Buscar

As Festas Populares Regionais no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As Festas Populares Regionais no Brasil
 As festas populares são comemorações ou eventos festivos, cuja principal característica é a participação do povo (coletividade). São caracterizadas também pela presença marcante das tradições regionais, rituais religiosos, comidas, músicas, danças e roupas típicas.
Festa do Divino
  Festa popular de rua, de caráter religioso (católico), que tem sua origem em Portugal. Ocorre em várias regiões do Brasil, sendo que em cada uma delas assume características diferentes.  Esta festa é realizada no domingo  de Pentecostes (descida do Espírito Santo nos apóstolos de Jesus). Fazem parte da festa as missas católicas, procissões, novenas e shows com fogos de artifício. Tem a pomba branca, que representa o Espírito Santo, como o símbolo da festa.
Círio de Nazaré
 É uma festa popular de rua, que ocorre anualmente (mês de outubro) na cidade de Belém do Pará. De caráter religioso (católico), reúne milhares de pessoas (romeiros), que vão às ruas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Muitos romeiros vão ao evento para pagar promessas e, no final da festa, vestem roupas novas e comem comidas típicas do Pará como, por exemplo, o arroz com pequi, o pato no tucupi e o tacacá.
Festas Juninas
 As festas juninas ocorrem em diversas cidades dos quatro cantos do Brasil, durante o mês de junho. Também de caráter religioso, são homenagens a três santos católicos: São Pedro, São João e Santo Antônio. São caracterizadas por danças típicas (quadrilha), barracas com jogos, músicas regionais, barracas de comidas (principalmente as feitas com milho), queima de fogos de artifício e uso de roupas específicas que lembram o passado rural do Brasil (chapéu de palha, calça com remendos e camisa xadrez).
Folia de Reis
 Ocorrem em várias cidades brasileiras, sendo que as de Sabará (Minas Gerais) e Parati (Rio de Janeiro) são as mais conhecidas. Durante os dias entre o Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro), grupos de músicos andam pelas ruas da cidade, cantando canções que fazem referência à viagem dos reis magos em direção a Belém (local em que conheceram o menino Jesus).
Carnaval
 O evento ocorre entre fevereiro e março e movimenta multidões pelo país inteiro. Oficialmente, são quatro dias de folia, que são determinados com base na data do Domingo de Páscoa daquele ano. A festa conta com muita diversão em diversos estados do país, mas quem vive no Brasil sabe que o Carnaval dura muito mais do que isso. São dias de antecedência para curtir a festa e uns bons dias após o Carnaval. É uma das mais longas festas populares brasileiras.
Lavagem da Escadaria do Bonfim
 A Bahia sabe como fazer uma boa festa. Uma das festas populares brasileiras mais famosas e a segunda maior desse estado é a Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma procissão em Salvador, que reúne mais de 800 mil pessoas todos os anos. O evento acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro. As pessoas se vestem de branco e seguem da igreja da Conceição da Praia para a igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Ao chegar na igreja do Bonfim, as baianas vestidas de trajes típicos, sobem a Colina Sagrada com vasos de água de cheiro e lavam a escadaria da igreja e homenageam Oxalá, o maior dos orixás e representante do Senhor do Bonfim no Candomblé.
Festival Folclórico de Parintins
 É uma das festas populares brasileiras mais belas do mundo e acontece na maior floresta do planeta, a floresta amazônica, mais especificamente na cidade de Parintins. Acontece na última semana de junho, quando as pessoas se reúnem no estádio – que tem formato de uma cabeça de boi – conhecido como Bumbódromo, com capacidade para mais de 35 mil pessoas. A tradição do evento é dividida entre dois personagens: o Boi caprichoso, da cor azul e o Boi Garantido, da cor vermelha, que disputam o posto de mais belo, em apresentações sensacionais que duram 3 dias. 
Festa do Peão de Barretos
 Dura, mais ou menos, dez dias. Por ser uma das festas populares brasileiras mais tradicionais, o evento cresce a cada ano, tanto em tamanho, quanto em duração. Ela acontece em Barretos, interior de São Paulo, e é cercada de rodeios e shows sertanejos. Atualmente, o evento principal da Festa de Peão é realizado em uma área de mais de 110 hectares, que foi projetada por Oscar Niemeyer, e tem capacidade para abrigar mais de 30 mil pessoas.
Boi-Bumbá 
 Entre os meses de junho e julho, o Maranhão celebra a festa popular mais antiga do estado. A festa do Bumba-meu-boi (ou Boi-Bumbá) acontece em todos os cantos da capital São Luís e arrasta moços, moças, vovôs e vovós até os arraiás espalhados na cidade. A tradição de festejar o boi se mantém desde o século XVIII e, conta a lenda, começou quando o escravo Pai Francisco teve que ressucitar o boi mais bonito que tinha sido morto por ele mesmo a fim de satisfazer o desejo de sua grávida companheira. A ressurreição virou brincadeira, que virou festa, e foi durante muito tempo perseguida pela polícia, a mando da elite, já que era exclusiva dos negros. Hoje há liberdade para dançar, brincar e celebrar a história do país, ao som da velha congada africana.
Festa do Divino
 É uma festa da Igreja Católica em que se celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria, reunidos no local da ultima ceia, marcando o nascimento da Igreja. Quando chegou o dia de pentecostes, eles se achavam reunidos todos juntos. Acontece 50 dias após o Domingo de Páscoa, o que corresponde ao Pentecostes do calendário oficial católico. Seu principal símbolo é uma pomba branca, que representa o Divino Espírito Santo. Em todo o país, observa-se pontos comuns entre as celebrações e também características peculiares assumidas de acordo com o lugar. Assim, a Festa do Divino em São Luís do Maranhão, por exemplo, incorporou elementos da cultura africana e indígena em seus rituais, espelhando o sincretismo já existente no estado. Já em Paraty, os rituais se aproximam mais de sua origem portuguesa.
Cavalhada
 Com características trazidas da Europa – desfile de cavalos, corridas de cavaleiros, jogos de canas, manequim, manilhas e argolinhas –, ela espalhou-se pelo Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná e Goiás. Entretanto, ao longo do tempo, não conservou o modelo original.Observa que a cavalhada nortista é constituída apenas dos desfiles, corridas de cavalos e jogos de argolinhas. 
Oktoberfest
 É um festival de cerveja em Munique, criado pelo rei bávaro Ludwig para celebrar o seu casamento em 1814. A Oktoberfest é também uma feira de produtos e diversões celebrada em Munique (München), no estado da Baviera (Bayern), no sul da Alemanha, e disseminada por vários lugares do mundo. No Brasil, o festival começou a ser realizado em 1978 em Itapiranga, Santa Catarina, e continua até hoje. É também realizado em Blumenau e nas cidades de Santa Cruz do Sul e Igrejinha, Lagoa dos Três Cantos no Rio Grande do Sul, em Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa e São Jorge d'Oeste, no Paraná, Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, entre outras cidades.
Fonte depesquisa: http://brasilculturasdiversas.blogspot.com/p/festas-tipicas.html
 https://www.oblogdomestre.com.br/2014/03/festasregionaisbrasileiras.cultura.html

Continue navegando