Buscar

PROVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), esses direitos são universais, indivisíveis, inalienáveis, interdependentes e inter-relacionados em sua realização. Sobre as cinco esferas dos direitos humanos, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I-Universais. II- Indivisíveis. III- Inalienáveis. IV- Interdependentes e inter-relacionados. 
( ) Todos os direitos, sejam civis, políticos, econômicos, sociais ou culturais são igualmente ne-cessários para uma vida digna. Eles precisam ser considerados como um todo e a realização de um não pode ser justificativa para a não realização de outros. 
( ) Aplicam-se a todos os seres humanos, independente do sexo e da opção sexual, idade, ori-gem étnica, cor da pele, religião, opção política, ideologia ou qualquer outra característica pessoal ou social. 
( ) Há uma relação existente entre diferentes fatores que se complementam já que um fator inter-fere no outro, por exemplo: não há liberdade sem alimentação; não há saúde sem alimentação saudável e adequada etc. 
( ) Os direitos humanos são intransferíveis, inegociáveis e indisponíveis. Portanto, não podem ser tirados por outros, nem podem ser cedidos voluntariamente por ninguém, nem podem ter a sua realização sujeita a condições. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  I - III - II - IV.B)  IV - II - III - I.C)  II - I - IV - III.D)  III - II - I - IV.
2 O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Com base no PAA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) prevê diferentes mecanismos para a garantia da SAN, isso inclui o abastecimento e consumo de alimentos, dentre os quais estão incluídos o fortalecimento da agricultura familiar, os programas de compras institucionais de alimentos, como o PAA. 
( ) A compra de alimentos da agricultura familiar no PNAE, e os equipamentos públicos que oferecem refeições saudáveis a preços acessíveis, à população de baixa renda, além do Programa Bolsa Família (PBF) que visa a transferência de renda. 
(F ) O Programa de Aquisição de Alimentos objetiva a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, a partir de processos licitatórios em que concorrem agricultores familiares, assentamentos da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais, indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - F - V.B)  V - V - F.C)  F - V - V.D)  V - F - V.
3 O DHAA e SAN são indissociáveis, desse modo, estão presentes juntos na história para construção de políticas públicas que garantam que todo ser humano tenha acesso a alimentos de qualidade. Com base no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional de 2006 foi de suma importância para explicitar a necessidade do DHAA, pois criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutri-cional (SISAN). ( ) A promoção da agricultura familiar e o incentivo às práticas agroecológicas, não estão relacio-nados à promoção da garantia do DHAA. ( ) O direito de estar livre da fome e da má nutrição e o direito à alimentação adequada para a garantia de outros direitos humanos e podem acontecer sem inter-relação entre esses dois fatores. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - F - V.B)  F - F - V.C)  F - V - V.D)  V - F - F.
4 O direito humano à alimentação adequada contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, visa garantir a realização do direito humano à alimentação adequada. Reitera a obrigação do Estado, de elaborar leis e políticas públicas, e realizar ações que promovam a equidade e reduzam as desigualdades, tanto em âmbito nacional como internacional. Com base nas obrigações do Estado, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Estado brasileiro tem a obrigação de apoiar programas de alimentação com base na distribuição de ração humana balanceada.
B)  O Estado brasileiro deve estimular o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção, garantindo o direito de todos à alimentação.
C)  O Estado brasileiro tem a obrigação de distribuir, gratuita e universalmente, alimentação balanceada à toda a população.
D)  Estado brasileiro tem a obrigação de respeitar, proteger, promover e prover a alimentação da população.
5No Brasil, unicamente após a Constituição Federal de 1988, a saúde passou a ser um direito constitucional, que possibilita à população brasileira, acesso à saúde e fazendo cumprir o Direito à Saúde por meio do artigo 196 (BRASIL, 1988). Com base no Artigo 196 da Constituição, assinale alternativa CORRETA: FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.
A)  Dispõe que "a saúde é direito de todos que possuem idade acima dos 60 anos, sendo dever do Estado, garantir mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação".B)  Dispõe que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a recuperação de enfermidades".C)  Dispõe que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação".D)  Dispõe que "a saúde é dever do Estado e de mediante iniciativas privadas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação".
