Buscar

GRA0692 ENGENHARIA DE TRÁFEGO ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
O estudo de tráfego não se limita somente a rodovias, pois todos os modais possuem os mesmos elementos, alvo de estudo de engenharia de tráfego, como: usuários, condutores, veículos, vias e o meio ambiente. Todos os sistemas de transporte precisam ser administrados, sendo necessárias novas construções, implementações e manutenções, seja duplicação de uma rodovia ou a construção de sistemas: aeroviário, aquaviário, ferroviário ou dutoviário. O mundo passa por constantes mudanças, e mesmo em crise, os países estão em crescente demanda, seja no consumo de produtos ou de serviços. Avaliando esse cenário e o conteúdo estudado até o momento, descreva quais são os estudos de tráfego aquaviário, realizados no Brasil.
RESPOSTA: O transporte hidroviário é o tipo de transporte aquaviário realizado nas hidrovias (são percursos pré-determinados para o tráfego sobre águas) para transporte de pessoas e mercadorias. 
 Assim com os veículos terrestres, o Brasil também possui outros tipos de modais de transportes para atender a demanda de transporte de pessoas e cargas, sendo também área de estudo da Engenharia de Trafego, onde o modal pode ser uma opção ou um PGT – Polo Gerador de Tráfego.
 Os elevados custos salariais das tripulações, que são visivelmente inchadas , o excesso de burocracia para o despacho e para o transbordo, a baixa produtividade no cais publico e privado e a retenção, em algumas rotas, dos recursos arrecadados pelo AFRMM – Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante provocam grande desinteresse em investir no modal Aquaviário do Brasil.

Continue navegando