Buscar

Criminologia - 1 Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª AVALIAÇÃO - CMG
1. Partindo de uma concepção própria de evolucionismo, Lombroso (2007) tenta demonstrar que o crime é uma constante entre as plantas e animais – as plantas carnívoras matam insetos, a fêmea do crocodilo mata os filhotes que não aprendem a nadar; as raposas se devoram entre si – e entre os “selvagens” ou “povos primitivos” a incidência do crime é generalizada (canibalismo, rapto, adultério, assassinatos etc.) . A partir desta perspectiva, define o criminoso como um subtipo humano (os que não chegaram ao nível superior do Homo sapiens) que, por uma regressão atávica a uma etapa primitiva da evolução humana, nasceria criminoso, assim como outros nasceriam loucos. Portanto, a causa do delito seria uma herança atávica – reaparição de características existentes em ascendentes distantes –, uma reminiscência de estágios mais primitivos da evolução humana. Tais anomalias ou estigmas degenerativos, de acordo com Lombroso, seriam os indicativos da enfermidade da qual o criminoso seria portador. A partir de seus pressupostos, Lombroso (2007) passou a estabelecer algumas Tipologias. Uma dessas tipologias caracteriza um criminoso primário, pouco ou nada perigoso, porém suscetível de converter-se em habitual. Não possui freios inibitórios e não pode frear seus impulsos. Subdivide-se nos seguintes subtipos: pseudocriminal (as circunstâncias o impelem ao crime), o criminaloide (o que está iniciando no crime por sugestões ambientais), o delinquente passional (o que comete um delito tempestuosamente, como um “furacão psíquico”). A qual tipologia o exposto se refere?
A) O Delinquente Louco.
B) O Delinquente Ocasional.
C) O Delinquente Nato ou Atávico.
D) O Delinquente Profissional.
2. A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. Como era feita a "tortura da água"?
A) A vítima é amarrada em um carro e lhe obrigavam a tomar gasolina.
B) Consistia em deitar a vítima amarrada numa maca, seu carrasco lhe obrigava a abrir a boca e colocando um funil até a garganta, iam enchendo de água provocando a sensação de afogamento.
C) A vítima é amarrada em uma árvore e enchiam sua boca de água.
D) A vítima é amarrada numa maca e lhe obrigavam a comer suco de laranja.
3. A Criminologia possui um objeto próprio. Qual é esse objeto? 
A) Investigação.
B) Liberalidade.
C) Igualdade.
D) Positividade.
4. A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. O que é Etiologia?
A) Ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime.
B) Conjunto de investigações e problematizações.
C) É o estudo das causas que dão origem ao fenômeno que se pretende estudar.
D) Métodos de investigação e um sólido conjunto de conhecimentos.
5. A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. Qual uma caracteristica da natureza empírica da criminologia?
A) Reconhecer os fenômenos como história e culturalmente únicos.
B) Não perder de vista um compromisso transformador da realidade.
C) Por considerar que os fatos prevalecem sobre os argumentos de autoridade.
D) Fazer uma análise integradora e autoreflexiva.
6. A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. O que eram os "ordálios"?
A) Eram as chamadas "provas de comida".
B) Eram as chamadas "provas de Deus" praticadas pelos povos bárbaros.
C) Eram as chamadas "provas de fogo".
D) Eram as chamadas "provas do crime".	
7. A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. Como funciona o Direito Penal com relação ao Sistema Penal?
A) Uma ciência jurídica.
B) Um sistema teórico e conceitual.
C) Um paradigma científico.
D) Um conjunto de regras.
8. A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. O que eram as "verdades fisiológicas racistas"?
A) Serviram para a manutenção da exploração de seres humanos, sobretudo nas colônias americanas e para a proliferação de charlatanismo de toda espécie.
B) Serviram para a manutenção e exploração de áreas ambientais.
C) Serviram para a exploração de animais.
D) Serviram para a manutenção de equipamentos elétricos.
9. De acordo com Castro (2005, p. 59), esse é o método crítico (histórico/dialético) que permite uma compreensão ampla e complexa da realidade criminal, entre outros procedimentos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Ser qualitativo e não somente/necessariamente quantitativo. 
( V ) Ser de compreensão de propósito e significado mais do que causal explicativa.
( F ) Não reconhecer os fenômenos como histórica e culturalmente únicos, no entanto, deve fazer uma análise integradora e autorreflexiva.
( V ) Não perder de vista um compromisso transformador da realidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologia da libertação. Rio de Janeiro: Revan & Instituto Carioca de Criminologia, 2005. 
A) F - V - V - F.
B) F - F - V - F.
C) V - F - F - V.
D) V - V - F - V.
10. Se trata de um fato/fenômeno social, não há como compreendê-lo isoladamente, ignorando os múltiplos fatores/determinantes (históricos, culturais, econômicos, ideológicos etc.) que atuam como forças. A que o exposto se refere?
A) Possibilidade.
B) Questão criminal.
C) Igualdade.
D) Decorrência.

Continue navegando