Buscar

Fichamento Metodologia 22

Prévia do material em texto

n
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
Metodologia da Pesquisa
Professor: Emanuel Vieira
Estudante: Danilo Carvalho dos Santos Silva
Ficha Bibliográfica
	Titulo: Quem mexeu no meu queijo?.
	Tema: Maneiras de enfrentar as mudanças da vida
	Capitulo: 1
	Pagina: 37
	
	Referência: JHONSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo?. Rio de Janeiro: Record, 2000. 
	 
 A obra tem a finalidade de nós fazermos refletir sobre nossos atos e sobre nossas atitudes no decorrer da busca dos nossos objetivos que buscamos em nossas vidas, o livro começa com um grupo de colegas que ao se reunirem, comentam entre si sobre que destino tanto do trabalho como pessoal devem seguir e das dificuldades que existiram em suas vidas, notaram todos eles que mesmo em ocasiões totalmente diferentes, existia algo em comum. O livro, conta a trajetória de quatro personagens imaginários que demonstram verdades sobre nossa vida no cotidiano, sobre não desistir mediante as dificuldades apresentadas no dia-dia para chegar a um determinado objetivo que determinamos em nossa vida, trata bastante sobre o emocional dos indivíduos de uma forma muito humorística e deixando os leitores em geral muito pensativos sobre nossas atitudes no decorrer do “labirinto” que é tratado de forma figurativa, como o caminho que nos traçamos na vida, para se chegar a determinada meta.
O livro conta a história de 2 ratos e 2 homens que vivem nesse determinado labirinto a procura do queijo que determina a felicidade para ambos, passam por diversas dificuldades até chegar ao seu determinado objetivo.
O labirinto é as dificuldades apresentadas pela vida, e o queijo algo que buscamos para nos tornar mais realizados, seja no âmbito profissional ou pessoal.
	
 
Ficha de Citação 
	Titulo:
Quem mexeu no meu queijo?
	Tema:
Maneira de enfrentar as mudanças na vida
	Capitulo: 1
	Pagina: 10, 23 a 28
	
	Referência: JHONSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo?. 1ªed. Rio de Janeiro: Record,2000
	
Citação direta curta:
 
 Segundo Johnson, (2000, p.10) “A adaptabilidade as mudanças é uma condição indispensável para a sobrevivência das pessoas e organizações e mais ainda para seu sucesso na economia global de hoje. Quem consegue se adaptar é recompensado” 
Citação direta longa:
Haw tinha consciência de que estaria em melhor forma agora se tivesse aceitado a mudança e saído do Posto C mais cedo. Sentir-se-ia mais forte física e espiritualmente, e poderia ter enfrentado melhor o desafio de ter encontrado um Novo Queijo. De fato, provavelmente já o teria encontrado se tivesse esperado a mudança, em vez de perder tempo negando o que ocorrera.
[...] Esteja preparado para mudar rapidamente muitas vezes. Monitore a mudança
[...] Adapte-se rapidamente à mudança
[...] Quando você vence o medo, sente-se livre
 (JOHNSON, 2000, p.23-28)
Citação indireta:
Quanto mais rápido você for maleável e adaptável às mudanças, melhor você se sairá e recomeçará um novo processo. A vida é sujeita à mudanças, à obstáculos, dificuldades. As pessoas devem se preparar para o que der e vier e não se frustrarem com isso, pois a vida é assim. Deve-se apenas força de vontade e dedicação para mudar. (JOHNSON, 2000)
Ficha de Resumo ou de Conteúdo
	Titulo:
Quem mexeu no meu queijo?
	Tema:
Maneiras de enfrentar as mudanças da vida
	Capítulo: 1
	Pagina: 1 a 37
	
	Referência:
JHONSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo?. 1ªed. Rio de Janeiro: Record,2000
	
