Buscar

A importância do uso consciente dos recursos naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminário interdisciplinar
Tema: A importância do uso consciente dos recursos naturais
Integrantes: Rita Ramilla da Silva (Pedagogia)
 Erica Naielly(Ciências Contabeis)
Recursos naturais são todos os elementos disponíveis na natureza que podem ser consumidos ou utilizados para a realização de outras atividades humanas. Os recursos que são encontrados na natureza podem ser classificados em renováveis e não renováveis. Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação. Já os recursos não renováveis são aqueles que não se renovam em um espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser humano, sendo, portanto, uma regeneração lenta. Ao longo dos anos com o crescimento da população e o uso inconsciente dos recursos naturais a natureza vem sofrendo bastante degradação. 
Quando adotamos a responsabilidade de usar os recursos naturais de forma consciente damos a natureza tempo suficiente de se recuperar dos recursos que já aviamos retirado do meio ambiente, dessa forma contribuímos para o equilíbrio ecológico.
 Uma revisão no estilo de vida se faz necessária somada a necessidade de se repensar num padrão condizente com o mundo sustentável, onde cada ação deve ser efetivada de forma coerente (NALINI, 2004, p. 61-63).
O consumidor consciente é aquele que busca produtos ecológicos, contribuindo para seu bem estar e a preservação da natureza, garantindo que gerações futuras não sofra com o desgaste desenfreado do meio ambiente. 
A educação ambiental garante o desenvolvimento sustentável da sociedade. Com esse pensamento educacional voltado para a preservação ambiental o indivíduos passa a ver e a se preocupar como os cuidados e a praticar atividades que possam causar impacto ambiental, como: a poluição do ar e dos rios, degradação do solo, a produção de energia com o uso de combustíveis poluentes e etc. Precisamos ter a consciência de que fazemos parte do meio ambiente. A conscientização deve ser individual e coletiva e, para que seja efetiva, o desenvolvimento do pensamento crítico nos jovens é fundamental.
Portanto, a educação ambiental é importante para a preservação do meio ambiente, e para que as gerações futuras também passem a ter os hábitos sustentáveis. Dessa forma diminuiremos os impactos ambientas. 
Referencias
SPINDOLA. A. L. S. Consumo Sustentável, o alto custo ambiental dos produtos que consumimos. In Revista de Direito Ambiental. São Paulo: Revista dos Tribunais, nº 24, outubro-dezembro, 2001.
NALINI, J. R. A Cidadania e o Protagonismo Ambiental. In: Revista de Direito Ambiental. São Paulo: Revista dos Tribunais, n. 35, julho-setembro, 2004.
http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/7%20-%20mcs_energia.pdf. Acesso em: 23/10/2018.

Continue navegando