Buscar

Criminologia - 2 Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2ª AVALIAÇÃO - CMG
1. É considerado o pai da vitimologia. A quem estamos nos referindo?
A) Benjamin Mendelsohn.
B) Émile Durkheim.
C) Cesare Bonesana.
D) Raffaele Garofalo.
2. Trata-se de um conjunto de políticas públicas temporárias de uma determinada sociedade e Estado com finalidade de proteger minorias e grupos discriminados, resgatando dívidas históricas. Do que estamos falando?
A) Bolsa família.
B) Ações afirmativas.
C) Renda básica universal.
D) Programas de proteção a testemunhas.
3. As mudanças, visíveis na cultura e modo de vida da juventude, surpreendiam as pessoas no mundo inteiro e continuam, até os dias de hoje, exercendo fascínio porque representaram “vozes” de grupos sociais antes invisibilizados e marginalizados, defendendo novas formas de organização de vida e de pensamento, surgindo novos conceitos políticos e novas ideias. A década de 1960 sofreu inúmeros debates, revoluções que abriram uma nova visão de mundo. A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os incentivos financeiros do Estado diminuíam as políticas sociais, alcançava as massas e atendia as periferias. A revolução de 1960 foi essencial para o descobrimento de uma nova ordem social.
B) Os movimentos de protesto causavam indignação e recebiam incentivo financeiro do Estado.
C) Os movimentos de protesto eram marcados por uma nova ética, renovações morais e pensamento político e ideológico. As lutas pelos direitos civis e reivindicações de minorias deixavam evidente as desigualdades, injustiças e violação a direitos humanos.
D) As fake news de 1960 fizeram com que a sociedade acreditasse que os movimentos sociais só serviam de baderna e prejuízo aos cofres públicos.
4. O Brasil tem registrado altos índices de suicídio nos últimos anos. Quantos mortes por suicídio foram registradas em 2016 ?
A) 11.455.
B) 11.433.
C) 11.440.
D) 11.450.
5. O Brasil apresentou, em 2016, um alto índice quantitativo de mortes por suicídio. Em média, um caso é registrado a cada intervalo de quanto tempo?
A) 18 horas.
B) 96 minutos.
C) Dois dias.
D) 46 minutos.
6. A vitimologia é um ramo da criminologia que retrata a evolução da vítima no deslinde penal, sendo o ápice de sua redescoberta, tendo em vista que, anteriormente, a sociedade tinha seus olhos voltados tão somente para o transgressor, ao invés de demonstrar compaixão pelo ofendido. A que chamamos neutralização da vítima?
A) A reinserção social da vítima após o trauma por ela sofrido.
B) A atuação do Estado a fim de evitar a vingança privada.
C) A reparação do dano material sofrido pela vítima. 
D) O abandono da vítima na relação jurídico-processual penal. 
7. Uma classificação dos tipos de vítimas foi estabelecida por Hans Von Henting. Assinale a alternativa CORRETA a respeito dessa classificação:
A) Vítima imune – é considerada dessa forma a pessoa que, em decorrência de seu cargo, função, ou algum tipo de prestígio na sociedade em que vive, acredita que não está sujeita a qualquer tipo de ação delituosa que possa transformá-la em vítima. Um exemplo é o padre.
B) Vítima falsa – é taxada dessa forma a vítima que, pela cobiça, pelo anseio de se enriquecer de maneira rápida ou fácil, acaba sendo ludibriada por estelionatários ou vigaristas.
C) Vítima com ânsia de viver – denomina-se assim aquela que, sob o pretexto de que a persecução judicial lhe causaria maiores danos do que o próprio sofrimento resultante da ação criminosa, acaba deixando de processar o autor do delito. São vistos tais comportamentos geralmente nos roubos ocorridos nas ruas, nos crimes sexuais e nas chantagens.
D) Vítima que se converte em autor – denomina-se assim a vítima que, por não aceitar ser agredida pelo autor, reage e passa a agredi-lo da mesma forma, sempre em sua defesa ou em defesa de outrem, ou também no caso de cumprimento do dever. Nessa situação, há sempre a disposição da vítima em lutar com o autor.
8.O princípio da culpabilidade deve apurar o grau de culpa (dolo ou culpa stricto sensu) para então dosimetrar a punição pela prática humana. A que ele é ligado?
A) À irresponsabilidade.
B) À pena.
C) Ao delito.
D) Ao processo.
9. O labelling approach, ou teoria do etiquetamento social, demonstra que as condutas tuteladas pela lei penal não são lógicas. Tal constatação está muito distante do saber dogmático e mais próximo do entendimento crítico da sociologia. A teoria do labelling approach entende o crime como?
A) Como um mero subproduto final do controle social, constituindo um instrumento seletivo dentro da sociedade.
B) Como um delito natural, inerente a tudo aquilo que o ser humano rejeita.
C) Como uma conduta que deve ser punível em razão da periculosidade do autor do fato. 
D) Como uma agressão realizada por força física ou engano contra bens jurídicos protegidos. 
10. Visam remover barreiras, formais e informais, que impeçam o acesso de certos grupos ao exercício de cidadania e garantia de direitos. Do que estamos falando?
A) Ações positivas.
B) Ações deletérias.
C) Ações impositivas.
D) Ações afirmativas.

Continue navegando