Buscar

Questionário Opióides

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Opióides
1-Comente sobre os efeitos farmacológicos da morfina.
É um agonista puro dos receptores opióides. Age em todos os três receptores (tem maior afinidade por “mu” ), tem alta eficácia analgésica e alto pontencial de abuso, produz dependência física( sintomas de crise de abstinência), sofre metabolismo de primeira passagem, se distribui por todo o organismo (inclusive para o feto), se liga a proteínas plasmáticas (especialmente a albumina)
2- Compare farmacocineticamente a morfina ao fentanil. 	
O fentanil é 500 vezes mais lipossolúvel que a morfina, por isso apresenta rápida e extensa distribuição sistêmica, portanto apresenta maior tempo de meia vida maior que o da morfina, tendo , assim, ação mais prolongada.
3-Justifique os efeitos colaterais da loperamida. 
Constipação acentuada, devido ao efeito inibitório na motilidade gastrointestinal, náuseas e vômitos pelo efeito estimulatório sobre a área prostema.
4-Comente e justifique o uso da codeína e do dextrometofano como anti-tussígeno.
Ambos têm ação antitussiva central, o dextrometofano é antagonista dos receptores de NMDA (de glutamato- excitatórios), e a codeína em doses sub-analgésicas age na centro bulbar da tosse inibindo esse reflexo. Ambos são encontrados na forma de xarope
 5-Comente sobre os usos clínicos dos hipnoanalgénicos. 
Usados para promover analgesia, para controlar diarreia não infecciosa, como anti-tussígeno em casos de tosses secas, na anestesia como pré-medicação ou como anestésico regional de ação direta sobre a medula, para cólicas biliares. 
6-Justifique o uso do tramadol e cite seus efeitos colaterais.
O tramadol é um agonista fraco de “mu” e inibidor da recaptação de NE, usado como anagésico para dor pós-operatória e enxaqueca. Entre os efeitos colaterais pode apresentar: Constipação, diarreia, náuseas, vômitos ( agonista de receptor opióde) e prurido, rubor ( pelo aumento de NE)

Outros materiais