 E um encontro de amigos ao surgir o assunto das mudanças da vida um dos amigos então pede para contar a parábola “Quem mexeu no meu queijo?”. A história é composta por quatro personagens, dois eram ratos, chamados Sniff e Scurry, e dois duendes chamados Hem e Haw que viviam em um labirinto a procura do queijo. Todos os dias os ratos e os duendes procuravam no labirinto seu próprio queijo, e finalmente, usando seus próprios métodos, todos eles descobriram o que estavam procurando um dia, encontraram seu queijo no final de no posto C, então todas as manhãs eles se dirigiam ao posto C e foi essa a rotina por um bom tempo até que em uma manhã eles chegaram ao posto C e descobriram que o queijo havia desaparecido, solução. A situação no posto C havia mudado. Por isso, Sniff e Scurry partiram logo a procura de um novo queijo, já Hem e Haw ficaram surpresos e paralisados, como o queijo era importante para os dois duendes, eles passaram muito tempo tentando decidir o que fazer. Enquanto Sniff e Scurry seguem rapidamente em frente, Hem e Haw continuavam indecisos. Eles reclamavam da injustiça daquilo tudo. Haw começou a ficar deprimido o que acontecia se o queijo não estivesse no posto C no dia seguinte? Ele fizera planos para o futuro baseado naquele queijo. Depois de muita procura Sniff e Scurry finalmente entraram em uma área do labirinto onde nunca haviam estado e encontraram o maior posto de queijo que já tinham visto na vida deles. Depois de perder muito tempo pensando e se lamentando apenas Haw teve a iniciativa de procurar pelo novo queijo que depois de algum tempo de esforço também conseguiu encontrar o posto de queijo já Hem ainda estava no posto C se lamentando e esperando por um milagre.
	
 
Ficha de Esboço 
	Titulo:
Quem mexeu no meu queijo?
	Tema:
Maneiras de enfrentar as mudanças da vida
	Capítulo:1
	
	
	Referência:
JHONSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo?. 1ªed. Rio de Janeiro: Record,2000
	Paginas
	
14 É preciso observaras mudanças de ambiente, estar sempre atento e não entrar na zona de conforto, pois pode mudar e consequentemente você precisará estar preparado e ser flexível para se adaptar á essas mudanças.
19 a 20 Quando as mudanças aparecerem você deve estar preparado para enfrenta-las, sair da zona de conforto e ter iniciativa é com certeza o melhor caminho para se adaptar as mudanças constantes..
23 Quando as mudanças aparecerem você deve estar preparado para enfrenta-las, sair da zona de conforto e ter iniciativa é 
 com certeza o melhor caminho para se adaptar as mudanças constantes.
Ficha Analítica 
	Titulo:
Quem mexeu no meu queijo?
	Tema:
Maneiras de enfrentar as mudanças da vida
	Capitulo:1 
	Pagina: 1 a 37
	
	Referência:
JHONSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo?. 1ªed. Rio de Janeiro: Record. 2000
	
 As mudanças são constantes e inevitáveis. Para desenvolver um bom relacionamento com as mudanças é necessário ser ativo e flexível se planejar e estar sempre preparado para enfrentá-las, caso contrário encontrará inúmeros problemas na caminhada em busca de seus objetivos sejam eles na vida profissional quanto na vida pessoal.
 
Ficha de Comentário 
	Titulo:
Quem mexeu no meu queijo?
	Tema:
Maneiras de enfrentar as mudanças da vida
	Capitulo: 1
	Pagina: 1 a 37
	
	Referência:
JHONSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo?. 1ªed. Rio de Janeiro: Record. 2000
	
 Uma obra brilhante em forma de parábola escrita de uma forma tão simples que é quase impossível não refletir com as ideias expressadas pelo autor.
Nos proporcionou uma visão ampla das mudanças constantes em nossas vidas e de como devemos enfrentar essas mudanças. Um livro simples que transforma assuntos complexos e ideias simples construtivas assim sendo podem ser entendidas com uma enorme facilidade.
Quando as mudanças aparecerem você deve estar preparado para enfrenta-las, sair da zona de conforto e ter iniciativa é com certeza o melhor caminho para se adaptar as mudanças constantes.
6

Continue navegando