6 A Revolução Verde gerou grande aumento na produtividade de alimentos e produtos, através do uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e sementes selecionadas. Mesmo apresentando desenvolvimento técnico e econômico, a Revolução Verde também trouxe consequências ecológicas e sociais. Com base no uso de substâncias químicas na produção de alimentos a partir da Revolução Verde, analise as sentenças a seguir: 
I- Os fertilizantes e agrotóxicos são levados pela chuva não atingem os córregos e rios, de modo que não prejudicam o equilíbrio ecológico de seus ecossistemas.
II- II- Os agrotóxicos e fertilizantes trazem prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente, pois contaminam reservatórios de água, rios, recursos hídricos e bacias fluviais, podendo afetar nos organismos vivos aquáticos. 
III- III- A utilização de fertilizantes e agrotóxicos, tornam os produtos cultivados mais duradouros e abundantes.
IV- Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I e III estão corretas.B)  Somente a sentença II está correta.
 C)  As sentenças II e III estão corretas.D)  Somente a sentença III está correta.
7Os Restaurantes Populares (RP) são equipamentos públicos de alimentação e nutrição de médio e grande porte com capacidade de produção de, no mínimo, mil refeições diárias. Com base nos RP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(V ) As refeições oferecidas pelos RP são preparadas e comercializadas refeições de preço acessível, saudáveis, respeitando as características culturais da sua região e promovendo a alimentação saudável.
 (F ) Os RP devem ser instalados em centros urbanos com mais de 10 mil habitantes, para que alcance preferencialmente a população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, essas unidades são estrategicamente localizadas em áreas de menor fluxo de pessoas. 
( ) O RP é gerenciado pelo governo municipal ouestadual e podem haver parcerias com organizações comunitárias e entidades sociais ligadas a programas de geração de trabalho e renda. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - V - V.B)  F - F - V.C)  V - F - V.D)  V - V - F.
8 A Carta Internacional dos Direitos Humanos (International Bill of Rights) é constituída pela Declaração Universal dos Direitos do Homem. Com base na atuação na Carta Internacional dos Direitos Humanos, analise as sentenças a seguir: 
I- Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
II- Carta da Organização das Nações Unidas - ONU. 
III- Declaração Universal de Direitos Humanos.
 Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença III está correta.B)  As sentenças I e III estão corretas.C)  As sentenças I e II estão corretas.D)  Somente a sentença II está correta.
9As políticas de segurança alimentar e nutricional incorporadas a partir da Lei n° 11.346/2006 a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) devem garantir a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), na qual busca proporcionar o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, de forma que não comprometa o acesso a outras necessidades essenciais. Sobre as políticas de segurança alimentar e nutricional, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- SISAN. II- PNSAN. III- SAN. ( ) Possui o objetivo geral de promover a segurança alimentar e nutricional, na forma do art. 3o da Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006, bem como assegurar o direito humano à alimentação adequada em todo território nacional. ( ) Foi instituído no ano de 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, tendo por objetivo, assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Suas instâncias interagem e funcionam plenamente na esfera Nacional (CAISAN, CONSEA e Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional). ( ) Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis, conforme Art. 3º da Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASIL. Lei nº 11.346 de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Sisan com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 set. 2006. Disponível em:. Acesso em: 24 mar. 2021.
A)  III - II - I.B)  I - III - II.C)  III - I - II.D)  II - I - III.
10A Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional, nº 11.346/2016, define o termo "segurança alimentar e nutricional". Com base na Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional e sua abrangência, analise as sentenças a seguir: I- Abrange a utilização sustentável dos recursos, bem como a garantia da qualidade biológica, sani-tária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento. II- Abrange a implementação de políticas públicas e de estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, ofertados de acordo com as diferentes carac-terísticas culturais do país. III- Abrange a redução das condições de acesso aos alimentos mais caros por meio da produção, em especial da agricultura orgânica e familiar, do processamento, da industrialização, da comercia-lização, do abastecimento e da distribuição dos alimentos e da água. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I e II estão corretas.B)  Somente a sentença I está correta.C)  Somente a sentença III está correta.D)  Somente a sentença II está correta.

Continue navegando

Outros materiais