suspeito. Minutos depois, já se expedia o mandato de prisão.
R: 1ª frase: a palavra “retifico” não faz sentido na frase. Deveria ser “Amigos, a hipótese que levantei ontem foi confirmada pelo governo. Por isso, REITERO minha posição, confirmo minha tese sem pestanejar”.
2ª frase: a frase “mandato de prisão” está errada. A forma correta seria “mandado de prisão”. 
5) A paráfrase é a reescrita de um texto, todavia com ajustes, substituições, entre outras estratégias, não esquecendo nunca a atribuição da autoria. Faça uma paráfrase do trecho abaixo:
Nós acreditamos veementemente na capacidade de reerguimento financeiro e econômico de nosso município, por isso implantamos no dia de hoje o projeto “Levanta, Rio!”, com a finalidade de angariar mais impostos para a estabilização de nossa cidade maravilhosa (Jornal Super Extra, pronunciamento do Prefeito da cidade).
R: Acreditamos firmemente na capacitância dos municípios para restabelecer a sua situação financeira e económica. Por isso, hoje começa o projeto “levanta, Rio!”, a fim de acarretar mais impostos para a estabilização da nossa cidade maravilhosa (Jornal Super Extra, discurso do prefeito da cidade). 
6) Sobre o uso correto da crase e dos processos de regência e concordância, aponte – se houver – os equívocos do texto abaixo:
“A homenagem à atleta brasileira Maria dos Anjos superou as expectativas do público: a organização do evento preferiu a simplicidade à luxúria e fez com que os presentes assistissem à cerimônia extasiados”.
R: Não há equívocos no texto. 
7) É comum, na escrita profissional e acadêmica, usarmos a formalidade e a norma culta. Sendo assim, imagine uma situação em que você queira pedir demissão de seu emprego, no entanto não pretende que a empresa feche as portas pra você. Posto isso, escreva um e-mail formal para a empresa (o nome fica a seu critério) pedindo desligamento.
R: 
Á contabiliza Rio
Prezados (as) 
Comunico formalmente por meio desta carta, meu pedido de demissão e desligamento do cargo de contadora, que exerço em vossa empresa. 
Desejo, inicialmente, expressar meu apreço e gratidão pelas oportunidades que essa empresa me ofereceu e por todo crescimento, pessoal e profissional, que tive no período que aqui estive. Obtive nessa organização a oportunidade de aprender e evoluir com as pessoas e com os projetos. 
Entretanto, afirmo que as circunstâncias que me levaram a tomar tal decisão são estritamente pessoais. 
Dessa maneira, informo que cumprirei o prazo estipulado de aviso prévio, do dia (05/06/2022) até o dia (05/07/2022), como determina a lei.
São João de Meriti, 4 de junho de 2022
Atenciosamente, 
Stephany da silva Galasso
8) Escreva, em no máximo 8 linhas, sua opinião sobre a automedicação como um hábito em nossa sociedade.
A automedicação é quando há o uso de remédios sem a avaliação de um profissional de saúde. Existem inúmeras situações que levam os indivíduos a optarem por esta perigosa situação: falta de recursos para ter acesso a um médico, hospital ou posto de saúde; maus hábitos culturais, entre outros.  É uma prática extremamente perigosa e que se torna ainda mais nociva em grupos humanos com significativos fatores de vulnerabilidade, tais como: pobreza e baixo nível de educação. Quando usado de forma errada, o medicamento pode ter um efeito desastroso. Por isso, é sempre importante consultar um profissional antes de fazer uso de qualquer remédio.

Continue navegando