Buscar

Fertilização e Desenvolvimento Embrionário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Fertilização
*
	O ovócito dos mamíferos é uma célula esférica e eucariótica. Como particularidade, apresenta no citoplasma grânulos ou vesículas corticais, cujas enzimas têm papel importante na fertilização, atuando sobre a zona pelúcida e membrana plasmática do ovócito impedindo a poliespermia.
	O ovócito apresenta-se protegido por dois envoltórios que são, de fora pra dentro: coroa radiada e zona pelúcida.
*
OVÁRIO
Funções 
Exócrina – gametas femininos
Endócrina – hormônios esteróides
*
OVULAÇÃO
Maturação Citoplasmática e nuclear do oócito
Separação das células do cumulus do restante das células da granulosa
 Afinamento e ruptura da parede folicular externa
*
CICLO ESTRAL
*
Fertilização
Consiste na penetração do espermatozóide no ovócito. Ocorre na ampola da tuba uterina sendo precedida por dois processos: capacitação e reação acrossômica. 
Na capacitação há remoção de glicoproteínas da superfície dos espermatozóides pelos fluidos presentes nas vias genitais femininas. 
Com a capacitação, os espermatozóides têm seu metabolismo alterado e motilidade aumentada, tornando-se assim, mais aptos para a travessia dos envoltórios do ovócito.
*
Reação Acrossômica
Ocorre nos espermatozóides previamente capacitados e consiste na ruptura do acrossoma pela fusão da membrana plasmática da cabeça com a membrana externa do acrossoma do mesmo resultando na exposição da membrana acrossômica interna, com a consequente liberação do seu conteúdo enzim
A acrosina atua sobre a zona pelúcida, possibilitando ao espermatozóide atingir a superfície do ovócito.
A reação acrossômica só ocorre quando o espermatozóide toca a zona pelúcida, ligando-se à glicoproteína ZP3 que forma a mesma.
*
Fertilização
O espermatozóide penetra no espaço perivitelino onde há a fusão das membranas do dois gametas.
Com a fusão das membranas, os grânulos ou vesículas corticais situados na periferia dos ovócitos liberam as suas enzimas no espaço perivitelino. Essas enzimas atuam sobre a zona pelúcida e membrana plasmática do ovócito, provocando em ambas alterações que as tornam impermeáveis a penetração de outros espermatozóides.
Nos mamíferos domésticos, há penetração de todo o espermatozóide, inclusive a cauda, no citoplasma do ovócito.
*
Fertilização
Os pro-núcleos masculino e feminino se aproximam e se fundem, formando o núcleo do ovo ou zigoto. Este processo é conhecido como singamia.
Os cromosomas dos dois pro-núcleos duplicam seu DNA.
O zigoto ao se formar, já está iniciando a primeira divisão do processo de clivagem ou segmentação que é a primeira fase do desenvolvimento embrionário. Nesta fase, o zigoto por meio de divisões mitótica sucessivas, dá origem à blastômeros e a formação da mórula.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando