Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV 2 - Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional

Pré-visualização | Página 1 de 2

Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (19435)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:670371) ( peso.:1,50)
	Prova:
	31559737
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	A Carta Internacional dos Direitos Humanos (International Bill of Rights) é constituída pe-la Declaração Universal dos Direitos do Homem. Com base na atuação na Carta Internacional dos Direitos Humanos, analise as sentenças a seguir:
I- Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
II- Carta da Organização das Nações Unidas - ONU.
III- Declaração Universal de Direitos Humanos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional considera as situações de insegurança alimentar e nutricional, detectadas a partir de diferentes tipos de problemas, tais como a fome, obesidade, doenças associadas à má alimentação e ao consumo de alimentos de qualidade duvi-dosa ou prejudicial à saúde. Levando em conta três aspectos principais. Com base nos três princi-pais aspectos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quantidade, qualidade e regularidade no acesso aos alimentos.
	 b)
	Regularidade no acesso aos alimentos, sustentabilidade e qualidade de vida.
	 c)
	Ingestão de fontes proteicas, distúrbios nutricionais e quantidade.
	 d)
	Qualidade de vida, distúrbios nutricionais e sustentabilidade.
	3.
	A Revolução Verde gerou grande aumento na produtividade de alimentos e produtos, através do uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e sementes selecionadas. Mesmo apresentando desen-volvimento técnico e econômico, a Revolução Verde também trouxe consequências ecológicas e sociais. Com base no uso de substâncias químicas na produção de alimentos a partir da Revolução Verde, analise as sentenças a seguir:
I- Os fertilizantes e agrotóxicos são levados pela chuva não atingem os córregos e rios, de modo que não prejudicam o equilíbrio ecológico de seus ecossistemas.
II- Os agrotóxicos e fertilizantes trazem prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente, pois contaminam reservatórios de água, rios, recursos hídricos e bacias fluviais, podendo afetar nos organismos vivos aquáticos.
III- A utilização de fertilizantes e agrotóxicos, tornam os produtos cultivados mais duradouros e abundantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	A Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional, nº 11.346/2016, define o termo "segurança alimentar e nutricional". Com base na Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional e sua abrangência, analise as sentenças a seguir:
I- Abrange a utilização sustentável dos recursos, bem como a garantia da qualidade biológica, sani-tária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento.
II- Abrange a implementação de políticas públicas e de estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, ofertados de acordo com as diferentes carac-terísticas culturais do país.
III- Abrange a redução das condições de acesso aos alimentos mais caros por meio da produção, em especial da agricultura orgânica e familiar, do processamento, da industrialização, da comercia-lização, do abastecimento e da distribuição dos alimentos e da água.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Para a implementação de soluções quanto à segurança alimentar e nutricional no Brasil, leis, programas e ações, são necessários para garantir a sua efetividade. Dessa maneira temos a LOSAN, o PNSAN e o PLANSAN. Sobre a LOSAN, o PNSAN e o PLANSAN, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- LOSAN.
II- PNSAN.
III- PLANSAN.
(    ) É a expressão ou a forma mais prática e operacional das diretrizes  Lei orgânica, pois proporciona os procedimentos para sua gestão, mecanismos de financiamento, monitoramento e avaliação da ação do Estado.
(    ) É o instrumento para o planejamento da ação do Estado que contém programas e ações a serem implementadas, assim como metas quantificadas e o tempo necessário para sua efetivação em equilíbrio com o orçamento público, definindo o valor atribuído pretende para a aplicação destes recursos
(    ) Lei orgânica que disciplina a forma de organização da ação do Estado no campo da segurança alimentar e nutricional com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada, sendo essa a carta de princípios que a nação deve seguir no campo da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	I - III - II.
	6.
	O Brasil é considerado atualmente o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. A Anvisa reco-menda a aquisição de alimentos orgânicos ou provenientes de sistemas agroecológicos e a aquisi-ção de alimentos da época (safra), que costumam receber, em média, carga menor de agrotóxi-cos. Reforça ainda que os agrotóxicos podem ser classificados em dois grandes modos de ação: sistêmico e de contato. Com base nos modos de ação dos agrotóxicos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A chamada "Revolução Verde" surgiu com o intuito de modernizar a agricultura e aumentar sua produtividade reduzindo a utilização de agrotóxicos e aumentando o mercado de produtos orgânicos.
	 b)
	Os procedimentos de lavagem dos alimentos em água corrente e a retirada de cascas e folhas externas são o suficiente para a eliminar o agrotóxico presente no alimento de origem vegetal.
	 c)
	Os agrotóxicos sistêmicos atuam no interior das folhas e polpas, penetrando-as enquanto os de contato agem, principalmente, nas partes externas do vegetal, embora uma quantidade possa ser absorvida pelas partes internas.
	 d)
	Diversos estudos comprovam benefícios à saúde humana e ambiental ao uso de agrotóxicos em qualquer quantidade desde que higienizado adequadamente.
	7.
	Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), esses direitos são universais, indivisíveis, inalienáveis, interdependentes e inter-relacionados em sua realização. Sobre as cinco esferas dos direitos humanos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Universais.
II- Indivisíveis.
III- Inalienáveis.
IV- Interdependentes e inter-relacionados.
(    ) Todos os direitos, sejam civis, políticos, econômicos, sociais ou culturais são igualmente ne-cessários para uma vida digna. Eles precisam ser considerados como um todo e a realização de um não pode ser justificativa para a não realização de outros.
(    ) Aplicam-se a todos os seres humanos, independente do sexo e da opção sexual, idade, ori-gem étnica, cor da pele, religião, opção política, ideologia ou qualquer outra característica pessoal ou social.
(    ) Há uma relação existente entre diferentes fatores que se complementam já que um fator inter-fere no outro, por exemplo: não há liberdade sem alimentação; não há saúde sem alimentação saudável e adequada etc.
(    ) Os direitos humanos são intransferíveis, inegociáveis e indisponíveis. Portanto, não podem ser tirados por outros, nem podem ser cedidos voluntariamente por ninguém, nem podem ter a sua realização sujeita a condições.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - IV.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	IV - II - III - I.
	8.
	Após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que define um ideal
Página12