Buscar

Alterações Posturais e Ortostatismo

Prévia do material em texto

ALTERAÇÕES POSTURAIS E ORTOSTATISMO
Thais Regis dos Santos Vieira
01487500
Tecnologia em Podologia
O ortostatismo é a capacidade de manter o corpo em posição ereta e proporciona múltiplos benefícios para o funcionamento dos sistemas fisiológico, biomecânico, psicológico e social. Portanto, a mudança de postura pode levar a muitos efeitos adversos.
O centro de massa pode ser definido como o ponto de equilíbrio, onde todas as partículas de um objeto estão distribuídas uniformemente, portanto, quando a postura muda, partes do corpo ficam sobrecarregadas.
A coluna vertebral possui curvaturas naturais, a saber: lordose, que se encontra nas áreas cervical e lombar, e a cifose que está nas regiões torácica e pélvica. Alterações posturais ocasionam desvios anormais destas curvaturas. A acentuação das curvas gera a hiperlordose ou hipercifose. 
Esses desvios podem levar ao uso inadequado de outras articulações, como ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Isso porque o corpo, diante desse desiquilíbrio postural, busca distribuir a carga no indivíduo para manter sua estabilidade na postura, mas acaba causando rigidez e encurtamento dos músculos. Deve-se considerar também que, com o passar do tempo, mudanças na postura criam pressão entre as vértebras, o que gera dor. 
Desvios posturais na cintura escapular levam à tensão muscular e pode aumentar o estresse nos tendões do ombro. É a segunda área mais importante em termos de biomecânica e alterações posturais, pois é a que sofre mais estresse no dia a dia.
Alterações posturais nessas áreas levam à tensão ou fraqueza muscular, além da síndrome do impacto do ombro que nada mais é do que uma queda da escápula que aumenta o atrito nos tendões do manguito rotador, grupo de músculos e tendões que se prendem na região proximal do osso úmero.
O desalinhamento na cintura pélvica, causado pelos desvios posturais nessa área, leva a anteroversão pélvica, que é quando a parte posterior da pelve é deslocada. Isso aumenta a lordose lombar, e enfraquece a área abdominal e glútea. À medida que os músculos abdominais enfraquecem, a coluna lombar fica sobrecarregada, resultando em dor. 
Também pode causar retroversão pélvica, onde a parte superior da pelve se desloca posteriormente, causando fraqueza nos músculos paravertebrais, dorsais e flexores de quadril, pressionando a parte inferior das costas.
Portanto, as alterações posturais afetam a qualidade de vida do indivíduo, causando-o dores, impedindo-o de realizar certas atividades. Como todo o nosso corpo é interligado, quando não estamos na posição correta, sobrecarregamos outros músculos, que é a tentativa de nosso corpo manter o equilíbrio.
BIBLIOGRAFIA
Barreto, R. (s.d.). Anteroversão e retroversão pélvica. Acesso em 30 de maio de 2022, disponível em Rafel Barreto: https://www.rafaelbarreto.com/materias/anteroversao-e-retroversao-pelvica/
Estudo do centro de massa e estabilidade de quatro posturas básicas do Kung-fu Pak Hok. (20 de junho de 2016). Acesso em 30 de maio de 2022, disponível em Scielo: https://www.scielo.br/j/rbef/a/fmgZMpHBLvpShYgzhG9c6Vz/?lang=pt
Gracitelli, M. (s.d.). Você sabia que sua postura pode contribuir para a dor no ombro? Acesso em 30 de maio de 2022, disponível em Dr. Mauro Gracitelli: https://maurogracitelli.com/blog/voc-sabia-que-sua-postura-pode-contribuir-para-a-dor-no-ombro#:~:text=Consequ%C3%AAncias%20das%20altera%C3%A7%C3%B5es%20posturais%20na%20cintura%20escapular&text=Fraqueza%3A%20da%20por%C3%A7%C3%A3o%20inferior%20do,nos%20te
Montenegro, H. (12 de novembro de 2021). Hiperlordose e hipercifose:saiba o que são e como tratar! Acesso em 28 de maio de 2022, disponível em ITC Vertebral: https://www.itcvertebral.com.br/hiperlordose-e-hipercifose/
NeuroQualis. (10 de setembro de 2018). Importância do Ortostatismo. Acesso em 28 de maio de 2022, disponível em NeuroQualis: https://www.neuroqualis.com.br/importancia-do-ortostatismo/#:~:text=O%20ortostatismo%20%C3%A9%20a%20capacidade,%2C%20biomec%C3%A2nico%2C%20psicol%C3%B3gico%20e%20social.

Continue navegando