Buscar

Eutonia - Prática Corporal Consciente

Prévia do material em texto

Eutonia – A Eutonia é uma prática corporal criada e desenvolvida pela Alemã Gerda Alexander (1908-1994). A palavra Eutonia significa tensão em equilíbrio, ou tônus harmonioso. O trabalho consiste no uso da atenção às sensações, promovendo a ampliação da percepção e da consciência corporal. Um processo em que o aluno acessa a sabedoria que é própria do corpo usando-a a seu favor. O aluno entra em contato com o tempo do organismo, com os ritmos internos e com o diálogo entre este universo interno (sensações, percepções, emoções, pensamentos) e o externo (o corpo em relação ao espaço, aos objetos, aos outros seres, ao solo, ao ar, aos sons, às forças da Física que atuam sobre o corpo). À medida que conhece o corpo, a pessoa aprende a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo suas necessidades de atividade, de descanso e incorporando hábitos saudáveis.
Essa técnica se baseia nesses 6 conceitos:
1. Tato Consciente (trabalho de sensibilização da PELE estimulando os receptores de tato, torna mais clara a sensação de contorno e a imagem corporal).
2. Consciência Óssea (desenvolvimento de uma imagem corporal, na estruturação das formas do corpo, os ossos são referências para movimentos, apoios, tamanho e volume).
3. Transporte consciente (conscientização e uso intencional do endireitamento postural, o alinhamento dos ossos permite ao homem estar naturalmente em estado antigravitacional, o corpo adquire um tônus muscular mais equilibrado e a musculatura ganha espaço e liberdade para o movimento e execução das diversas atividades corporais, sejam no cotidiano, na dança ou nos esportes. Estimulação e percepção do caminho das forças através dos tecidos do corpo, objetivando uma melhor adaptabilidade postural estáticas ou em movimento, tendo como elemento primordial a relação entre o corpo e o chão).
4. Espaço interno e Volume corporal (contato com os diversos tecidos do corpo e com o seu funcionamento, a construção da consciência do espaço interno através da sensibilização dos contornos e o preenchimento consciente de seu conteúdo, auxilia na percepção da tridimensionalidade do corpo, os tamanhos, a largura, o comprimento, a distância entre partes, as formas, a superfície de apoio no solo e a relação com o espaço).
5. Contato consciente (é o contato consigo próprio, com outra pessoa, objeto ou espaço circundante que acontece além dos limites da própria pele, esse é o fundamento da Eutonia e pano de fundo para toda a sua prática terapêutica e pedagógica. É alcançado pelo fortalecimento do estado de presença da pessoa e promove harmonização e equilíbrio das tensões superficiais e profundas).
6. Movimento eutônico (habilidade de realizar os movimentos de forma “eutônica”, com leveza, precisão, equilíbrio de tônus, expressão pessoal e a preparação para as ações do cotidiano).

Continue navegando